Coordenação de Gestão de Bens Móveis - CGBM
A Coordenação de Gestão de Bens Móveis (CGBM) é responsável pelo planejamento, coordenação, orientação, execução, controle, supervisão e avaliação das atividades de controle patrimonial, preservação e manutenção dos bens móveis, equipamentos, bem como recebimento, controle, guarda, distribuição de materiais e alienação dos bens móveis.
Compete à Coordenação de Gestão de Bens Móveis (CGBM):
- - assessorar a Diretoria Administrativa (Dirad) e a Pró-Reitoria de Administração (Propa) em assuntos pertinentes a sua área;
- - dirigir, orientar, supervisionar e avaliar a execução dos trabalhos de seus setores;
- - fazer cumprir as normas e orientações dos órgãos superiores e fiscalizadores da UFSB;
- - implementar política de padronização de material;
- - administrar o patrimônio institucional, prezando pela sua preservação, melhorias e regularidade documental;
- orientar e fiscalizar a distribuição e utilização dos bens móveis;- - realizar procedimentos de avaliação, reavaliação e depreciação;
- - participar da elaboração de inventários anuais, reavaliação e desfazimento de bens;
- - coordenar as atividades de controle dos bens patrimoniais;
- - elaboração de políticas patrimoniais, seguindo o que é estabelecido pela legislação vigente;
- - propor a apuração de responsabilidade no caso de danificação ou falta de bens patrimoniais, mediante inspeção periódica e levantamento de inventário anual;
- - desenvolver e promover a aplicação das técnicas de previsão, no âmbito da Universidade, de modo a assegurar a manutenção adequada dos estoques;
- - estabelecer políticas para manutenção de equipamentos, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação – STI ou órgão equivalente local;
- - executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associados ao ambiente organizacional;
- - elaborar listas e organizar locais adequados para manter bens móveis ou sucatas, para processar as alienações, cessões, permutas e doações de bens móveis e, informar a Dirad/Propa sempre que julgar necessário; e
- propor recuperação e redistribuição de bens móveis danificados ou devolvidos, bem como propor a alienação daqueles considerados prescindíveis ou de recuperação antieconômica.
Setor de Patrimônio
O Setor de Patrimônio (SP) é responsável pela execução, controle, registro e tombamento dos bens móveis da Universidade, assim como o desfazimento dos bens móveis inservíveis após o término da sua vida útil. Compete ao Setor de Patrimônio (SP):
- - controlar e manter seguros, adequadamente, os bens que integram o patrimônio da Universidade;
- - participar na elaboração de inventários físicos anuais;
- - prestar assistências à(s) comissão(ões) de inventário dos bens patrimoniais;
- - acompanhar o processo de tombamento dos bens móveis;
- - orientar a preparação dos processos de baixa de bens patrimoniais da Universidade;
- - fornecer aos órgãos competentes, documentação relativa às variações ocorridas no patrimônio;
- - acompanhar a movimentação, analisar o uso e vida útil dos bens permanentes, a fim de providenciar a renovação dos estoques necessários;
- - desenvolver e promover a aplicação das técnicas de previsão no âmbito da Universidade, de modo a assegurar a manutenção adequada dos estoques;
- - conferir e verificar se a aquisição (valor, quantidade, qualidade) está de acordo com os pedidos encaminhados;
- - controlar os prazos de entrega de material, bem como propor aplicação de multas e outras penalidades, aos fornecedores inadimplentes;
- - realizar processo de desfazimento de bens;
- - realizar conciliação da movimentação de bens patrimoniais com o contábil;
- - acompanhar a codificação e classificação de bens patrimoniais, conforme sua origem, obedecendo às normas padronizadas;
- - manter os dados de entrada e saída do sistema de controle do patrimônio;
- - manter cadastro dos bens móveis, segundo classificação contábil-orçamentária, identificando o setor possuidor, data e forma de incorporação e valor patrimonial;
- - receber e aceitar o material adquirido, solicitando avaliação técnica e/ou especializada do setor requisitante, quando necessário;
- - realizar procedimentos incorporação e desincorporação de bens patrimoniais, bem como a distribuição nos setores da UFSB;
- - emitir relatórios dos bens patrimoniais;
- - elaborar os mapas de variação patrimonial decorrentes de incorporação e baixa de bens móveis;
- - controlar a carga patrimonial e a movimentação dos bens móveis;
- - emitir os termos de responsabilidade e obter assinatura da autoridade responsável, dos bens em uso no setor sob sua chefia ou direção;
- - incorporar ao patrimônio os materiais permanentes de produção própria da Universidade;
- - receber e distribuir as notas de empenho aos fornecedores;
- - receber, enviar, controlar e arquivar os processos empenhados;
- - receber, conferir, montar processo das notas fiscais e encaminhá-lo à coordenação contábil e financeira para pagamento; e
- - informar às unidades solicitantes do recebimento dos bens adquirido.
Setor de Almoxarifado
O Setor de Almoxarifado (SA) é responsável pelo suprimento de materiais de consumo para toda a UFSB, bem como recebimento, guarda, estocagem, controle e distribuição dos materiais adquiridos. Compete ao Setor de Almoxarifado (SA):
- - acompanhar a movimentação dos itens do almoxarifado analisar o consumo;
- - desenvolver e promover a aplicação das técnicas de previsão, no âmbito da Universidade, de modo a assegurar a manutenção adequada dos estoques;
- - conferir e verificar se a aquisição (valor, quantidade, qualidade) está de acordo com os pedidos encaminhados;
- - controlar os prazos de entrega de material, bem como propor aplicação de multas e outras penalidades, aos fornecedores e prestadores de serviços inadimplentes;
- - receber, conferir, controlar e manter os registros de entrada e saída dos materiais em estoque, procedendo, mensalmente, ao balancete contábil da movimentação do almoxarifado;
- - receber, conferir, controlar e processar as requisições de materiais encaminhadas ao Setor de Almoxarifado (SA);
- - distribuir os materiais a serem fornecidos, realizando a conferência, embalagem, marcação, acondicionamento e transporte dos mesmos;
- - processar a contagem física do estoque eventual;
- - identificar, codificar, cadastrar e catalogar os materiais usados pela Universidade, bem como responsabilizar-se pela emissão e distribuição, aos usuários;
- - emitir pedidos de compras para reposição de estoque, bem como para atender as requisições de material inexistente e sem similar no Almoxarifado;
- - organizar o Almoxarifado de forma a garantir o armazenamento adequado e a segurança dos materiais em estoque;
- - encaminhar as notas fiscais à coordenação contábil e financeira para pagamento; e
- - informar a unidade solicitante da recepção dos bens adquiridos.
Equipe:
Reitoria
Contatos
patrimonio@ufsb.edu.br
(73) 2103-8447
Agnaldo Bonfim
Chefe do Setor de Patrimônio
agnaldo.bonfim@ufsb.edu.br
Wagner Sá
Chefe do Setor de Almoxarifado
wagnersilvasa@ufsb.edu.br
Helvis Miranda
Almoxarife
helvis@ufsb.edu.br
Campus Jorge Amado
Marcio Santos Almeida
Chefe da Seção de Patrimônio do CJA
marcio.almeida@ufsb.edu.br
Campus Sosígenes Costa
Adriano Soares
Chefe da Seção de Patrimônio do CSC
adriano.soares@ufsb.edu.br
Campus Paulo Freire
Larissa Neves
Chefe da Seção de Patrimônio do CPF
larissa.neves@ufsb.edu.br
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