Projeto de pesquisa da UFSB abordará a universidade no instagram
Como parte das ações de investigação e levantamento de dados da pesquisa “A universidade no Instagram: potencialidades e assimetrias à comunicação institucional via plataformas digitais”, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26/04/24, uma entrevista com a Assessora de Comunicação Social da UFSB (ACS), Malu Carvalho, e Heleno Nazário, chefe da Seção de Jornalismo. Na oportunidade, foi possível levantar informações sobre as rotinas e o dia a dia de trabalho no âmbito da Assessoria bem como compreender os atuais desafios para responder com agilidade às crescentes demandas especialmente relacionadas à presença da universidade nas mídias sociais.
Qualificar essa presença, compreendendo melhor o público que transita e interage com os perfis institucionais também foi alvo da discussão, sendo ressaltada pelos dois profissionais ouvidos a importância de que estas redes contribuam para o exercício da cidadania e sirvam como uma ponte que aproxima a universidade da sua comunidade interna e do público em geral.
Os trabalhos foram conduzidos pelos estudantes Sthephany Chagas, da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais, e por Kleberson Bandeira, acadêmico do curso de Mídias Digitais. Ambos são alunos/as do Campus Paulo Freire (CPF) localizado na cidade Teixeira de Freitas e vieram pela primeira vez à Itabuna, onde funciona a sede da ACS e o Campus Jorge Amado. Esta também foi a primeira oportunidade para que conhecessem as instalações da reitoria da UFSB, o espaço físico de onde partem boa parte das decisões que impactam em suas vivências acadêmicas dentro da instituição. A esse respeito, ambos comentaram estarem surpresos com a estrutura e ambientes do prédio bem como apontaram como é interessante observar de perto que, ainda que distantes geograficamente, os campi da universidade compartilham de desafios similares.
O projeto de pesquisa “A universidade no Instagram” teve início em dezembro de 2023 e conta com fomentos do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) e é coordenado pelo professor Dr. Daniel Pinheiro, que dedica-se à investigação das relações entre as tecnologias digitais e a educação além de atuar junto às licenciaturas do Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC/CPF).
Texto e fotos encaminahdos por Daniel Pinheiro
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