Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas tecnologias
Apresentação do Curso
Título profissional: Licenciado/a em Matemática e Computação
Código E-mec: 1293195
Área de Conhecimento: Educação
Modalidade: Presencial
Duração: 3 anos e 1 quadrimestre (10 quadrimestres)
Turno: Noturno
Número de vagas autorizadas: 50 vagas anuais
Área de Atuação:
O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação da UFSB é um curso reconhecido pelo MEC com conceito de avaliação 3. Com isso, o curso está habilitado para emitir diplomas de graduação aos concluintes. Os egressos da L.I. em Matemática e Computação podem atuar nas seguintes áreas:
- Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) lecionando matemática e/ou computação;
- Cursos técnicos subsequentes ou integrados ao ensino médio;
- Escolas não formais;
- Empreender nas áreas de educação, matemática e computação;
- Seguir uma carreira acadêmica complementando sua formação com cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas de educação, matemática, computação, modelagem matemática e computacional, entre outras.
Os cursos de Licenciatura Interdisciplinar (L.I.) são uma realidade recente das instituições de ensino superior brasileiras e surgiram a partir da necessidade de se formar docentes com uma prática mais próxima da realidade, que se mostra cada vez mais complexa em comparação com uma única disciplina específica.
Nesse contexto, matemática e computação aparecem como duas áreas praticamente inseparáveis, desde sua criação. Com isso, o licenciado em matemática e computação é um profissional preparado para tratar de diversas questões do cotidiano dos alunos, fazendo com que os conhecimentos das duas áreas sejam abordados dentro de um contexto significativo para eles.
De encontro a isso, o raciocínio computacional já é considerado como uma das habilidades básicas para o desenvolvimento do ser humano, juntamente com a oralidade, escrita e raciocínio lógico matemático. Logo, um profissional que possa contribuir com o desenvolvimento dessa habilidade em seus alunos desde a educação básica é cada vez mais necessário.
Perfil do Egresso:
O egresso da LI MCT acumulará um repertório de habilidades e competências advindas da pluralidade de conhecimentos teóricos e práticas vivenciadas em seu itinerário formativo, tornando-se um docente, destacadamente:
- Sensível às realidades socioculturais e educacionais vividas por cada um dos estudantes com quem dialogará em seu exercício, tomando para si uma postura investigativa, integrativa e propositiva;
- Comprometido/a com a ressignificação da educação matemática e a introdução do pensamento computacional e algorítmico na Educação Básica, reconhecendo a importância da matemática e da computação na vida cotidiana e reconhecendo outros espaços e modos de produção de conhecimento, valorizando os diversos saberes;
- Reconhecedor(a) dos estudantes como corresponsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem, dando-lhes autonomia criativa e inovativa.
Além disso, as seguintes macro competências, habilidades, atitudes e valores integrarão o perfil do egresso:
- Capacidade de atuar em áreas de interface entre a matemática e a computação;
- Capacidade de comunicação e argumentação em suas múltiplas formas, inclusive, fazendo uso da linguagem matemática e do raciocínio computacional;
- Compreensão do impacto da matemática, da computação e suas tecnologias na sociedade;
- Capacidade criativa, inovadora e empreendedora, fazendo bom uso das novas tecnologias na análise e resolução de situações-problema;
- Capacidade de trabalho em equipe e atitude ética nas relações interpessoais, acadêmicas e profissionais;
- Comprometimento com a sustentabilidade e o uso racional de recursos;
- Compreensão da necessidade de contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades.
Em outras palavras, o egresso será um profissional transformador, atuando como agente de formação cidadã, capaz de enfrentar os desafios contemporâneos advindos das rápidas mudanças de natureza tecnológica e epistemológica que influenciam diretamente no mundo contemporâneo.
Matriz Curricular
Os cursos oferecidos pela UFSB são pautados na interdisciplinaridade, flexibilidade curricular e pluralidade pedagógica, assegurando a autonomia do estudante na escolha de seus percursos formativos.
Desse modo, a arquitetura curricular da LI em Matemática e Computação e suas Tecnologias é composta por Componentes Curriculares:
FORMAÇÃO GERAL: 900 horas
FORMAÇÃO ESPECÍFICA: 2110 horas
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 200h
A validação das Atividades Complementares é feita pelo Colegiados de curso em consonância com a Resolução Consuni 16/2015 .
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3210 horas
Especificamente, a Formação Específica, é composta pelos seguintes eixos:
- CCs da formação de professores: 330h;
- Estágio supervisionado: 400h;
- Oficinas pedagógicas: 360h;
- Laboratório de Ideias: 120h;
- CCs obrigatórios específicos das áreas de Matemática e Computação: 390h;
- CCs optativos do conjunto à escolha restrita: 300h;
- CCs optativos à livre escolha: 210h.
Na representação gráfica abaixo temos uma apresentação dos Componentes Curriculares que compõem a formação geral:
Etapa de Formação Geral |
||||||
Quad 01 |
Quad 02 |
Quad 03 |
||||
CC |
CH |
CC |
CH |
CC |
CH |
|
Experiências do Sensível |
60h |
Universidade e Desenvolvimento Regional |
60h |
Univeraidade e Contexto Planetário |
60h |
|
Universidade e Sociedade |
60h |
Expressão Oral em Língua Inglesa |
60h |
Compreensão e Escrita em Língua Inglesa |
30h |
|
Língua, Território e Sociedade |
60h |
Leitura, Escrita e Sociedade |
30h |
Oficina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Educação |
60h |
|
Matemática e Espaço |
60h |
Matemática e Cotidiano |
30h |
Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Educação |
60h |
|
Campo da Educação: saberes e práticas |
60h |
Introdução ao Raciocínio Computacional |
30h |
Cultura Complementar 1 |
30h |
|
Cultura Complementar 1 |
60h |
Cultura Complementar 2 |
60h |
|||
Cultura Complementar 2 |
30h |
|||||
300h |
300h |
300h |
||||
900h |
||||||
Nesta representação temos uma apresentação dos CCs que compõem a Formação Específica:
Formação Específica |
Quad 04 |
CC |
Bases Epistemológicas da Educação |
Estágio Supervisionado I |
Infinito e Infinitesimal |
Raciocínio Computacional |
Oficina: Funções, Geometria e Computadores |
300h |
Fomação de Professores |
|
CH |
60h |
60h |
60h |
60h |
60h |
330h |
||||
Quad 05 |
CC |
Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar |
Estágio Supervisionado II |
Geometria das Transformações |
Computabilidade e Eficiência |
Oficina: Torneio de Jogos |
300h |
Estágio Supervisionado |
||
CH |
60h |
60h |
60h |
60h |
60h |
405h |
||||
Quad 06 |
CC |
Educação e Direitos Humanos |
Educação Ambiental e Sustentabilidade |
Estágio Supervisionado III |
Números e Estruturas da Educação Básica |
Robótica Educativa |
Oficina: A Escola na Universidade |
300h |
Oficinas Pedagógicas |
|
CH |
30h |
30h |
60h |
60h |
60h |
60h |
360h |
|||
Quad 07 |
CC |
Educação Inclusiva |
Educação, Gênero e Diversidade Sexual |
Estágio Supervisionado IV |
Laboratório de Ideias: Hipatia de Alexandria |
Oficina: Modelagem e Interpretação de Contextos Reais |
Opativo |
300h |
Laboratório de Ideias |
|
CH |
30h |
30h |
60h |
60h |
60h |
60h |
120h |
|||
Quad 08 |
CC |
Educação e Relações Étnico-Raciais |
Estágio Supervisionado V |
Computadores e Transformação Social |
Oficina: Matemática e Computação a Favor da Inclusão |
Optativo |
Livre |
300h |
Formação Específica |
|
CH |
30h |
60h |
30h |
60h |
60h |
60h |
390h |
|||
Quad 09 |
CC |
LIBRAS |
Estágio Supervisionado VI |
Oficina: Circuito Tutorial e Aprendizagem Ativa |
Optativo |
Livre |
300h |
Optativos |
||
CH |
60h |
60h |
60h |
60h |
60h |
300h |
||||
Quad 10 |
CC |
Laboratório de Ideias: Ada de Lovelace |
Estágio Supervisionado VII |
Optativo |
Optativo |
Livre |
Livre |
315h |
Livres |
|
CH |
60h |
45h |
60h |
60h |
60h |
30h |
210h |
Formas de Ingresso
O ingresso na Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias se dá exclusivamente com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC) ou por meio de processo seletivo próprio para a rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (CUNIs).
As vagas ofertadas dividem-se em vagas de ampla concorrência e vagas reservadas para políticas de ação afirmativa, estas últimas divididas nas modalidades definidas na Lei n. 12.711/2012, respeitando sua gradação de critérios quanto ao ensino médio público, à renda familiar per capita e/ou à heteroidentificação étnico-racial.
Infraestrutura
Biblioteca com obras básicas e complementares constantes no PPC do curso;
Catálogo online de acesso público do Sistema de Bibliotecas da UFSB- PERGAMUN
Laboratórios Interdisciplinares:
A UFSB - Campus Paulo Freire possui atualmente 02 Laboratórios Interdisciplinares que atendem a área de ciências. Todos laboratórios são compartilhados com atividades de ensino e pesquisa.
O laboratório interdisciplinar I
O laboratório interdisciplinar II
Além disso, está em construção o complexo pedagógico do Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas, onde está previsto a construção de 10 novos laboratórios, dentre eles os laboratórios: Microscopia; Química, Bioquímica e Farmacologia; Biologia Celular, Biologia Molecular e Histologia; Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Patologia; Laboratório de Competências Digitais; e Estação Digital.
Colegiado
Autoavaliação
Prezado(a) Acadêmico(a)
Sua avaliação do Curso de LI em Matemática e Computação e suas tecnologias é importante para que possamos buscar continuamente a melhoria do Curso.
Por favor, acesse o link:
Contatos
- Coordenador/a: Prof. Me. Vinicius Nascimento Rufino
- Vice-coordenador/a: Prof. Me. Mydiã Falcão Freitas
- E-mail: li.mct.cpf@ufsb.edu.br
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