Projeto de extensão leva conhecimento de primeiros socorros para escolas públicas
O projeto Primeiros Socorros nas Escolas, conduzido pela professora Danielle Barros Silva Fortuna, promoveu em 2024 a capacitação das comunidades escolares do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, onde funciona o Colégio Universitário (CUNI) da UFSB e o Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão (CEPROG), ambos em Teixeira de Freitas, a prestar atendimentos iniciais em casos de engasgos. A equipe envolvida no projeto, composta pela professora Danielle e pelo acadêmico de Medicina Samuel Barros, recebeu recentemente moção de congratulação da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
A coordenadora, professora Danielle, conta que o projeto foi fomentado pelo Edital Proex 03/2023 Ufsb Com a Escola Pública e tem como principal objetivo promover, através de materiais e ações educativas, a capacitação da comunidade escolar sobre primeiros socorros, com ênfase em episódios de engasgos, com intuito de sensibilizar acerca da prevenção deste acidente evitável e instruir sobre a técnica correta da manobra necessária para a ocasião. "Atuamos através de ações educativas por meio de palestras e oficinas em parcerias com escolas da educação básica e elaboramos materiais educativos", detalha a docente. "Nossas palestras também atenderam outros públicos, como professores da rede pública de ensino e servidores públicos municipais, através de uma parceria com a Secretaria de Saúde da prefeitura de Teixeira de Freitas. Além dos estudantes da educação básica, nossas palestras e oficinas também contaram com alunos de universidades e público da comunidade em geral, pois a ideia é que os conhecimentos sobre o tema cheguem ao maior número de pessoas possível."
Ao todo, a estimativa é de que mais de 400 pessoas tenham sido beneficiadas pelas atividades do PSE, considerando as ações realizadas nos colégios e em espaços para a população em geral. Essa estimativa não inclui os benefícios indiretos por conta dos materiais entregues nas palestras, divulgados via redes sociais e pela reprodução do conhecimento pelos participantes das palestras. A professora Danielle conta que a dinâmica das ações envolve a instrução teórica e prática. "O bolsista instrui teoricamente sobre os tipos de engasgo, abordando situações de engasgo parcial e total, juntamente com anatomia e fisiologia da deglutição, sempre de uma forma acessível e até bem-humorada, com exemplos cotidianos, sem utilizar uma linguagem demasiadamente “técnica”. As situações são contextualizadas de acordo com o cotidiano da audiência, como ambientes escolares, refeitórios e até mesmo domicílios." Há orientações sobre como proceder diante de um acidente de engasgo, orientando sobre o contato com socorro especializado, como 193 (Corpo de Bombeiros),192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU) e 190 (Polícia Militar), sobre a forma correta de abordar a vítima e realizar a Manobra de Desengasgo (Heimlich) e em casos mais graves, a realização da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) até a chegada do socorro especializado.
A parte prática envolve as demonstrações com bonecos e a participação do público, dando a chance de praticar as manobras e tirar dúvidas posteriormente. O projeto tem uma parceria com o 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que participou de algumas palestras, com foco na parte prática, ensinando e demonstrando estas técnicas de primeiros socorros. "Por fim, nas ações, disponibilizamos materiais educativos elaborados pelo projeto, como panfleto impresso com orientações de desengasgo em criança e adultos e a fotonovela Vidas em Jogo com a história Piada Indigesta, que por enquanto está disponível apenas digitalmente para download gratuito. Futuramente, faremos uma tiragem impressa para aplicação e avaliação nas escolas da educação básica do município", completa Danielle.
Preparação para evitar acidentes
A motivação para o projeto vem de uma fatalidade ocorrida em 2017. Um menino de dez anos de idade, Lucas Begalli, estudante de uma escola particular de Campinas/SP, sofreu engasgamento com cachorro quente e morreu durante um passeio escolar. O episódio teve como decorrência a aprovação da lei nº 13.722/18), chamada de Lei Lucas, que estabeleceu a obrigatoriedade de preparação em primeiros socorros de professores e funcionários escolares das redes pública e privada de educação básica. A professora Danielle observa que, na prática, os estabelecimentos não estão preparados para esses episódios. "Em espaços escolares, as primeiras pessoas que irão testemunhar situações que exigem o uso de técnicas de primeiros socorros serão os próprios estudantes e os funcionários da instituição, logo, há a clara importância de os mesmos saberem realizar as técnicas básicas, conforme a situação, até a chegada de um profissional socorrista. No Brasil há estudos sobre mortalidade na infância em que se constatou o “engasgo” como uma das principais causas", afirma a docente. "O projeto surgiu diante da necessidade inconteste de divulgar os conhecimentos e contribuir na qualificação de profissionais e estudantes para que a população possa ser informada sobre as manobras de primeiros socorros, e sobretudo, sejam instruídas para a execução dessa técnica que pode salvar vidas."
A vigência da bolsa do projeto se encerra em dezembro de 2024. A ideia é pleitear o novo edital para continuar trabalhando, uma vez que, a abordagem educativa em saúde é um ato contínuo e quanto mais pessoas conhecerem sobre as técnicas de desengasgo, mais se poderá contribuir para evitar os acidentes com engasgos. "No momento, atendemos algumas turmas dessas duas escolas públicas de Teixeira de Freitas, mas há muito o que fazer ainda, como: ampliar o atendimento nas escolas, promover ações e eventos para a comunidade nos bairros, nas ruas, e, além dos profissionais da educação e da saúde, instruir também os profissionais que trabalham em restaurantes e refeitórios no comércio de Teixeira de Freitas. Para tanto, pretende-se articular parcerias com outros setores da sociedade", conta Danielle.
Na continuação do projeto, outros recursos didáticos estão previstos, como um jogo para aplicação nas escolas, a criação de outras histórias em formato de fotonovela, unindo humor, arte e divulgação científica para difundir a temática. A coordenadora do projeto afirma que apenas criar os materiais não basta: "é fundamental aplicá-los e colocá-los a avaliação do público escolar, a fim de verificar sua adequação e fazer ajustes que sejam necessários. Para tanto, esperamos estabelecer parcerias com instituições do município e a UFSB para conseguirmos realizar uma tiragem impressa e materializar mais este objetivo do nosso projeto".
O trabalho foi apresentado em eventos acadêmicos, como a oitava edição das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, em 2024, com a comunicação oral intitulada Processo criativo da elaboração de Fotonovela sobre Primeiros Socorros com foco em desengasgo para aplicação em escolas da Educação Básica, na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), e pretendemos publicar os resultados deste primeiro ano de trabalho em artigo a ser enviado a revista acadêmica. O projeto também recebeu uma premiação como um dos melhores trabalhos apresentados no VI Congresso de Extensão da UFSB (CONEX), ficando em segundo lugar. O reconhecimento mais recente é a moção de congratulação pela Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. "Nesse contexto, ressaltamos que ajudas de custo como a bolsa concedida pelo Edital Proex 03/2023 - “Ufsb Com a Escola Pública” e outras possibilidades de aporte financeiro institucional são de fundamental importância para que ações de projeto como o nosso possam ser desenvolvidas", diz Danielle.
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