Oceanologia
Apresentação do Curso
“A Oceanologia é a ciência que se dedica ao estudo dos oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos, desde sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam e de sua interação com os continentes e com a atmosfera, bem como também no que diz respeito aos processos que atuam nestes ambientes. É uma ciência multi, inter e transdisciplinar, requerendo conhecimento geral e integrado de matérias aparentemente distintas, como biologia, física, geologia, matemática e química.” (AOCEANO – Associação Brasileira de Oceanologia). |
Informações Gerais
Denominação do curso: Bacharelado em Oceanologia
Habilitação: Bacharel em Oceanologia
Regulamentação da Profissão: Lei nº 11.760, de 31 de julho de 2008 que dispõe sobre o exercício da profissão de oceanógrafo
Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Natureza
Modalidade: Bacharelado/Presencial
Número de vagas: 40 anuais
Turno de funcionamento: integral
Regime letivo: Semestral
Código e-MEC: 1438414
Carga horária mínima do curso na UFSB: 3.600 horas.
Local de oferta: Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro
Coordenação de curso
Coordenador: Prof. Angelo Teixeira Lemos
Vice coordenador: Prof. Ronaldo Torres
Colegiado de Curso
Prof. Angelo Teixeira Lemos - Coordenador de Curso
Prof. Ronaldo Torres - Vice-coordenador de Curso
Profa. Catarina da Rocha Marcolin - Coordenadora de Embarque
Profa. Tatiana Pinheiro Dadalto - Coordenadora da Comissão de Atividades Complementares e de Extensão
Prof. Leonardo Evangelista Moraes
Representante discente: Juliana Ribeiro de Mesquita Coelho
Suplente: Victor Hugo de Almeida
Membro Suplentes do colegiado
Prof. Igor Emiliano Gomes Pinheiro
Núcleo Docente Estruturante
Profa. Juliana Pereira de Quadros - Coordenadora
Prof. Angelo Teixeira Lemos - Vice-coordenador
Prof. Igor Emiliano Gomes Pinheiro
Profa. Fabiana Felix-Hackradt
Prof. Ronaldo Torres
Formas de ingresso
O acesso ao curso de Oceanologia é possível sob quatro principais modalidades:
Mobilidade interna: a aluna/o ingressa, via SISU, em um curso de 1º ciclo (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da natureza e suas Tecnologias ou Bacharelado Interdisciplinar em Ciências); depois de diplomado nesse curso, ingressa em curso de 2º ciclo (p. ex.: Oceanologia) via edital interno de progressão. Ao concluir o curso de 2º ciclo, receberá um 2º diploma de nível superior.
Mobilidade externa: transferência de estudantes de Bacharelados Interdisciplinares, cursos de Oceanologia/Oceanografia do Brasil ou demais cursos superiores de outras Instituições de Ensino Superior, de acordo com normatização da UFSB.
Entrada direta: a partir de processo seletivo, podendo ser via o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no curso de 2o ciclo (Bacharelado em Oceanologia). Após a conclusão do curso, receberá um diploma de nível superior (2º ciclo).
Via edital interno para portadores de diploma: poderá ocorrer seguindo normatização específica da UFSB. Nesses casos, os/as estudantes deverão cursar ou convalidar componentes do 1o ciclo da UFSB que fazem parte da matriz curricular do curso, aproveitando o que for possível da sua formação anterior, conforme Resolução de Aproveitamento da UFSB nº 26/2020. Após conclusão do curso, receberá um diploma de nível superior (2º ciclo)
Objetivos do curso
O Curso de Oceanologia na modalidade de Bacharelado da UFSB tem como objetivo formar profissionais habilitados (oceanólogos/as) com aptidão para atuar no mercado de trabalho, capazes de contribuir para o desenvolvimento da Oceanografia na região Nordeste e no país, e de utilizarem a ciência e a tecnologia direcionadas ao conhecimento dos oceanos, dos ecossistemas locais característicos, aos impactos por eles sofridos, e a exploração racional de recursos marinhos e costeiros renováveis e não-renováveis. Desta forma, o objetivo principal é a formação de profissionais da área de Oceanologia para atuação em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias oceanográficas e limnológicas.
Área de atuação
A oceanologia é subdividida nas áreas biológica, química, física e geológica, que se inter-relacionam para promover o conhecimento, desenvolvimento, proteção, gestão e exploração de recursos marinhos e oceanos.
Os oceanólogos têm atuado como profissionais em órgãos públicos ligados ao meio ambiente; universidades e institutos de pesquisa; empresas privadas que produzem, exploram e administram recursos naturais renováveis ou não; no terceiro setor (Fundações, ONG’s, OSCIP’s, etc.) e como profissional liberal. Além disso, muitos profissionais têm ingressado em várias carreiras por concurso público, como técnico de nível superior das IFES (Instituições federais de ensino superior), analista ambiental (IBAMA, ICMBio), Petrobrás, DNIT, institutos estaduais de meio ambiente e recursos hídricos, dentre outros.
Perfil do egresso
O profissional egresso do curso terá condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias na área de Oceanografia e através da solução dos problemas relacionados a esta. Também estará apto a atuar de forma multidisciplinar nas atividades de uso e exploração racional de recursos marinhos e costeiros renováveis e não renováveis. O perfil buscado na formação do oceanólogo deverá ser o de profissional de visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas, com atuação empreendedora e abrangente no atendimento às demandas da sociedade.
Matriz Curricular
A estrutura curricular do curso é caracterizada pela distribuição coerente entre os CCs de formação geral interdisciplinar (8,3%) e formação básica multidisciplinar (29,6%), dedicando mais da metade do curso para a formação específica em Oceanologia (62,1%), inclusa a carga horária de extensão e atividades complementares.
A matriz curricular proposta para o curso de Oceanologia prevê uma carga horária total de 3.600 horas. Desta carga horária do curso, 29,6% são conteúdos de formação básica (FB, DCN), 23% de formação geral do curso (FG, DCN) e 24,2% de formação profissional (FP, DCN). Além destes, ainda se somam 80 horas de Atividades Complementares (2,2%), 100 horas de Embarque Supervisionado (2,7%), 360 horas de atividades de extensão (10%) e 300 h da Formação Geral da UFSB (8,3%) totalizando as 3600 horas. O cumprimento desta carga horária, conforme as DCN, e seu aproveitamento no curso de primeiro ciclo (p.ex. Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do CFCAm) está resumido Tabela 1, que já inclui a carga horária correspondente às atividades de extensão.
Tabela1: Carga horária curricular do curso de Oceanologia.
A Figura 1 apresenta os CCs obrigatórios e optativos de acordo com a matriz curricular, mostrando em qual semestre ocorre a oferta, e o quantitativo de carga horária e créditos.
Figura 1: Matriz curricular semestral do curso de Oceanologia da UFSB.
Documentos Institucionais
Plano de ação da coordenação 2021-2023
Plano de ação da coordenação 2023-2025
Projeto pedagógico do curso e plano de migração
Projeto Pegagógico - 1º versão
Projeto Pedagógico - 2º versão
Plano de Transição (Anexo Projeto Pedagógico)
Regimento interno do curso de Oceanologia
Atas de reuniões
Reuniões de colegiado de curso
Documentos de embarques
E-mail da coordenação de embarque: ce.oceanologia@ufsb.edu.br
Resolução interna nº02/2022 - Atividade Obrigatória de embarque
Termo de compromisso para embarque
Questionário Biográfico Simplficado (QBS)
Infográficos
Infográfico sobre Extensão e Atividades Complementares
Portarias e Resoluções
Resolução nº 13/2017 - Criação do Curso de Bacharelado em Oceanologia
Portaria nº 10/2024 - Constitui o Colegiado do Curso de Oceanologia
Portaria nº 14/2023 - Constitui o Colegiado do Curso de Oceanologia
Portaria nº 23/2021 - Constitui o Colegiado do Curso de Oceanologia
Portaria nº 11/2024 - Constitui o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Oceanologia
Portaria nº 27/2021 - Constitui o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Oceanologia
Resolução nº 25/2021 - Aproveitamento de estudos e dispensa por equivalência
Resolução interna nº 01/2022 - Dispõe sobre a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Documentos diversos
Fluxo do processo de colação de grau
Infraestrutura
O curso de Bacharelado em Oceanologia conta com uma infraestrutura com qualidade e constante expansão para a manutenção e oferta das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
I - Laboratórios Básicos e Específicos
Laboratório Interdisciplinar de Ciências 01
Laboratório Interdisciplinar de Ciências 02
Laboratório Interdisciplinar de Ciências 03
Laboratório de preparação de amostras biológicas e sala de triagem
Laboratório de Geologia e Paleontologia
Laboratório de Botânica
Laboratório de Zoologia e Ecologia
Laboratório de Genética e Biologia Molecular
Laboratório de Fisiologia Vegetal
Laboratório de Microbiologia, Fisiologia e Biotecnologia
Laboratório de Química Ambiental
Laboratório de Oceanologia Física e Química
Laboratório de Informática
Laboratório de Educação Matemática
Laboratório de Ecologia Marinha
Laboratório de Recursos Pesqueiros e Aquicultura
Laboratório de Geoprocessamento e Gestão Costeira
II - Meios Flutuantes
Embarcações são fundamentais para o sucesso de um curso em Oceanologia, especialmente se a prática ocupa espaço de destaque enquanto estratégia pedagógica. No entanto, devido ao alto custo na manutenção de embarcações e outros recursos associados, a prioridade para efetivar a disponibilização de infraestrutura de meios flutuantes seria a busca por parcerias institucionais junto a Marinha do Brasil e a outras IES que já disponham de embarcações, conforme previsto no Programa de Apoio à Atividade Embarcada (PAAE), do PPG-Mar/CIRM. O PAAE é destinado especialmente ao ensino de estudantes de graduação e de pós-graduação vinculados a cursos de instituições reconhecidas como atuantes na área de Ciências do Mar.
Complementarmente, atividades de pesquisa e outras que requeiram amostragens e estudos em áreas estuarinas e marinhas, notadamente na região de influência direta da UFSB, não cobertas pelo PAAE e demais instituições parceiras, podem ser viabilizadas por meio da locação de embarcações, especialmente em áreas costeiras.
Eventualmente, com a operacionalização do INPO, espera-se que a oferta de meios flutuantes, de modo compartilhado entre as IES em Ciências do Mar, possa reforçar essa importante lacuna estratégica na formação de recursos humanos nessa área, não apenas na disponibilização de embarcações, mas também de equipamentos e recursos humanos de apoio. Destacamos também a existência de parceiros no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio que podem disponibilizar embarcações para pesquisas de universidades. Como exemplo pode-se citar a Base Avançada em Caravelas do Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste – CEPENE, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e a Reserva Extrativista do Cassurubá, que já vem disponibilizando embarcações de pequeno porte para pesquisas no estuário de Caravelas e no Arquipélago dos Abrolhos.
III - Espaços Acadêmicos
Jardim Botânico FLORAS (JB FLORAS)
O campus universitário Sosígenes Costa, em Porto Seguro, foi cadastrado junto à Rede Brasileira de Jardins Botânicos como um jardim botânico devido à sua beleza arquitetônica e paisagística, destinado a ser um espaço aberto ao público em geral, às escolas do Ensino Básico e à comunidade científica, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente. Tem como missão promover a pesquisa, a conservação, a preservação, a educação ambiental e o lazer compatível com a finalidade de difundir o valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável
Coleção Zoológica
Constituída de materiais biológicos devidamente tratados, conservados, organizados e sistematizados, cuja finalidade pode ser científica, didática, particular, de segurança nacional, de serviço, entre outras. Consiste em uma ferramenta de pesquisa, um banco de dados que permite o desenvolvimento de inúmeras pesquisas estratégicas para a ecologia e conservação e áreas correlatas. A coleção atual consiste em uma coleção zoológica com espécimes da fauna local e regional tombadas, com foco nos grupos taxonômicos de artrópodes (Arthropoda), na herpetofauna (anfíbios e répteis), peixes e parasitos de importância médica e veterinária (Nematoda, Platyhelminthes). Sua estrutura também possui 3 estereomicroscópios e 2 microscópios, freezer e materiais diversos para armazenamento das amostras. É utilizada para aulas práticas e desenvolvimento de pesquisa, além de ser aberta ao público, desde que solicitado previamente.
Sala de acessibilidade
A sala é destinada às pessoas com deficiência, visitantes ou matriculadas, além dos monitores participantes do programa de monitoria de inclusão da UFSB. Consiste em um ambiente climatizado e equipado com aparelhos multimídias (TV e computador), máquina braile, mesas e cadeiras.
Saguão de convivência e área esportiva
A estrutura física do campus é projetada para permitir que o discente aproveite intensamente o tempo de permanência no ambiente universitário, com troca de experiência entre discentes, docentes e técnico-administrativos. Para isso, as instalações dispõem de espaço de convivência, com amplo saguão de interação, exposições de produções artísticas e conta com mesas de pebolim, sinuca e campo de futebol, espaços nos quais há incentivo à prática esportiva, com momentos de lazer e interação ao longo das atividades universitárias diárias.
Biblioteca
A biblioteca possui instalações modernas, planejadas para atender a comunidade acadêmica, permitindo conforto e comodidade aos docentes e discentes durante consultas e empréstimos em suas dependências, com acervo atualizado e sistema de empréstimo online (software Pergamum), por onde se procede à consulta de obras, renovação e consulta a prazos. A bibliografia básica e complementar do ementário do curso encontram-se disponíveis e periodicamente são indicadas para compras e atualizações.
Corpo Docente
O perfil docente contempla profissionais com amplo conhecimento e experiência nas áreas do conhecimento relativas ao previsto nas Diretrizes Curriculares para o Curso (Parecer CNE/CES 224/2012) e naquelas priorizadas no próprio PPC do curso.
A instituição conta atualmente em seu quadro de servidores docentes com vários profissionais que possuem perfil para atuar direta ou indiretamente na área de Oceanologia ou em áreas correlatas de interesse e que podem desta forma contribuir para o quadro docente do curso.
Tabela 1: Docentes pertencentes ao quadro permanente da UFSB que podem atuar no curso de Oceanologia segundo sua área específica de atuação.
Docentes | Titulação-Dedicação | Área específica - Área de atuação | |
Andresa Oliva | Dr.-DE | Geofísica Marinha - Oc. Geológica | aoliva@ufsb.edu.br |
Angelo Teixeira Lemos | Dr.-DE | Modelagem Numérica - Oc. Física | angelolemos@ufsb.edu.br |
Caio Vinicius Gabrig Turbay | Dr.-DE | Sedimentologia - Oc. Geológica | caio.turbay@ufsb.edu.br |
Carlos Werner Hackradt | Dr.-DE | Ecologia Marinha - Biologia Marinha | hackradtcw@ufsb.edu.br |
Catarina da Rocha Marcolin | Dr.-DE | Zooplâncton - Oc. Biológica | catmarcolin@ufsb.edu.br |
Cristiana Barros Nascimento Costa | Dr.-DE | Botânica - Biologia | cris.costa@ufsb.edu.br |
Danielle Oliveira | Dr.-DE | Direito Ambiental – Direito | docsbr@ufsb.edu.br |
Elaine Santos Dias | Dr.-DE | Matemática | elaine.santosd@ufsb.edu.br |
Elfany Reis do Nascimento Lopes | Dr.-DE | Geoprocessamento - Planejamento e Gestão Ambiental | elfany@ufsb.edu.br |
Fabiana Cézar Félix Hackradt | Dr.-DE | Ecologia Marinha - Oc. Biológica | fabianacfh@ufsb.edu.br |
Fabrício Berton Zanchi | Dr.-DE | Matemática - Modelagem e Meteorologia | fabricio.berton@ufsb.edu.br |
Felipe Micali Nuvoloni | Dr.-DE | Biologia animal – Zoologia Invertebrados | felipe.nuvoloni@ufsb.edu.br |
Florisvalda Da Silva Santos | Dr.-DE | Fitopatologia - Microbiologia | flvsantos@ufsb.edu.br |
Francisco Nascimento | Dr.-DE | Ensino de Física –Física | francisco.nascimento@ufsb.edu.br |
Gianfrancisco Schork | Dr.-DE | Aquicultura - Oc. Biológica | gianfrancisco.schork@ufsb.edu.br |
Igor Emiliano Gomes Pinheiro | Dr.-DE | Gerenciamento Costeiro – Oc. Biológica | igoregp@ufsb.edu.br |
Jaílson Santos de Novais | Dr.-DE | Palinologia - Botânica | jailson.novais@ufsb.edu.br |
Jorge Antonio da Silva Costa | Dr.-DE | Sistemática de Plantas - Botânica | jcosta@ufsb.edu.br |
Juliana Pereira de Quadros | Dr.-DE | Paleoceanografia - Oc. Geológica | jquadros@ufsb.edu.br |
Leonardo Evangelista Moraes | Dr.-DE | Ictiologia - Oc. Biológica | leomoraes@ufsb.edu.br |
Luiz Norberto Weber | Dr.-DE | Zoologia Vertebrados | luizweber@ufsb.edu.br |
Marcos Eduardo C. Bernardes | Dr.-DE | Recursos Hídricos - Oc. Física | marcos.bernardes@ufsb.edu.br |
Marcos Calazans | Dr.-DE | Álgebra - Matemática | marcos.fernandes@ufsb.edu.br |
Mario Marques | Dr.-DE | Química Analítica - Química | mario.marques@ufsb.edu.br |
Olivia Duarte | Dr.-DE | Genética - Biologia | olivia.duarte@ufsb.edu.br |
Roberto Rabbani | Dr.-DE | Direito Ambiental - Direito | rabbani@ufsb.edu.br |
Silvio Tarou Sasaki | Dr.-DE | Química Orgânica Marinha - Oc. Química | sasaki@ufsb.edu.br |
Tatiana Pinheiro Dadalto | Dr.-DE | Morfodinâmica - Oc. Geológica | tpdadalto@ufsb.edu.br |
Thiago Batista Mafra | Dr.-DE | Bioinformática - Biologia | thiagomafra@ufsb.edu.br |
Atividades complementares
Conforme Resolução CNE/CES 02/2018, as Atividades Complementares (AC) são componentes curriculares enriquecedores, implementadores do próprio perfil do formando e deverão possibilitar o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive as adquiridas fora do ambiente acadêmico, que serão reconhecidas mediante processo de avaliação.
As atividades complementares serão válidas para o cômputo de créditos para os alunos do curso de Oceanologia. Entre as atividades a serem computadas destaca-se o exercício da mobilidade acadêmica e participação em programas de intercâmbio, participação de comissão organizadora de eventos acadêmicos e científicos, participação em outros cursos extracurriculares da UFSB ou outras instituições, participação em projetos de pesquisa e extensão, publicação de trabalhos em periódicos científicos e em anais de congresso, participação em órgãos colegiados, participação em eventos técnico-científicos, artísticos e esportivos e realização de estágios não obrigatórios. De modo a se reforçar o caráter prático do curso, propõe-se que atividades como cursos de mergulho, arrais (autorização para pilotar embarcações), primeiros socorros em alto-mar, dentre outros, sejam reconhecidos enquanto atividades complementares à formação dos estudantes.
É obrigatória ao estudante de Oceanologia a realização de no mínimo 80 h de Atividades Complementares, que serão pontuadas e creditadas conforme Resolução UFSB no. 16/2015 e resolução específica do CFCAm, que trata especificamente dos critérios de pontuação das atividades complementares para os cursos do Centro de formação em Ciências Ambientais.
O/A estudante ingressante via regime de ciclos, egresso/a de cursos de 1o ciclo da UFSB, se assim desejar, poderá obter a convalidação da carga horária de atividades complementares realizadas durante o 1o ciclo, desde que estejam em consonância com os critérios da unidade acadêmica.
Embarque
Em concordância com a Resolução 02/2018 do CNE/CES, a atividade de embarque é um componente obrigatório ao curso de Oceanologia, que está inserido no rol de atividades complementares, visando à familiarização do oceanólogo com a coleta de dados oceanográficos, com o armazenamento e processamento de amostras a bordo, os serviços hidrográficos e a rotina a bordo. O estudante deverá realizar um mínimo de 100 h obrigatórias de atividade de embarque. O Embarque na Oceanologia equivale ao estágio obrigatório na UFSB, onde o Coordenador de Embarque do curso de Oceanologia sendo designado institucionalmente como o Coordenador de Estágios.
As oportunidades de embarques são viabilizadas em sua maioria pela atuação da Coordenação de Embarques, representado por um dos membros do Colegiado de Curso. São consideradas como carga horária de embarque o tempo de permanência a bordo de embarcação desatracada ou sobre plataformas fundeadas ou fixas, desde que não esteja ligada a terra firme. A comprovação desta atividade será realizada pelo Coordenador de Embarque através de um certificado emitido pelo pesquisador responsável pela expedição ou responsável pela embarcação (capitão ou equivalente), assim como a entrega de um relatório da atividade exercida durante o tempo do embarque. Os embarques poderão ser agendados/realizados em qualquer momento do curso de Oceanologia.
O estudante que realizar mais de 100 h de atividades embarcadas poderá requerer aproveitamento da carga horária extra, em até 40 h, como Atividades Complementares, segundo resolução específica do CFCAm.
Estágio Supervisionado Curricular
A realização do estágio supervisionado curricular (ESC) é facultativa aos estudantes de Oceanologia, e sua realização será incentivada pelos docentes e a instituição visto o diferencial obtido relativo ao desenvolvimento de competências e habilidades como trabalho em equipe, liderança, pró-atividade, etc, nos estudantes que a realizam de forma continuada. O/A aluno/a que realizar o estágio supervisionado poderá aproveitar a carga horária para cômputo de Atividade Complementar.
O ESC tem como objetivo aproximar o/a aluno/a das práticas profissionais nas áreas de interesse individual. Para isso, serão realizados convênios com Empresas Públicas e Privadas da região, assim como Órgãos Governamentais e Não Governamentais que possam contribuir com o aprendizado profissional dos/as nossos/as alunos/as, seja na área de pesquisa, inovação, empreendedorismo, conservação, produção, biotecnologia, saúde e demais áreas de interesse, sempre garantindo a aquisição de habilidades e competências profissionais na área da Oceanologia.
O ESC poderá ser desenvolvido em Empresas Públicas ou Privadas conveniadas com a UFSB e em laboratórios de pesquisa dentro da instituição, dedicadas às atividades de iniciação à prática profissional. O ESC poderá ser realizado a partir do 3o semestre do curso de Oceanologia. Os convênios são firmados através da Coordenação de Estágios do curso e o setor de convênios da UFSB, visando estabelecer relações que integrem o ensino e o mundo profissional, criando um ambiente de aprendizagem que ultrapassa a sala de aula. Além do coordenador de Estágios por parte da UFSB, há ainda o supervisor/orientador de estágio por parte da instituição onde ocorre o estágio.
O/A aluno/a deverá apresentar, ao final do Estágio, um relatório circunstanciado, elaborado de forma objetiva contendo a descrição das atividades desenvolvidas na Empresa e/ou laboratório, os resultados alcançados, além de críticas e sugestões quanto à aquisição de conhecimentos e habilidades.
Internacionalização
Os estudantes de oceanologia são estimulados a participar de eventos e cursos acadêmicos e/ou científicos internacionais assim como cursarem disciplinas com instituições conveniadas, que podem ser aproveitados como carga horária de atividade complementar de acordo com a resolução específica do CFCAm, ou como componentes curriculares livres, optativos e até obrigatórios caso se comprovem equivalentes. O estudante deve ficar atento aos editais promovidos pela Assessoria de Relações Internacionais da UFSB visando o intercâmbio de estudantes assim como ajuda financeira (bolsas e auxílios) visando a formação, participação e crescimento profissional e intelectual dos mesmos.
Trabalhos de campo e Embarques
Embarques no Laboratório de Ensino Flutuante - Ciências do Mar IV
Trabalho de campo - Componente curricular de Introdução a Oceanologia
Palestra sobre os impactos das manchas de óleo na Costa do Descobrimento
Amostragem da Rede Rio Doce Mar nos Recifes Esquecidos
Assistência estudantil
A Coordenação de Curso é aberta aos discentes do curso de Oceanologia e àqueles que tenham interesse em ingressar no curso, para diálogo sobre o curso, profissão e oportunidades. Horários são disponibilizados ao longo da semana para encontros presenciais, bem como um canal de acesso digital (e-mail: oceanologia@ufsb.edu.br) disponível para contato sempre que desejado. O corpo docente é particularmente solícito as demandas dos discentes, tendo se engajado em suas propostas, sugestões e críticas.
Além disso, a UFSB tem diversas formas de apoio ao discente como o Programa de Apoio à Permanência (PAP), que oferta bolsas e auxílios para os estudantes de graduação com renda familiar bruta per capita de até 1 salário mínimo. Cada auxílio e bolsa é destinado por meio de edital próprio e é financiado com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES - Decreto Federal no. 7.234/2010). A ideia é contribuir para a permanência e o sucesso na trajetória acadêmica dos discentes.
Existem também ações/intervenções de saúde, cultura, esporte e lazer, dimensões entendidas como fundamentais para a qualidade de vida do estudante e da comunidade. Confira abaixo os auxílios e as bolsas ofertadas no Programa de Apoio à Permanência:
Auxílio Instalação auxilia os estudantes com gasto de alimentação enquanto desempenham suas atividades acadêmicas. O seu valor é variável conforme renda familiar bruta per capita do estudante. Os estudantes com as menores rendas per capitas, recebem os maiores valores por dia letivo.
Auxílio Transporte subsidia as despesas com transporte que os estudantes possuem para se deslocar de casa ou do trabalho para desempenhar suas atividades acadêmicas. O auxílio possui valores diferenciados conforme a distância.
Auxílio Moradia subsidia a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social que necessitam mudar de cidade para estudar, permitindo que o estudante tenha autonomia para escolher com quem dividir as despesas de habitação. Destaca-se que este auxílio também é pago no período de férias.
Auxílio Creche permite que estudantes com filhos na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, possam pagar cuidadores, creche ou pré-escola para seus filhos, enquanto desenvolvem suas atividades acadêmicas. Os estudantes atendidos devem ter o perfil de necessitar de apoio de instituições ou terceiros para desempenhar suas atividades acadêmicas.
Bolsa de Monitoria Exclusiva seleciona monitores para dar suporte a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação na UFSB, auxiliando na permanência, participação e aprendizagem deles.
Bolsa de Apoio à Permanência possui um duplo caráter: social, pois se utiliza de critérios socioeconômicos para selecionar os bolsistas e contribui com a permanência destes na UFSB, e o caráter acadêmico, pois possibilita aos estudantes desenvolver atividades de pesquisa, extensão, ensino, gestão, sustentabilidade, através da execução dos Planos de Atividades orientados por docentes ou técnicos administrativos da USFB.
Auxílio a Eventos, este auxílio possibilita a participação de estudantes da UFSB em eventos nacionais e internacionais de diferentes formatos e áreas.
Contatos
Coordenador do curso: Prof. Angelo Teixeira Lemos
Endereço: Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB - Campus Sosígenes Costa – Centro de Formação em Ciências Ambientais, BR 367, Km 10 - Rod. Porto Seguro-Eunápolis Caixa Postal 108, Porto Seguro, BA - CEP: 45810-000.
II Semana Acadêmica de Oceanologia
Para realizar sua inscrição acessar o LINK
Para mais informações acesse as redes sociais do curso de Oceanologia e da II Semana Acadêmica de Oceanologia (@saoufsb).
Esta será a programação do evento
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