DINFRA - Diretoria de Infraestrutura
DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA - DINFRA
Responsável: Livia Berti Sanjuan
À Diretoria de Infraestrutura cabem, as funções de planejar, coordenar e controlar o desenvolvimento da infraestrutura e patrimônio físico da universidade; bem como zelar pela manutenção das instalações físicas e espaços comuns da Universidade, sendo composta por três coordenações: Coordenação de Obras, Coordenação de Manutenção e Coordenação de Projetos.
Seção de Meio Ambiente
Responsável: Yuri Amorim
- Elaborar manual de procedimentos para implantação, alteração e manutenção em áreas verdes da UFSB;
- Gerir a cobertura vegetal dos campi universitários por meio da fiscalização dos contratos de manutenção e conservação das áreas verdes;
- Projetar e fiscalizar a execução de serviços de paisagismo e jardinagem, incluindo podas e supressões, quando necessário;
- Orientar e opinar sobre a eventual ocupação de áreas verdes dos campi;
- Planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de urbanização, limpeza, manutenção e conservação das áreas verdes dos campi da UFSB;
- Elaborar termos de referência relacionados aos serviços a serem fiscalizados pelo setor;
- Participar da implementação das ações de gestão ambiental entre os diversos órgãos da universidade;
- Acompanhar a implementação das ações de gestão ambiental da universidade sugerindo alterações que julgar necessárias para o efetivo comprimento de seus objetivos;
- Incentivar a produção e disseminação de conhecimento voltado para o desenvolvimento sustentável buscando articulação com a sociedade;
- Atuar na orientação e execução de medidas relacionadas à regularização ambiental da universidade, perante à legislação ambiental; e
- Acompanhar atividades relacionadas à obtenção de licenças ambientais, outorgas, como também às diversas modalidades de estudos ambientais.
Coordenação de Obras - COB
Responsável: Daniel Gonçalves Neto
Setor de Planejamento e Orçamento
Responsável: Jean Silva Nogueira Pacheco
- Elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Planejamento e Orçamento;
- Elaborar planejamento de obras de construção predial e de infraestrutura dos campi da Universidade;
- Elaborar e manter sistema de orçamentação para obras e serviços de engenharia e arquitetura da Universidade;
- Realizar pesquisa de mercado para obtenção de preços de materiais, serviços e mão de obra;
- Elaborar e manter banco de composição de preços de construção e elaboração de projetos; e
- Emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.
Setor de Patrimônio Imobiliário
Responsável: Rodrigo Brito
- Elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Patrimônio Imobiliário;
- Manter atualizado no Sistema de Patrimônio dos Imóveis da União - SPIUnet o cadastro dos bens imóveis da Universidade;
- Acompanhar e manter atualizadas as instruções normativas e outros atos regulamentadores publicados pela Secretaria da União – SPU ou por outro Órgão do Governo Federal;
- Promover a avaliação dos bens imóveis da Universidade conforme Orientação Normativa publicada pela Secretaria de Patrimônio da União – SPU;
- Criar e manter sistema de arquivamento do acervo histórico das plantas físicas da Universidade;
- Elaborar e/ou delegar a execução de proposta técnica para aquisição e/ou alienação de bens imóveis;
- Organizar e manter atualizado o sistema de tombamento de bens imóveis da Universidade;
- Manter e atualizar a documentação legal dos bens imóveis, incluindo o acervo técnico das plantas físicas das edificações e áreas externas da Universidade;
- Elaborar ou coordenar a avaliação de bens imóveis para fins de aquisição, desapropriação, permuta, cessão, locação ou alienação;
- Coligir os elementos necessários ao registro dos bens imóveis da Universidade e aos procedimentos judiciais destinados à sua defesa;
- Manter a responsabilidade da guarda os documentos, títulos e processos relativos aos bens imóveis do domínio e posse da Universidade; e
- Proceder às inscrições imobiliárias dos imóveis da Universidade no Cadastro Municipal.
Setor de Gestão de Obras
Responsável: Cláudio Souza
- Instruir e acompanhar os procedimentos licitatórios dos serviços de arquitetura e engenharia;
- Fiscalizar obras e serviços de engenharia realizados nas unidades da Universidade;
- Executar medições, manter controle dos custos e cronograma das obras e serviços de engenharia em execução;
- Emitir relatórios e pareceres sobre obras e serviços de engenharia e seus prestadores de serviços contratados pela Universidade;
- Gerenciar o processo de obras de construção durante todo o seu ciclo, desde a contratação da obra e/ou serviço de engenharia até a conclusão e entrega ao usuário;
- Elaborar e executar procedimento de avaliação das obras durante o período de garantia contratual (05 anos);
- Abastecer e manter atualizado o Módulo de Obras do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC;
- Emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU; e
- Executar a fiscalização das obras através do uso de registros informatizados.
Coordenação de Projetos - COPROJ
Responsável: Carlos Alberto Oliveira Araujo
Setor de Arquitetura
Responsável: Luara Marrocos
- Elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução dos projetos visando o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em consonância com a Portaria nº 424/2023, de 26/05/2023, da UFSB;
- Elaborar e acompanhar a execução e atualização de plano diretor físico da Universidade;
- Estabelecer normas técnicas para ocupação dos espaços físicos da Universidade;
- Estabelecer normas, padrões e especificações e termo de referência para construção dos edifícios da Universidade;
- Estabelecer normas, padrões, especificações e termo de referência para construção de sistemas de infraestrutura dos campi da Universidade;
- Planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de elaboração de projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos e de engenharia complementar em unidades da UFSB;
- Elaborar Termo de Referência, instruir e acompanhar o processo de contratação de elaboração de projetos.
- Realizar estudos para otimização e racionalização da ocupação de terrenos e áreas construídas;
- Coordenar a execução dos levantamentos topográficos dos terrenos e das sondagens de caracterização de solo do território da Universidade;
- Elaborar levantamentos, especificações e orçamentos de equipamentos e mobiliários para obras novas e/ou ampliações, buscando melhoria no desempenho ambiental da construção;
- Protocolar projetos em sistema informatizado interno da Universidade e acompanhar as etapas até o envio para execução da obra;
- Manter atualizado o cadastro das áreas de terrenos, de edifícios e áreas verdes do entorno das edificações e áreas verdes de jardins, matas e áreas urbanizadas;
- Manter registro informatizado de projetos finalizados e de ambientes ocupados;
- Elaborar e acompanhar processo para obtenção de Certificação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia dos Projetos; e
- Emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.
Coordenação de Manutenção - COMAN
Responsável: Simon Rebouças Delabie
Setor de Manutenção Corretiva
Responsável: João Victor Muniz
- Realizar vistorias periódicas nas instalações físicas, sistemas elétricos, lógicos, hidráulicos, de emergência e de descarga atmosférica, identificando pontos de reparo para correção imediata ou correção planejada;
- Realizar perícias e emitir relatórios técnicos;
- Atender chamados, efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de serviços de manutenção corretiva;
- Emitir ordens de serviço;
- Atender aos Campi e demais órgãos quanto às solicitações de serviços de manutenção e reparo;
- Controlar a execução das atividades de manutenção corretiva; e
- Planejar ações de manutenção corretiva e atualizar informações de indicadores.
Setor de Gestão de Contratos e Planejamento de Manutenção
Equipe: Adinailson Guimarães
- Realizar vistorias periódicas nas instalações e redes de dados e sistemas de comunicação da UFSB;
- Gerir contratos e planejar licitações;
- Prever emissão de ordens de serviços e programar as rotinas de manutenção;
- Organizar indicadores operacionais;
- Identificar necessidade de alocação de mão de obra e materiais para serviços;
- Controlar o estoque operacional necessário para as atividades da coordenação;
- Monitorar a situação financeira, e o planejamento orçamentário; e
- Manter cadastro atualizado para cada unidade de manutenção (equipamento, prédio ou sala), com informações diversas sobre as manutenções preventivas e corretivas ocorrida em cada unidade.
Diretoria de Infraestrutura - Dinfra/Propa
Lívia Berti Sanjuan Farias
(Diretora)
E-mail: dinfra@ufsb.edu.br / livia@ufsb.edu.br
Telefone: (73) 2103-8442 / 8443
Endereço:
Praça José Bastos s/n, centro, Itabuna-BA
CEP: 45.600-923
Coordenação de Obras - COB
Daniel Gonçalves Neto
(Coordenador)
E-mail: danielgoncalves@ufsb.edu.br
Coordenação de Manutenção - COMAN
Simon Rebouças Delabie
(Coordenador)
E-mail: delabie@ufsb.edu.br
Coordenação de Projetos - COPROJ
Carlos Alberto Oliveira Araujo
(Coordenador)
E-mail: projetos.dinfra@ufsb.edu.br
Lista completa de contatos da Diretoria de Infraestrutura pode ser vista em Quem é Quem.
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