Professores da UFSB organizam Dossiê sobre Ensino de Artes
Os professores Gessé Almeida Araújo e Fernando Antônio Fontenele Leão, ambos atuando na Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias, do Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, participaram da organização do Dossiê temático - Nas tramas do Ensino de Artes: experimentações e expectações em tempos de distopia, número especial da Revista Kiri-Kerê – Pesquisa em Ensino.
Além de Gessé e Fernando, compuseram o grupo de organizadores Roberta Moratori, Arte/Educadora e Mestra pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Osvanilton de Jesus Conceição, professor do Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
O Dossiê conta com 22 textos entre Ensaios, Artigos, Relatos de Experiência, Entrevista e Cartas de Educadoras/es que podem ser considerados um panorama reflexivo da atualidade a instigar debates para o presente e olhares para o futuro de diferentes práxis no ensino de artes em distintas linguagens.
Realizações artístico-pedagógicas na Escola, na Universidade e em instituições de cultura e ensino, em modalidades formal e não formal, com vistas à formação de seres humanos, focando ou não na profissionalização artística e/ou docente, estão presentes nessa coletânea de textos com contribuições de autoras/es de, pelo menos, 10 estados brasileiros.
Outros professores da UFSB, como a Profa. Clarissa Santos Silva e o Prof. Tássio Ferreira, que atuam nos cursos de Artes do Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, figuram também entre as/os autoras/es.
A Revista Kiri-Kerê – Pesquisa em Ensino, publicação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é dedicada à área de Ensino com uma abordagem interdisciplinar. E o Dossiê temático - Nas tramas do Ensino de Artes: experimentações e expectações em tempos de distopia pode ser acessado – edição completa ou textos separadamente – por meio do link https://periodicos.ufes.br/kirikere/issue/view/1365 .
Texto encaminhado pelo Prof. Fernando Leão
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