Tendo em vista a necessidade de que o/a Engenheiro/a de Transportes e Logística tenha uma formação básica sólida e ampla, que lhe permita atuar em qualquer área do campo de Transportes e Logística, adota-se, portanto, um modelo curricular estruturado em eixos de conteúdos e atividades.
Cada eixo é composto por um conjunto de conteúdos curriculares, logicamente agrupados, e relacionados a uma área específica de conhecimento no currículo, assim organizados: Matemática, Física, Química, Fundamentos de Engenharia, Geomática, Algoritmos e Otimização, Planejamento de Transportes, Logística, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Planejamento Urbano, Infraestrutura de Transportes, além de componentes diferenciados e que se encaixam no quesito de integração curricular. Deste modo, alinhado aos preceitos mostrados previamente, tem-se a Arquitetura Curricular do Curso de Bacharelado em Engenharia de Transportes e Logística da UFSB.
O currículo do Curso de Bacharelado em Engenharia de Transportes e Logística é estruturado de forma a considerar apenas os pré-requisitos necessários para o desenvolvimento lógico dos conteúdos abordados. Desta maneira, a matriz curricular do Curso de Engenharia de Transportes e Logística apresentada previamente na forma de fluxograma, está em conformidade com as normativas estabelecidas pela Resolução CNE/CES n° 01/2021. A carga horária do Curso está dividida em quatro núcleos:
- ● Formação Geral;
- ● Núcleo Básico;
- ● Núcleo Profissionalizante; e
- ● Núcleo Específico.
Formação Geral
A Formação Geral é um currículo comum aos cursos da UFSB composto por uma carga horária obrigatória de CCs que visam auxiliar na transição da educação básica para o ensino superior a partir do reconhecimento da Universidade como espaço heterogêneo de compartilhamento de saberes que têm como princípio a interação dialógica, criativa e crítica.
A Formação Geral objetiva preparar o/a estudante para a vivência acadêmica e cidadã, com ênfase na complexidade das relações entre ciência, tecnologia e sociedade; no aprimoramento de práticas contemporâneas de interação e no reconhecimento da importância da arte e da cultura na constituição dos sujeitos
A Formação Geral é estruturada em cinco eixos temáticos, cada um composto por um rol de CCs que os/as estudantes podem cursar a sua escolha, preferencialmente no início do Curso (primeiros semestres letivos). O Quadro abaixo mostra o conjunto de CCs da Formação Geral dividido pelos eixos temáticos que os/as estudantes de Engenharia de Transportes e Logística deverão cursar no seu percurso.
Eixo Temático
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Componente Curricular
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Carga Horária |
Artes e Humanidades na Formação Cidadã |
Arte e território |
60h |
Experiências do sensível |
60h |
Humanidades, Interculturalidades e Metamorfoses Sociais |
60h |
Introdução à Administração |
60h |
Universidade e Sociedade |
60h |
Eixo Ciências na Formação Cidadã |
Ciência e Cotidiano |
60h |
Ciência, Sociedade e Ética |
60h |
Ética e Responsabilidade Sócio-ambiental |
60h |
Saúde Única: Humana, Animal e Ambiental |
60h |
Matemática e Computação |
Pré-cálculo |
60h |
Ambientes Virtuais e Colaborativos de Ensino Aprendizagem |
30h |
Fundamentos da Computação |
30h |
Fundamentos de Estatística |
30h |
Fundamentos de Matemática |
30h |
Introdução à Lógica |
60h |
Línguas Estrangeiras |
Estratégias de Leitura em Língua Inglesa |
60h |
Língua Inglesa e Cultura |
60h |
Produções Textuais Acadêmicas |
Oficina de Textos Acadêmicos |
60h |
Artigo Científico e Exposição Oral |
60h |
Autoria na Produção do Texto Acadêmico |
30h |
É importante destacar que é obrigatório para o/a estudante cumprir um total de 60 horas por eixo temático, totalizando uma carga horária total de 300 horas a serem cumpridas na Formação Geral.
Núcleo Básico
Os CCs do Núcleo Básico envolvem um grupo de conteúdos obrigatórios, ligados aos fundamentos científicos e tecnológicos, que estabelecem as bases de formação geral em Engenharia. Incluem este núcleo, portanto, os CCs de introdutórios das áreas de Física, Química e Matemática e Estatística. O arranjo dos CCs do Núcleo Básico foi pensado na perspectiva de desenvolver o raciocínio lógico e a construção da base para a formação tecnológica, possibilitando, assim, a construção das habilidades e das posturas reconhecidamente necessárias ao/à engenheiro/a.
Partindo deste pressuposto, os CCs do Núcleo Básico foram distribuídos majoritariamente ao longo dos seis primeiros semestres, pensando em dar ao/à futuro/a Engenheiro/a de Transportes e Logística uma formação inicial sólida e robusta em ciências. O Quadro abaixo lista e detalha o rol de CCs do Núcleo Básico do Bacharelado em Engenharia de Transportes e Logística. Deste modo, a carga horária total de componentes do núcleo básico do Curso de Engenharia de Transportes e Logística é de 930 horas.
Eixo Temático
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Componete Curricular
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Carga Horária |
Matemática |
Álgebra Linear |
300h |
Cálculo I |
Cálculo II |
Cálculo III |
Geometria Analítica |
Estatística |
Estatística Básica |
60h |
Algoritmos e Programação
|
Programação I |
60h |
Física |
Física Experimental I |
270h |
Física Experimental II |
Física Experimental III |
Física I |
Física II |
Física III* |
Expressão Gráfica e Desenho Universal
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Desenho Técnico |
60h |
Química |
Química Geral |
60h |
Mecânica dos Sólidos
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Resistência dos Materiais I |
60h |
Eletricidade |
Física III |
60h |
Administração e Economia
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Gestão Organizacional |
60h |
Carga Horária Total |
930h |
* Física III associa-se a dois eixos temáticos distintos, sendo sua carga horária contabilizada uma única vez. |
Núcleo Profissionalizante
Os CCs que formam o Núcleo Profissionalizante, ou seja, o grupo de CCs com conteúdos voltados à formação em Engenharia, de modo geral, ainda sem um direcionamento à área específica, estão dispostos no Quadro abaixo.
Eixo Temático
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Componete Curricular
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Carga Horária |
Infraestrutura de Transportes
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Geologia de Engenharia
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240h |
Hidráulica |
Hidrologia |
Mecânica dos Solos I
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Geomática |
Geoprocessamento |
150h |
Sistemas de Informações Geográficas |
Topografia |
Algoritmos e Otimização
|
Programação II
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60h |
Carga Horária Total |
450h |
Núcleo Específico
Conforme descrito na Resolução CNE/CES n° 01/2021, todos os cursos de graduação em Engenharia devem ter, em seu PPC, não só os conteúdos básicos e profissionalizantes, mas também os conteúdos específicos necessários para o desenvolvimento das habilidades estabelecidas para a profissão. Desta forma, no Quadro 4 está o conjunto de CCs do Núcleo Específico do Curso.
Eixo Temático
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Componete Curricular
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Carga Horária |
Infraestrutura de Transportes |
Aeroportos |
330h |
Drenagem de Vias
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Ferrovias |
Portos e Vias Navegáveis |
Projeto e Gestão de Pavimentos |
Projeto Geométrico de Vias |
Planejamento Urbano
|
Desenho Urbano |
180h |
Mobilidade Urbana |
Planejamento Urbano e Regional |
Planejamento de Transportes
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Economia e Demanda de Transportes |
300h |
Fundamentos de Engenharia de Tráfego |
Gestão e Operação de Transportes Urbanos |
Introdução aos Sistemas de Transportes |
Pesquisas de Transporte e Trânsito |
Meio Ambiente e Sustentabilidade |
Impactos Ambientais dos Transportes |
120h |
Sistemas de Gestão Ambiental |
Algoritmos e Otimização |
Inteligência Computacional |
180h |
Otimização de Redes |
Pesquisa Operacional |
Fundamentos da Engenharia |
Introdução à Engenharia de Transportes |
30h |
Logística |
Logística I |
180h |
Logística II |
Logística III |
Integração Curricular |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
60h |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
Carga Horária Total |
1380h |
Redes Sociais