Eixos Temáticos
A estrutura curricular do curso se norteia por cinco eixo temáticos distribuídos ao longo dos quadrimestres, de forma a abranger diferentes áreas e prover uma formação sólida baseada na interdisciplinaridade.
EIXO TEMÁTICO
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DESCRIÇÃO |
Logística de Transportes |
Área que envolve a escolha do melhor tipo de transporte (modal) para conduzir determinada quantidade de mercadoria com segurança pelo menor custo e tempo |
Engenharia de Transportes |
Área básica que tem por finalidade construir, manter, gerir e operar sistemas de transportes essenciais para a mobilidade |
Planejamento Urbano |
Área responsável por estudar o crescimento e funcionamentos das cidades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de áreas urbanas existentes ou a serem planeadas |
Otimização em Transportes |
Área que estuda formas de melhorar a execução de processos de negócios na cadeia logística de modo a reduzir ou eliminar o desperdício de tempo e recursos, gastos desnecessários, gargalos e erros. |
Logística Verde |
Área da logística que tem por objetivo ampliar o desenvolvimento sustentável de uma cidade, estado ou país através de ações que visam reduzir os impactos ambientais gerados pelos processos logísticos |
Projetos de Pesquisa
Nome do Projeto |
Física Estatística e Sistemas Complexos - FESC |
Vigência |
2016 - atual |
Descrição |
O grupo de pesquisa Física Estatística e Sistemas Complexos pretende desenvolver atividades de pesquisa nas áreas de Física Estatística Fora do Equilíbrio, Modelagem de Sistemas Complexos e Simulação e Optimização de Sistemas Multiagentes, contribuindo na formação de recursos humanos em alto nível científico e no desenvolvimento da ciência na região sul da Bahia. |
Nome do Projeto |
Mapeamento, percepções e padrões de interação de praticantes de atividade física e esportes no Município de Ilhéus/BA: projeto MoveIlhéus |
Vigência |
2019-atual |
Descrição |
Um número bem reduzido de pessoas na maioria dos países praticaatividade física regular, mesmo reconhecendo os benefícios da adoção de um comportamento ativo para a saúde. Modelos ecológicos tem elucidado potenciais fatores de interação praticante-ambiente de prática que oportunizam ou dificultam tais práticas. Nesta linha de estudos, o objetivo deste projeto é caracterizar a prática de atividade física e esporte na cidade de Ilhéus e favorecer a comunicação interpessoal dos praticantes nos ambientes de prática. Para tanto, o projeto está dividido em três estudos. No primeiro estudo buscaremos mapear os locais de prática de atividade física bem como a percepção dos praticantes em relação aos locais indicados, considerando a acessibilidade, mobilidade e percepção de risco. Utilizaremos a metodologia SoftGIS para realizar o levantamento e registro dos dados. No segundo estudo, buscaremos monitorar o custo metabólico de praticantes de diversas modalidades, relacionando as experiências físico-motoras dos praticantes, baseado na acelerometria e escalas de percepção de afetividade e de esforço. Por fim, no terceiro estudo, todos os dados levantados serão sistematizados e organizados em um aplicativo para divulgação e melhoramento da comunicação e interação entre praticantes e ambientes de prática na cidade. |
Nome do Projeto |
Problemas de Roteamento de Veículos Aplicados ao Planejamento Logístico do Transporte Escolar e Urbano de Itabuna e Região |
Vigência |
2020-atual |
Descrição |
Problemas de otimização combinatória são encontrados em diversos setores da sociedade e têm, de modo geral, o objetivo de minimizar ou maximizar um determinado aspecto de um cenário real. No contexto logístico, são frequentemente encontrados no setor industrial, de serviços ou de transporte público urbano, motivando uma série de propostas acadêmicas relevantes. Neste sentido surge o Problema de Roteamento de Veículos (PRV) do qual representa uma classe de problemas, computacionalmente intratáveis, importantes no âmbito da logística e mobilidade urbana. Devido a esta complexidade, ainda são necessárias pesquisas para resolvê-los de forma satisfatória. Desta maneira, neste projeto é proposto uma abordagem baseada em algoritmos meta-heurísticos para tratar PRVs vinculados a problemas de transporte escolar e urbano na região do sul da Bahia. Para atingir as metas em questão, um grupo de pesquisa composto por docentes com vasta experiência no tema de otimização combinatória, mobilidade urbana e matemática computacional irá trabalhar em conjunto com estudantes da instituição que, por sua vez, irão estudar e desenvolver métodos heurísticos eficientes para resolver os PRVs identificados no cenário regional. |
Projetos de Extensão
Nome do Projeto |
Projeto UFSB/CJA nas escolas públicas |
Vigência |
2019 - atual |
Descrição |
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) contribui para o desenvolvimento regional por meio de suas ações no âmbito da educação, ao disponibilizar aos alunos de ensino médio da região outras formas de entrada na universidade para que consigam obter uma graduação, por exemplo. Contudo, a procura da universidade pelos alunos ainda é baixa, dado que a mesma é pouco conhecida por ser recém criada e por ter uma arquitetura curricular diferente de outras universidades brasileiras. Neste contexto, este projeto tem o objetivo de aumentar a visibilidade institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia nas escolas da rede pública da área de abrangência e ao entorno do campus Jorge Amado. Para isso, atividades de extensão universitária, por meio deste projeto, irá promover o marketing institucional da UFSB, realizando ações nessas escolas, como palestras e workshops, criação de stands, distribuição de material de divulgação, visitas guiadas das escolas no campus CJA, entre outros. A realização dessas atividades contribuirá para o desenvolvimento e a transformação social dos alunos e da região, ao estimular seu ingresso em uma universidade e auxiliá-lo na escolha de um curso de graduação ao divulgar os existentes na UFSB. Assim, espera-se que aumentar a visibilidade e a procura pela USFB, assim como sua interação com as escolas. |
Produção Científica
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BECKER, R. M. ; STEIN, P. P. . Análise das calçadas e travessias de um trecho de orla de praia urbana por meio de um índice de caminhabilidade. FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA, v. 16, p. 130-142, 2020. |
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NASCIMENTO, D. O. do ; STEIN, P. P. . (Des)integração urbana e precariedade no acesso aos equipamentos comunitários: estudo de caso em conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus, Bahia / Urban (dis)integration and precarious access to community facilities: a case study in housing of the Minha Casa, Minha Vida Program in Ilhéus, Bahia. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 3, p. 2417-2431, 2020. |
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SANTOS, E.; PENNA, P. H. V. ; COELHO, I. M. ; SOARES, H. D. ; OCHI, L. S. ; SIMONETTI, L. . Logistics SLA optimization service for transportation in smart cities. In: 2018 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2018, Rio de Janeiro. 2018 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2018. p. 1. |
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STEIN, P. P.; SILVA, A. N. R. . Barriers, motivators and strategies for sustainable mobility at the USP campus in São Carlos, Brazil. CASE STUDIES ON TRANSPORT POLICY, v. 6, p. 329-335, 2018. |
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