Projeto contemplado pela FAPESB vai trabalhar sensibilização ambiental a partir dos jovens
Um projeto desenhado pela equipe do Laboratório de Geoprocessamento e Gestão Costeira do Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAM/UFSB), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal da Prefeitura de Porto Seguro, foi contemplado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB), em uma chamada pública para apoio a iniciativas de difusão de conhecimento científico, tecnológico e de inovação. O foco do projeto é trabalhar a sensibilização para as questões ambientais a partir da participação dos jovens.
O coordenador do projeto intitulado Agente Jovem Ambiental Transformador no município de Porto Seguro, Bahia, professor Elfany Reis do Nascimento Lopes, conta que o objetivo, de acordo com o resumo inscrito no edital, é estimular a formação ambiental crítica e reflexiva de jovens em vulnerabilidade social, viabilizando o desenvolvimento de competências e habilidades para as relações ecossistêmicas entre espaços naturais e construídos, ampliando a atuação cidadã, o protagonismo juvenil e a conservação ambiental. Com isso, a proposta é capacitar os jovens para um olhar crítico da noção ambiental e do mito da natureza intocada a partir de ações de transformação em áreas urbanas comunitárias e as descrições dessas perspectivas em produtos técnicos teóricos e práticos. O professor Elfany detalha a lógica que rege o planejamento das atividades: "A gente sensibiliza para que o indivíduo observe sua prática e, a partir disso, mude seu comportamento. Ou seja, só a própria pessoa é capaz de conscientizar-se, todos nós podemos apenas sensibilizar".
Para realizar as atividades propostas, o projeto contará com fomento por 18 meses totalizando R$ 90 mil. O professor Elfany informa que o grupo de participantes vai contar com analistas da Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal da Prefeitura de Porto Seguro e uma discente da Engenharia Sanitária e Ambiental, e ainda terá vagas: "Faremos a seleção de estudantes de graduação dos cursos do CFCAm para compor a equipe". Em relação às atividades previstas, o coordenador explica que se articulam a partir de quatro tipos de ações. Está planejada a realização de encontros, por onde a investigação ocorrerá e serão identificados os temas centrais da vida do jovem, diagnóstico dos bairros comunitários e de suas problemáticas ambientais, bem como as estratégias de transformação social, e de oficinas, por onde a tematização ocorrerá e a formação do jovem será realizada de forma mensal, a partir do trabalho interdisciplinar, transversal, crítico e reflexivo dos temas norteadores, buscando soluções baseadas na natureza para enfrentamento de questões locais que necessitam de adequação, restauração e sensibilização da comunidade. O planejamento contempla ainda uma intervenção, "por onde ocorrerá a problematização, capaz de transformar o contexto vivido pelo jovem, de forma que este seja o ator social local e interveniente para conscientização da comunidade, mobilização e busca por solução dos problemas", explica o professor Elfany, e de vivências, que ocorrerão em ambiente da gestão publica.
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