Publicações e Divulgações
A Assessoria de Comunicação Social (ACS) é diretamente responsável pela manutenção das notícias e outros conteúdos no portal da instituição e pelos perfis oficiais da UFSB nas principais plataformas de redes sociais. A publicação de conteúdo nesses espaços está condicionada às orientações contidas na Instrução Normativa de Comunicação Social da UFSB e à análise da equipe da ACS.
Confira abaixo mais detalhes sobre os canais mantidos pela ACS.
Para saber mais sobre o setor, visite a página da Assessoria de Comunicação Social.
Portal UFSB
A Assessoria de Comunicação Social responde pela atualização e gestão de conteúdo da página principal do portal UFSB. Mais especificamente, a equipe gerencia o banner rotativo e as seções de Destaques, de Últimas Notícias, de Eventos e de Vídeos.
Como enviar um pedido de divulgação para o portal?
Há duas vias. A primeira é o contato com o setor pelo e-mail acs@ufsb.edu.br. A segunda é usar o formulário de divulgação noticiosa.
Veja mais detalhes nas seções abaixo, extraídas da Instrução Normativa de Comunicação Social da UFSB.
Temas de Interesse
• Pesquisas certificadas pela instituição, teses, dissertações e atividades de ensino e extensão; eventos organizados pela universidade; prêmios e destaques recebidos pela Universidade; serviços
e informações consolidadas de interesse comum para as comunidades interna e externa à UFSB;
• Matérias sobre contribuições dos cientistas para a compreensão de fatos e fenômenos que possam ser levados ao conhecimento do público externo;
• Notícias ligadas a fatos que possam conferir notoriedade nacional e internacional à Universidade. Exemplos:
- Prêmios e destaques científicos e tecnológicos, em âmbito internacional e nacional, de servidores e alunos, desde que ligados a atividades desenvolvidas no âmbito da UFSB
- Informes, comunicados e notas oficiais que expressem o posicionamento da instituição, nos casos em que essa medida for julgada necessária pela Administração;
- Parcerias interinstitucionais e internacionais firmadas pela UFSB e projetos decorrentes dessas parcerias.
- Publicação de artigos e relatórios de pesquisa e outras atividades acadêmicas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UFSB em publicações de grande renome internacional e nacional nos âmbitos científico acadêmico ou governamental;
O portal NÃO divulga:
- Informações de interesse exclusivo da comunidade interna da UFSB, ou de interesse apenas interno de um grupo (curso, grupo de pesquisa ou extensão, componentes curriculares);
- Material de interesse individual e/ou particular. São exemplos de assuntos de interesse individual ou particular:
- Atividades de qualquer natureza ou nível no qual a UFSB não tenha participação formal;
- Pedidos de notícias com foco em pessoas ao invés de fatos ou temas;
- Eventos não-organizados pela universidade;
- Outros pedidos ligados a atividades não relacionadas à instituição.
OBS.: Determinados tipos de assuntos, ainda que não divulgados via Portal UFSB, podem ser objeto de outras ações comunicacionais, sem prejuízo da divulgação desses tipos de assuntos pela página oficial da UFSB nas plataformas de redes sociais:
- Prêmios e realizações de egressos da Universidade, sem que ocorra ligação do trabalho premiado com a UFSB;
- Participações de servidores como palestrante em eventos;
- Divulgação simples de autoria de publicações científicas ou de qualquer tipo (artigos, livros, capítulos de livro).
Prazos e Atendimentos
O pedido de divulgação enviado à ACS da UFSB será analisado e respondido no prazo de três dias úteis pela equipe responsável pela divulgação noticiosa. A demanda pode ser respondida antes, conforme a sua complexidade e prioridade.
Fluxo de atendimento
Os pedidos de divulgação noticiosa devem ser enviados por meio do formulário online de divulgação noticiosa. O solicitante deve informar seus meios de contato por e-mail e telefone, bem como SIAPE (nº de matrícula, no caso do corpo discente). A veracidade e a correção das informações prestadas à ACS são de inteira responsabilidade do solicitante.
A partir do recebimento, a análise da demanda e a resposta ao solicitante pode ocorrer em até três dias úteis. Isso deve ser levado em conta para pedidos de última hora.
A definição do canal para a publicação cabe à ACS, que pode definir a divulgação em outro canal que não seja o portal, publicar a notícia no portal ou negar o atendimento. Em todos os casos, o solicitante será informado.
Após o atendimento, no caso de publicação da informação demandada, o solicitante receberá o link da publicação via e-mail, como forma de registro do atendimento.
Perfis Oficiais em Redes Sociais
Facebook, Instagram e Twitter
Os perfis oficiais da UFSB nesses serviços de redes sociais, bem como outros que venham a ser criados, são geridos pela equipe da ACS. Considera-se que cada plataforma requer ajustes na linguagem, de acordo com as características e com os públicos que ali se comunicam.
Por isso, as informações que forem relevantes para os públicos externos e internos serão ali divulgadas, conforme a pertinência da informação. Pode haver coincidência de parte do conteúdo entre o Portal UFSB e os perfis no Twitter e no Facebook, a critério da ACS e conforme a IN de Comunicação Social da UFSB.
Dentro da capacidade de atendimento da equipe responsável pelos perfis, se dará atenção às perguntas e ao diálogo com os visitantes das páginas. Além disso, campanhas destinadas a determinados públicos, avisos, notas oficiais, resolução de dúvidas e outros tipos de informação que sejam consideradas pertinentes podem ser publicadas nesses perfis.
Os perfis oficiais da UFSB são:
Facebook: https://www.facebook.com/faceufsb/
Instagram: https://www.instagram.com/ufsb_oficial
Twitter: https://twitter.com/UFSB_OFICIAL
Como enviar um pedido de divulgação para os perfis oficiais da UFSB nas redes?
A via indicada é o contato com o setor pelo e-mail acs@ufsb.edu.br. Dependendo do conteúdo, o setor pode também entrar em contato.
Informativos UFSB
O Informativo UFSB é um canal de divulgação interna de informações a partir da Administração para a comunidade universitária. Sua periodicidade é mensal e o envio é feito por e-mail para as listas de alunos e servidores da UFSB. No caso dos servidores, as contas de e-mail no serviço Expresso são as utilizadas para envio do Informativo.
Por ser um canal de prestação de informações desde a Administração, os gestores são os principais fomentadores de pautas. A comunidade acadêmica pode solicitar mais informações sobre algum assunto pelo e-mail informativo@ufsb.edu.br.
As edições anteriores do Informativo UFSB podem ser consultadas neste link.
O Informativo UFSB divulga:
- Notícias dirigidas ao público interno sobre o status atual de processos de alta relevância para a comunidade acadêmica: obras de infraestrutura, licitações importantes, mudanças em processos, serviços e setores que provoquem impacto na rotina institucional.
- Notas oficiais dirigidas ao público interno, de caráter estratégico, sempre que for julgada necessária a prestação de informações para esclarecimento do público interno pela reitoria. Será levada em conta a relação entre a periodicidade do canal e a necessidade temporal dessa divulgação.
- Indicação e cronogramas de oportunidades de capacitação, oferecidas pela Administração ou por projetos de extensão, presenciais ou à distância para alunos, professores e técnicos; programas de internacionalização, de pós-graduação; cursos acadêmicos oferecidos por organizações externas nas quais exista gratuidade ou desconto para os alunos ou servidores da universidade;
- Agendas oficiais da reitoria que tenham relevância para a comunidade interna em geral.
- Orientações sobre prazos e procedimentos para processos internos: chamadas internas para fomento institucional (pesquisa, extensão); chamadas para fomento exterior à UFSB; processos eleitorais; inscrições em cursos lato e stricto sensu; seleções para estágios internos e externos à Universidade.
- Utilidade e localização de serviços de informações e prestações de contas: relatórios, sistemas de contatos e chamadas; novos serviços disponíveis para a comunidade interna.
- Informações sobre normas e diretrizes do Ministério da Educação que importem diretamente à comunidade interna.
- Links para documentos oficiais lançados no período entre as edições.
Redes Sociais