Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias - CJA
Apresentação do Curso
Título profissional: Licenciado em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
Área de conhecimento: Letras-Português
Modalidade: Presencial, em regime letivo de quadrimestres
Duração: Tempo mínimo de integralização: 10 quadrimestres /Tempo máximo de integralização: 18 quadrimestres
Turno: Noturno
Número de vagas: 50 vagas
Área de atuação
Atuação no Ensino Fundamental e Médio nas áreas de Língua Portuguesa, tanto em instituições públicas como privadas, assim como em escolas comunitárias, Organizações não-governamentais e/ou instituições interessadas em práticas inovadoras na área de Educação.
Perfil do egresso
Almeja-se que o/a egresso/a do curso de LI em Linguagens da UFSB seja um/a profissional dotado/a de competências para atuar na docência da educação básica nos níveis Fundamental II e Médio, estando apto/a ao ensino na área de linguagens. Deverá dominar o uso da língua em termos de estrutura, funcionamento e práticas culturais e discursivas, estando apto/a a abordar as variedades linguísticas e culturais e à reflexão interdisciplinar sobre questões linguísticas, literárias, culturais e didáticas que tangenciam a linguagem. Este/a profissional deverá também compreender a sua formação como processo contínuo, autônomo e permanente, entendendo a sua prática docente no ensino básico como forma de implementar uma educação inclusiva, transformadora e libertadora do sujeito.
O/A profissional formado/a na LI em Linguagens e suas Tecnologias deve, antes de tudo, entender a linguagem como meio de apreensão, interpretação e transformação da realidade e, a partir dessa compreensão, direcionar a sua prática pedagógica como ação transformadora dos/as estudantes de nível Fundamental II e Médio, tornando-os/as aptos/as a desenvolveram suas interpretações e intervenções no espaço circundante. Assim, exige-se do/da profissional docente que conheça práticas de ensino e aprendizagem ancoradas em uma visão de língua portuguesa e estrangeiras como práticas sociais.
A expectativa é a de que o/a egresso/a desenvolva a sua docência em uma perspectiva interdisciplinar, sendo capaz de aplicar metodologias de ensino que integrem os fundamentos da área de linguagens aos meios digitais e às novas formas de construção de sentido. Da mesma forma, o/a estudante, futuro profissional, estará apto a desenvolver pesquisas em âmbito educacional, bem como construir materiais didáticos inovadores, de acordo com novas demandas comunicativas das sociedades contemporâneas.
Espera-se ainda que esse profissional tenha a necessária competência linguageira intercultural, com habilidades suficientes para atender à demanda de expansão do conhecimento crítico e criativo.
Matriz Curricular
Constitui-se em núcleo de Formação Geral (FG) e núcleo de Formação específica (FE) para Licenciatura Interdisciplinar. Tais núcleos são compostos de componentes que estão caracterizados e detalhados conforme descritos a seguir:
- Na Formação geral: componentes obrigatórios e optativos que abrangem uma formação interdisciplinar com culturas científicas e humanísticas); e
- Na Formação específica:
- a) componentes pedagógicos (correspondem aos componentes curriculares pedagógicos de integralização curricular e as práticas pedagógicas laboratoriais e de estágio supervisionado).
- b) componentes específicos obrigatórios da área de Linguagens indispensáveis à
formação do licenciado;
- c) componentes específicos optativos e Livres (componentes optativos de integralização curricular de escolha e interesse do/a licenciado/a);
Os componentes curriculares obrigatórios e optativos da LI de Linguagens inscrevem-se em três eixos: “Narrativas, registros e memórias”, “Multiletramentos” e “Experiências linguageiras”.
Narrativas, registros e memórias
Os componentes desse eixo refletem sobre aspectos relacionados ao sujeito e à construção de sua subjetividade, à abertura para o outro em sua alteridade e em suas linguagens, às diversas representações construídas em narrativas e registros e aos diferentes espaços e tempos de circulação desses discursos. Pretende-se formar um professor para a atuação consciente em diálogo com as comunidades locais nas quais está inserido.
Seguem os componentes curriculares filiados a esse eixo:
Autoetnoliteraturas |
Biografias linguageiras: a escuta da comunidade |
Biografias linguageiras: a escuta da escola |
Escrita de memoriais |
Inscrições de si: teoria e crítica |
Introdução à linguística |
Laboratório interdisciplinar em Linguagens: aprendizagem por projetos |
Laboratório interdisciplinar em Linguagens: diversidade e variação linguística |
Memória, identidade e representação |
Narrativas dos invisíveis |
Questões de identidade na literatura |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: ensino de língua materna |
Multiletramentos
Os componentes ofertados desse eixo objetivam proporcionar conhecimento sobre questões produzidas sobre cibercultura no campo do letramento e da aprendizagem mediada pelas tecnologias intelectuais, construindo possibilidades para uma ação transformadora em diferentes práticas pedagógicas. Os componentes envolvem três perspectivas: a análise do contexto tecnológico contemporâneo, a cultura digital e a produção de conhecimento do professor. Almeja-se também formar os estudantes para atuar profissionalmente em diversos campos que exijam práticas multiletradas.
O quadro a seguir apresenta os componentes desse eixo:
Blogs, vlogs e radioblogs: opinião pessoal na cultura digital |
Educação, comunicação e mídias |
Letramento digital e formação de professores |
Letramento político |
Letramento visual na escola |
Materiais digitais no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
Mídia e literatura |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: multiletramentos e hipertextualidade |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: projetos de trabalho na aprendizagem de línguas mediados por tecnologias digitais |
Recursos educacionais abertos |
Experiências linguageiras
Esse eixo apresenta em seu fundamento uma aprendizagem ativa. Os aspectos teóricos estão em profunda relação com a experimentação de práticas docentes. Os componentes ofertados estão relacionados à criação de materiais e práticas voltados para o processo de ensino-aprendizagem, ao aprimoramento de métodos de ensino e ao desenvolvimento de estudos e práticas lúdicas.
O quadro a seguir apresenta os componentes ofertados:
Avaliação em Linguagens |
Contação de histórias |
Ensino de línguas e literatura brasileira através de música |
Ensino de línguas através de HQs e charges |
Ensino de literatura e leitura literária |
Experiências com o texto literário |
Laboratório interdisciplinar em Linguagens: oficina de escrita criativa |
Laboratório interdisciplinar em Linguagens: sequências didáticas |
Linguagens e educação por tempos |
Literartes |
Literatura infantil e juvenil |
Metodologias ativas no ensino de Línguas |
O lúdico na sala de aula de Línguas |
Práticas de ensino de língua e literatura |
Reflexões e práticas para o ensino de línguas |
Teatro na sala de aula |
Formas de Ingresso
A forma de ingresso na LI em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias é pela entrada direta via SISU, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou Edital Interno, que consiste em um processo seletivo próprio. O primeiro ano do curso compõe a etapa de Formação Geral, comum a todos os cursos de 1° ciclo da Universidade, tem carga horária prevista de 900 horas, distribuídas em 3 quadrimestres.
As vagas ofertadas dividem-se em vagas de ampla concorrência e vagas reservadas para políticas de ação afirmativa. Estas últimas divididas nas modalidades definidas na Lei n. 12.711/2012, respeitando sua gradação de critérios quanto ao ensino médio público, à renda familiar per capita e/ou à autodeclaração étnico-racial.
Corpo Docente
Ana Cristina Santos Peixoto - anacris@ufsb.edu.br
Angela Sivalli Ignatti - angela.ignatti@ufsb.edu.br
Célia Regina da Silva - celiaregina@ufsb.edu.br
Cláudia Pungartnik - claudia.pungartnik@ufsb.edu.br
Fernanda Luzia Lunkes - fernanda.lunkes@ufsb.edu.br
Givanildo Silva Santos - givanildo@ufsb.edu.br
Keila Mara de Souza Araújo Maciel - keila.mara@ufsb.edu.br
Lilian Reichert Coelho - lilianreichert@ufsb.edu.br
Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso - marimidlej@ufsb.edu.br
Maria Helena Machado Piza Figueiredo - helenapiza@ufsb.edu.br
Milena Claudia Magalhaes Santos Guidio - milena@ufsb.edu.br
Rafael Siqueira de Guimarães - rafasguimaraes@ufsb.edu.br
Contatos
Coordenação
Keila Mara de Souza Araújo Maciel (coordenadora): keila.mara@ufsb.edu.br
Givanildo Silva Santos: givanildo@ufsb.edu.br
Estágio supervisionado
Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso - marimidlej@ufsb.edu.br
Ana Cristina Santos Peixoto - anacris@ufsb.edu.br
PIBID
Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso - marimidlej@ufsb.edu.br
Residência Pedagógica
Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso - marimidlej@ufsb.edu.br
Redes Sociais