Ensino, Pesquisa e Extensão
Ensino
Busca-se um processo educativo que contribua para o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua formação profissional. Almeja, dessa forma, que os egressos tenham visão transcendente aos aspectos técnicos da sua área de atuação, capazes de aplicar o conhecimento produzido, mas também de criticá-lo e oferecer soluções práticas diante das mudanças que se apresentam.
O currículo do Curso é constituído por Componentes Curriculares de Formação básica, de Formação Profissional e de Formação Específica, conforme indicação na Resolução n° 02/2019 da CES/CNE, além de atividades complementares e de extensão obrigatórias.
Os Componentes Curriculares de Formação compreendem os fundamentos científicos e tecnológicos da Engenharia. Contém assuntos que contribuem para a formação do engenheiro, capacitando-o à utilização de elementos de natureza socioeconômica no processo de elaboração criativa, assim como, assuntos nas áreas das Ciências Humanas e Sociais previsto na Formação Geral. São contemplados, dentre outros, conteúdos de Administração e Economia; Algoritmos e Programação; Ciências do Ambiente; Eletricidade; Estatística. Expressão Gráfica; Fenômenos de Transporte; Física; Informática; Matemática; Mecânica dos Sólidos; Metodologia Científica e Tecnológica; e Química.
Os Componentes Curriculares de Formação Profissional contêm assuntos que possibilitam o adequado conhecimento dos fundamentos, materiais, sistemas e processos na área da Engenharia Civil.
Os Componentes Curriculares de Formação Específica envolvem assuntos que possibilitam o aprofundamento, o desdobramento ou temas específicos, profissionais, característicos da Engenharia Civil.
Estão previstas as atividades práticas e de laboratório, com enfoque e intensidade compatíveis às habilidades do (a) engenheiro (a).
Estão previstas atividades complementares, estágio, projeto final de curso e extensão, que podem ser realizadas dentro ou fora da instituição, que irão contribuir efetivamente para o desenvolvimento das competências previstas para o (a) egresso.
As políticas de ensino estão voltadas para os modernos instrumentos de ensino, para que a formação teórica esteja aliada às práticas definidos nos programas dos Componentes Curriculares (CCs), não eximindo a atenção permanente no processo metodológico e pedagógico. Na UFSB também se oferta o Programa Institucional de Monitoria Acadêmica e o programa de tutorias.
A Pró-Reitoria de gestão acadêmica é responsável por definir sobre o ensino.
E-mail: progeac@ufsb.edu.br
Telefone: (73) 3612-0322
Pesquisa
Quanto às políticas de pesquisa, no âmbito do curso têm sido implantadas atividades de pesquisa pelos discentes por meio do desenvolvimento de projetos realizados dentro dos componentes curriculares, projetos de auxílio institucional à permanência ou projetos de iniciação científica, fomentados pelas principais agências de fomento estadual e federal – FAPESB e CNPq – através da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação (PROPPG) da UFSB
que oferta anualmente bolsa de iniciação científica e tecnológica por meio de editais específicos. Assim, os discentes do curso de Engenharia Civil da UFSB Campus Paulo Freire são incentivados a participar de atividades de pesquisa científica e técnica e de eventos acadêmicos desde o primeiro período do curso. Para viabilizar a participação em eventos regionais e nacionais fora do campus, os discentes e docentes podem contar com auxílio financeiro da instituição, o que gera estímulo às pesquisas.
Docentes do curso são para enviar projetos de pesquisa para agências de fomento, de modo a inserir o discente em atividades de pesquisas no âmbito da Engenharia Civil.
Docentes vinculados a grupos de pesquisa tem a possibilidade de inserir seus (uas) orientandos (as) nos referidos grupos.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)
E-mail: proppg@ufsb.edu.br
Telefone: (73) 3215-0344
Extensão
A extensão é realizada por diversas ações e atividades, com as quais se prevê a autonomia do (a) estudante para contribuir com a sociedade, conectar o conhecimento científico e popular na sua formação. A política de extensão dentro do curso vem sendo aplicada com base nas diretrizes da Política Nacional de Extensão (2012) e da Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, culminando com a aprovação da Resolução n. 06/2018 no CONSUNI - “que dispõe sobre as normas que regulamentam as atividades de extensão na Universidade Federal do Sul da Bahia” e da Resolução 13/2021 que dispõe sobre a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Assim, a carga horária de extensão foi calculada com base em 10% do total da carga horária do curso.
UFSB oferta bolsas de extensão por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão. Isso, além de estimular o desenvolvimento dos projetos de extensão fortalece o sistema de permanência estudantil.
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX)
E-mail: proex@ufsb.edu.br
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