Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias
Apresentação do Curso
A Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias (LILT) do Campus Sosígenes Costa (CSC), tal como constituída na UFSB, abrange a oferta de componentes curriculares específicos de língua portuguesa, estudos linguísticos, estudos literários e línguas estrangeiras; assim como componentes do campo político-cidadão e também os da interface das linguagens com outras áreas do conhecimento, naquilo que diz respeito não à ênfase nos seus conteúdos, mas, sim, à atenção às relações imprescindíveis para a constituição do sujeito-professor/a da educação básica. A pluralização do termo Linguagens reporta-se não à incorporação dos componentes de Artes, Educação Física e Matemática, tal como proposto por políticas governamentais recentes, como as Bases Nacionais Comuns Curriculares, mas, sim, às relações inter e multidisciplinares que se tecem a partir das grandes áreas de língua portuguesa, literatura e línguas estrangeiras. A proposição é construir junto com o/a estudante diversas possibilidades de ensino a serem fomentadas a partir do tratamento dado à língua. A LILT CSC compreende uma formação específica profissional na área de graduação, no que diz respeito aos conteúdos específicos relacionados à área de Letras e Linguística.
A LILT está vinculada ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa (IHAC/CSC), em Porto Seguro. Em consonância com os objetivos da Universidade, almeja ser uma referência de excelência no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, dando ênfase à indissociabilidade dessas ações acadêmicas, mediante a concepção de que devem ser complementares, sedimentadas por planos de ação que deem conta de proporcionar ao/à estudante a vivência com os aspectos comuns que há entre elas. Engajar-se como sujeito produtor de conhecimento significa, desse modo, transitar entre uma(s) e outra(s) ao mesmo tempo, criando novas formas de se relacionar com o espaço acadêmico que proporcionem um trânsito mais efetivo com a futura docência na educação básica.
Para a sua materialização, a LILT CSC constrói-se com base em uma arquitetura curricular de oferta de componentes curriculares obrigatórios (teóricos e práticos), de componentes curriculares optativos, de estágios supervisionados, de componentes curriculares de extensão, além de promover o protagonismo discente para o desenvolvimento de atividades de extensão e de atividades complementares. Isso possibilita uma formação acadêmica que articula permanentemente a formação teórica com inúmeras práticas, em particular, através da proposição de laboratórios interdisciplinares com foco em uma formação para o ensino na educação básica de língua portuguesa e de literaturas. Estas últimas entendidas como plurais e diversas na contemporaneidade. Para atingir os seus objetivos, o curso está estruturado em oito semestres letivos, no período noturno.
Numa dimensão educativa, o estudo de procedimentos metodológicos nas áreas de língua portuguesa, de estudos linguísticos, de estudos literários e de línguas estrangeiras estimula o respeito às diferenças culturais, sociais, de crenças e de etnias. O enfoque dado a esse entrecruzamento de possibilidades pedagógicas busca responder aos enfrentamentos acerca da necessária reestruturação dos cursos de Licenciatura. Essa tem sido uma demanda constante, advinda tanto das políticas públicas para a área, como das contribuições de pesquisas acadêmicas. Pretende-se, portanto, garantir uma formação ampla e interdisciplinar que articule teorias e práticas pedagógicas com base na compreensão e interpretação permanente das realidades da educação básica. Desta forma, espera-se que o/a egresso/a do curso promova, de modo autônomo, um ensino inovador, crítico e inclusivo como futuro/a professor/a de língua portuguesa e de literaturas.
O/A licenciado/a na LILT CSC terá as seguintes habilidades e competências necessárias para o trabalho na educação básica (ensino fundamental (anos finais), médio e EJA):
- Conhecer e dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental (anos finais), médio e na educação de jovens e adultos;
- Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento do/a estudante, utilizando o conhecimento já sedimentado das áreas a serem trabalhadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como a capacidade de analisar e mediar situações de ensino e aprendizagem na área de linguagens;
- Refletir sobre a linguagem e estabelecer relações com a cultura, a produção e a aquisição de conhecimento, indicando também relações com os processos de aprendizagem e com a construção de discursos na constituição do sujeito;
- Conhecer e respeitar a diversidade linguística e cultural dos alunos, identificando-as em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;
- Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula, e de forma interdisciplinar, para a elaboração dos conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo;
- Produzir materiais didáticos inovadores, levando em conta as características e necessidades dos/as estudantes e, ao mesmo tempo, as demandas comunicativas, notadamente o uso da tecnologia e de plataformas educativas digitais;
- Diversificar a avaliação de aprendizagem, utilizando estratégias que permitam, mediante resultados alcançados pelos/as estudantes, reformular metodologias e criar intervenções pedagógicas com o objetivo de melhora do desempenho e das competências dos/as estudantes;
- Desenvolver pesquisas que o/a habilite a refletir criticamente sobre o processo de construção de conhecimento interdisciplinar e mediado por novas tecnologias;
- Contribuir para o incremento do repertório científico, estético e cultural, constituindo-o ferramenta de leitura, análise, interpretação e crítica de variados textos, considerando suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem e de formação docente no ensino fundamental (anos finais), no ensino médio e na educação de jovens e adultos;
- Interagir com as manifestações culturais da comunidade na qual se situa, demonstrando sensibilidade na apreciação, análise e interpretação dos processos culturais e artísticos visuais, verbais, musicais e performáticos.
Matriz Curricular
período |
componente curricular |
natureza do componente curricular |
carga horária |
pré-requisito |
1º |
Formação Geral – CC do Eixo Ciências na formação cidadã |
Optativo |
60h |
Não há. |
1º |
Formação Geral - CC do Eixo Matemática e computação |
Optativo |
60h |
Não há. |
1º |
Formação Geral - CC do Eixo Línguas estrangeiras |
Optativo |
60h |
Não há. |
1º |
Formação Geral – CC do Eixo Artes e humanidades na formação cidadã |
Optativo |
60h |
Não há. |
1º |
Formação Geral – CC do Eixo Produções Textuais Acadêmicas |
Optativo |
60h |
Não há. |
2º |
Bases epistemológicas da educação |
Obrigatório |
60h |
Não há. |
2º |
CC do Eixo Matemática e computação ou CC do Eixo Produções Textuais Acadêmicas (ainda não cursado) |
Optativo |
30h |
Não há. |
2º |
Gramática tradicional: descrição e prescrição |
Obrigatório |
90h |
Não há. |
2º |
Formação Geral – CC do Eixo Artes e humanidades na formação cidadã (ainda não cursado) |
Optativo |
60h |
Não há. |
2º |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: aprendizagem por projetos |
Obrigatório |
90h |
Não há. |
3º |
Políticas públicas e gestão escolar |
Obrigatório |
60h |
Não há. |
3º |
Fundamentos de fonética e fonologia |
Obrigatório |
60h |
Não há. |
3º |
Introdução à linguística |
Obrigatório |
90h |
Não há. |
3º |
Introdução aos estudos literários |
Obrigatório |
90h |
Não há. |
3º |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: diversidade e variação linguística |
Obrigatório |
75h |
Não há. |
4º |
Libras |
Obrigatório |
60h |
Não há. |
4º |
Prosa |
Obrigatório |
90h |
Introdução aos estudos literários |
4º |
Morfossintaxe: teoria e prática |
Obrigatório |
90h |
Não há. |
4º |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: ensino de língua materna |
Obrigatório |
75h |
Não há. |
4º |
Optativo |
Optativo |
60h |
Não há. |
5º |
Educação ambiental e sustentabilidade |
Obrigatório |
30h |
Não há. |
5º |
Educação e direitos humanos |
Obrigatório |
30h |
Não há. |
5º |
Poesia |
Obrigatório |
90h |
Introdução aos estudos literários |
5º |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: multiletramentos e hipertextualidade |
Obrigatório |
75h |
Não há. |
5º |
Estágio Supervisionado em Linguagens I |
Obrigatório |
120h |
Não há. |
5º |
Optativo |
Optativo |
60h |
Não há. |
6º |
Educação, gênero e diversidade sexual |
Obrigatório |
30h |
Não há. |
6º |
Educação inclusiva |
Obrigatório |
30h |
Não há. |
6º |
Semântica |
Obrigatório |
60h |
Introdução à linguística |
6º |
Estágio Supervisionado em Linguagens II |
Obrigatório |
120h |
Estágio Supervisionado em Linguagens I |
6º |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: elaboração de material didático |
Obrigatório |
75h |
Não há. |
6º |
Optativo |
Optativo |
60h |
Não há. |
7º |
Educação e relações étnico-raciais |
Obrigatório |
30h |
Não há. |
7º |
Ensino de literatura e leitura literária |
Obrigatório |
90h |
Não há. |
7º |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: avaliação em processos de ensino-aprendizagem |
Obrigatório |
75h |
Não há. |
7º |
Estágio Supervisionado em Linguagens III |
Obrigatório |
120h |
Estágio Supervisionado em Linguagens I |
7º |
Optativo |
Optativo |
60h |
Não há. |
7º |
Trabalho de conclusão de curso I |
Obrigatório |
90h |
Não há. |
8º |
Estágio Supervisionado em Linguagens IV |
Obrigatório |
45h |
Estágio Supervisionado em Linguagens II e Estágio Supervisionado em Linguagens III |
8º |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: teatro na sala de aula |
Obrigatório |
75h |
Não há. |
8º |
Optativo |
Optativo |
60h |
Não há. |
8º |
Optativo |
Optativo |
60h |
Não há. |
8º |
Livre |
Livre |
60h |
Não há. |
8º |
Trabalho de conclusão de curso II |
Obrigatório |
90h |
Trabalho de conclusão de curso I |
1º ao 8º |
Extensão (CCEx e/ou ACEx) |
Obrigatório |
350h |
Não há. |
1º ao 8º |
Atividades complementares |
Obrigatório |
100h |
Não há. |
3.465h |
Ao término de seu percurso acadêmico, o/a estudante terá integralizado a seguinte carga horária:
LI em Linguagens e suas tecnologias |
Carga horária |
Grupo I – Base comum (conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos) |
810h |
componentes curriculares da Formação Geral |
390h |
componentes curriculares do Núcleo Comum das LIs |
420h |
Grupo II – Conteúdos específicos |
1700h |
componentes curriculares de conhecimentoLI em Linguagens e suas tecnologias |
750h |
componentes curriculares optativos |
360h |
componentes curriculares livres |
60h |
Trabalho de Conclusão de Curso |
180h |
Extensão (CCEx e/ou ACEx) |
350h |
Grupo III – Práticas pedagógicas |
855 |
Laboratórios interdisciplinares em Linguagens (obrigatórios) |
450h |
Estágio Supervisionado em Linguagens |
405h |
Atividades complementares |
100h |
Carga horária total: |
3.465 horas |
.
Documentos
- Arquivo Identificação do curso
- Arquivo Representação gráfica de um perfil de formação
- Arquivo PPC (Versão final 2023)
Corpo Docente
Ana Cristina Santos Peixoto (http://lattes.cnpq.br/3020458823430194)
Anne Greice Soares La Regina (http://lattes.cnpq.br/7904033192775636)
Christianne Benatti Rochebois (http://lattes.cnpq.br/8510186717586728)
Daniane Pereira (http://lattes.cnpq.br/1168533528544836)
Gabriela Rodella de Oliveira (http://lattes.cnpq.br/0903463996787375)
Fernanda Luzia Lunkes (http://lattes.cnpq.br/4507366472893400)
José Vicente Santos Mendes (http://lattes.cnpq.br/5042460635103414)
Keila Mara de Araújo Maciel (http://lattes.cnpq.br/9480256079742777)
Luciana Beatriz Bastos Ávila ( http://lattes.cnpq.br/7638578875337232)
Sérgio Barbosa de Cerqueda (http://lattes.cnpq.br/6878738104770943)
Silvia La Regina (http://lattes.cnpq.br/0878350082067679)
Suellen Thomaz de Aquino Martins ( http://lattes.cnpq.br/5157395807218799
Entre em Contato
Coordenador: Sérgio Barbosa de Cerqueda (http://lattes.cnpq.br/6878738104770943)
Vice-coordenadora: Gabriela Rodella de Oliveira (http://lattes.cnpq.br/0903463996787375)
Contato: li.linguagens.csc@ufsb.edu.br
Instagram: https://www.instagram.com/linguagens.csc/
Redes Sociais