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DMCD e DS da Protic lançam novo sistema de reservas de ambientes físicos e virtuais

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 15h50 | Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2019, 16h48 | Acessos: 1966

A Diretoria de Multimídia e Conteúdos Digitais (DMCD) e a Diretoria de Sistemas (DS) da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) acabam de lançar um novo sistema para reservas de ambientes físicos e virtuais da UFSB. O trabalho iniciou em 2018.

O sistema apresenta novos recursos não presentes no anterior, dentre os quais se destacam o Registro de Ocorrência, ferramenta utilizada para registrar problemas ocorridos especificamente em determinada reserva, o que permite, por exemplo, o monitoramento de falhas e levantamento estatístico de ocorrências por ambiente, local e horário, facilitando a identificação e localização das dificuldades apresentadas para proposição de melhorias para as transmissões; e o Registro de Não Conformidade, que guarda informações de possíveis inadequações na utilização dos espaços, permitindo também a identificação e tratamento de aspectos relacionados ao uso, visando otimizar e tornar mais eficiente a utilização dos recursos dos ambientes.

Além disso, o novo sistema apresenta: login de acesso único, diferentemente do anterior que possui bases separadas, gerando duplicação de acessos para o mesmo usuário; visual mais moderno; sinalização de legendas e ícones para a classificação de tipos de reservas, facilitando a identificação por parte da equipe técnica que atenderá aquela reserva; filtro e busca de recursos reserváveis, com intervalos de horário e data específicos; validação para ambientes que necessitam de confirmação; dentre outras.

O processo de migração para a nova plataforma deve ocorrer nas próximas semanas. Os acessos inicialmente serão oferecidos para as equipes que já realizam as reservas, como secretarias executivas, secretarias acadêmicas e equipes técnicas operacionais multimídia, juntamente com orientações básicas para utilização da nova plataforma. Em um futuro breve, espera-se estender esse acesso a uma parte maior da comunidade acadêmica para, de forma mais autônoma, poder realizar a sua própria reserva diretamente no sistema, sendo verificados prazos de solicitação e validações automaticamente pela plataforma e atendimento das reservas de salas virtuais por parte da equipe técnica.

 

 

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