Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade
Apresentação do Curso
Curso: Bacharelado em Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade;
Diplomação: Bacharelado em Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade;
Nível: Graduação Superior Plena;
Carga horária total do Curso: 4700 horas;
Tempo mínimo de integralização: 5 anos ou 15 quadrimestres;
Tempo máximo de integralização: 9 anos ou 27 quadrimestres;
Estágio Supervisionado: 160 horas;
Turno de oferta: noturno;
Número de vagas por turno: 40 vagas;
Campus de oferta CJA/Itabuna;
Atos legais: Resolução CONSUNI de criação do Curso n° 10/2017, com nome do Curso alterado pela Resolução CONSUNI n° 03/2018.
Objetivo Geral do curso:
O Curso de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade da UFSB tem como objetivo geral prover profissionais interdisciplinares e qualificados/as ao atendimento das demandas atuais e futuras dos setores de atuação profissional que envolva recursos naturais, recursos energéticos, gestão ambiental e sustentabilidade de sistemas produtivos, com destaque às ações ambientais preventivas, capazes de atuar de forma ética e humanista na melhoria da qualidade de vida da população, na promoção da justiça socioambiental e, ainda, fomentar o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação nesses campos de atuação profissional.
Objetivos Específicos do curso:
- Formar profissionais capazes de atuar crítica e criativamente considerando os aspectos éticos, humanísticos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, em atendimento às demandas atuais e futuras da sociedade nos campos de atuação profissional da Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade;
- Ampliar a oferta de Cursos de Engenharia na Bahia e no país e, ao mesmo tempo, suprir a demanda local e regional por profissionais qualificados/as ao atendimento dos serviços especializados em soluções na área Ambiental e da Sustentabilidade;
- Utilizar o Curso de Engenharia como ferramenta estratégica da UFSB ao processo de desenvolvimento regional sustentável e da justiça socioambiental na região de abrangência de sua atuação mais direta, o Sul da Bahia;
- Contribuir na construção e consolidação do Modelo Institucional de Sustentabilidade da UFSB, que prevê a criação de programa permanente de promoção de práticas de sustentabilidade com os seguintes níveis de intervenção: ensino, pesquisa e extensão, vida universitária, coordenação, comunicação e consenso universitário;
- Inovar nas estratégias pedagógicas dos Cursos de Engenharia no país, tais como Pedagogia Baseada em Problemas Concretos, Competências Socialmente Orientadas, Equipes de Aprendizagem Ativas, Estratégias de Aprendizagem Compartilhada, Conselhos Consultivos e Espaços de Diversidade, operacionalizadas pelos Projetos Integradores Modulares;
- Inovar na forma de interdisciplinaridade e na arquitetura curricular dos Cursos de Engenharia no país, com a implantação dos Módulos Temáticos de Conteúdo e dos Projetos Integradores Modulares, a serem desenvolvidos nos Espaços de Convivência Pedagógica;
- Inovar na institucionalização da autonomia do/a estudante de Engenharia no processo de ensino-aprendizagem, com a criação dos Espaços de Convivência Pedagógica, onde serão desenvolvidas atividades didáticas livres e relacionadas com os projetos integradores, em Equipes de Aprendizagem Ativa.
- Inovar na interdisciplinaridade entre os Cursos de Engenharia, com a implantação dos Espaços de Diversidade, onde estudantes de Equipes de Aprendizagem Ativa de diferentes Cursos, períodos letivos e ciclos de formação, formarão grupos para resolver problemas acadêmicos inter e multidisciplinares, em atividades dentro ou fora da Universidade;
- Formar profissionais capazes de desenvolver ações de empreendedorismo e inovação em Engenharia, com capacidade de gestão de empresas, comunicação, liderança e trabalho em equipes multidisciplinares;
- Aumentar a integração entre os Cursos de Engenharia e o setor produtivo incluindo, necessariamente, a interação de alunos/as com empresas por meio de estágios, o treinamento de empresas para receber alunos, etc;
- Integrar graduação e pós-graduação com estímulos à criação de Cursos de pós-graduação e a formação continuada de estudantes de graduação, e incentivar a criação de centros de pesquisa tecnológica associados aos Cursos;
- Desenvolver e aplicar formas adequadas e modernas de avaliação dos Cursos e dos/as estudantes, especialmente com inovações pedagógicas e avaliação de ex-alunos/as, além de sua capacitação em relação ao mercado de trabalho.
Perfil do egresso:
Os/As estudantes egressos/as do Curso de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade terão sólida formação profissional, científica, tecnológica, cultural, humanística, econômica, política, crítica, reflexiva, ética, moral, ambiental e jurídica, capazes de conceber, planejar, implantar, gerenciar e monitorar os serviços prestados à sociedade nos setores de seus campos de atuação profissional, além de absorver e desenvolver novas soluções técnico-científicas para melhoria dos serviços em atendimento às demandas da sociedade. A UFSB formará profissionais com visão inter-multidisciplinar capazes de atuar individualmente e/ou em equipe, compromissados/as com a aplicação de práticas de sustentabilidade e da justiça socioambiental, além do espírito empreendedor e inovador.
O/A profissional graduado/a poderá atuar em agências reguladoras, organizações não governamentais, poder público federal, estadual e municipal, ensino e pesquisa, concessionárias de serviços públicos, empresas do setor industrial, de serviços e de consultoria, e também como profissional autônomo/a.
Matriz Curricular
TABELA – LISTA DE COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DA ENGENHARIA AMBIENTAL E DA SUSTENTABILIDADE.
Número |
Quad |
Componente Curricular |
CH (h) |
Núcleo de Formação |
1 |
1° |
Universidade e Desenvolvimento Regional e Nacional |
60 |
Básica |
2 |
Leitura, Escrita e Sociedade |
60 |
Básica |
|
3 |
Expressão Oral em Língua Inglesa |
60 |
Básica |
|
4 |
Bases do Pensamento Evolutivo |
60 |
Básica |
|
5 |
2° |
Universidade e Contexto Planetário |
60 |
Básica |
6 |
Oficina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Ciências |
60 |
Básica |
|
7 |
Compreensão e Escrita em Língua Inglesa |
30 |
Básica |
|
8 |
Universo e Planeta Terra: Origens e Estruturas |
60 |
Básica |
|
9 |
3° |
Matéria, Energia e Interações |
60 |
Básica |
10 |
Geometria Analítica para as Tecnociências |
30 |
Básica |
|
11 |
Medições e Representações |
60 |
Básica |
|
12 |
Cálculo Univariado: Funções e Variações |
60 |
Básica |
|
13 |
Biologia Celular |
60 |
Profis. |
|
14 |
4° |
Algoritmos e Técnicas de Programação de Computadores |
60 |
Básica |
15 |
Movimento e Geometria |
60 |
Básica |
|
16 |
Estatística para as Ciências |
60 |
Básica |
|
17 |
Cálculo Univariado: Processos de Integração |
60 |
Básica |
|
18 |
Bioquímica |
60 |
Profis. |
|
19 |
5° |
Dinâmica Clássica e Tecnologia |
60 |
Básica |
20 |
Energia: Conceitos e Processos |
60 |
Básica |
|
21 |
Cálculo Multivariado: Funções e Variações |
60 |
Básica |
|
22 |
Álgebra Linear Aplicada à Ciência e Tecnologia |
60 |
Básica |
|
23 |
Microbiologia: noções gerais |
60 |
Profis. |
|
24 |
Fundamentos de Química |
60 |
Profis. |
|
25 |
6° |
Energia e Entropia |
60 |
Básica |
26 |
Fenômenos Elétricos |
60 |
Profis. |
|
27 |
Cálculo Multivariado: Processos de Integração |
60 |
Básica |
|
28 |
Laboratório de Mecânica |
30 |
Profis. |
|
29 |
Laboratório de Fluidos e Termodinâmica |
30 |
Profis. |
|
30 |
Processos Químicos da Matéria Inorgânica |
60 |
Profis. |
|
31 |
7° |
Propriedade Intelectual |
30 |
Básica |
32 |
Fenômenos Magnéticos |
30 |
Profis. |
|
33 |
Sequências e Séries para as Tecnociências |
60 |
Básica |
|
34 |
Modelagem Matemática e Computacional nas Ciências |
60 |
Básica |
|
35 |
Laboratório de Eletromagnetismo |
30 |
Profis. |
|
36 |
Processos Químicos dos Compostos Orgânicos |
60 |
Profis. |
|
37 |
8° |
Empreendedorismo de Base Científica e Tecnológica |
30 |
Básica |
38 |
Fenômenos Ondulatórios |
60 |
Básica |
|
39 |
Equações Diferenciais Ordinárias Aplicadas à Ciência e Tecnologia |
60 |
Básica |
|
40 |
Representação Gráfica para Engenharia |
60 |
Profis. |
|
41 |
Laboratório de Ondas |
30 |
Profis. |
|
42 |
Processos Físico-Químicos da Matéria |
60 |
Profis. |
|
43 |
9° |
Ciência e Tecnologia dos Materiais |
60 |
Específica |
44 |
Resistência dos Materiais |
60 |
Específica |
|
45 |
Fenômenos de Transporte |
60 |
Específica |
|
46 |
Fundamentos de Eletroeletrônica Aplicada |
60 |
Específica |
|
47 |
Meteorologia e Climatologia |
60 |
Específica |
|
48 |
Optativa |
60 |
Específica |
|
49 |
10° |
Hidrologia |
60 |
Específica |
50 |
Geologia de Engenharia |
60 |
Específica |
|
51 |
Topografia |
60 |
Específica |
|
52 |
Ciências Sociais e Meio Ambiente |
60 |
Específica |
|
53 |
Projeto Integrador Modular de Empreendedorismo: Introdução à Engenharia |
60 |
Específica |
|
54 |
11° |
Hidráulica |
60 |
Específica |
55 |
Mecânica dos Solos |
60 |
Específica. |
|
56 |
Geoprocessamento |
60 |
Específica |
|
57 |
Ferramentas para a Qualidade de Vida no Trabalho |
60 |
Específica |
|
58 |
Projeto Integrador Modular de Empreendedorismo: Empresas de Engenharia |
60 |
Específica |
|
59 |
12° |
Bioindicadores e Biomonitoramento |
60 |
Específica |
60 |
Qualidade e Monitoramento Ambiental da Água |
60 |
Específica |
|
61 |
Solos e Qualidade Ambiental |
60 |
Específica |
|
62 |
Análise e Controle da Poluição Atmosférica |
60 |
Específica |
|
63 |
Projeto Integrador Modular de Empreendedorismo: Gestão de Projetos de Engenharia |
60 |
Específica |
|
64 |
13° |
Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono |
60 |
Específica |
65 |
Microbiologia Ambiental |
60 |
Específica |
|
66 |
Saneamento e Gestão de Resíduos |
60 |
Específica |
|
67 |
Planejamento Energético e Energias Limpas |
60 |
Específica |
|
68 |
Projeto Integrador Modular de Prática de Engenharia: Fase 1 |
60 |
Específica |
|
69 |
14° |
Gestão de Recursos Hídricos e Manejo de Bacias Hidrográficas |
60 |
Específica |
70 |
Recuperação de Áreas Degradadas |
60 |
Específica |
|
71 |
Tecnologias de Edificações Sustentáveis |
60 |
Específica |
|
72 |
Sustentabilidade e Inovação dos Materiais |
60 |
Específica |
|
73 |
Projeto Integrador Modular de Prática de Engenharia: Fase 2 |
60 |
Específica |
|
74 |
15° |
Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impactos Ambientais |
60 |
Específica |
75 |
Empreendedorismo Sustentável e Sistemas de Gestão Ambiental |
60 |
Específica |
|
76 |
Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial |
60 |
Específica |
|
77 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) |
30 |
Específica |
|
78 |
Optativo |
60 |
Específica |
|
79 |
Projeto Integrador Modular de Prática de Engenharia: Fase 3 |
60 |
Específica |
|
TOTAL |
4440 |
Formas de Ingresso (1º e 2º ciclos)
O acesso ao Curso de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade será possível sob duas principais modalidades:
- Progressão – a partir da conclusão de Cursos de 1° ciclo, sendo que, o BI-Ciências com Área de Concentração em Tecnociências reúne as condições necessárias à conclusão dos Cursos de Engenharia do CFTCI no tempo de cinco anos. No entanto, não é necessária a conclusão dessa Área de Concentração para ingressar no 2° Ciclo.
- Mobilidade Externa – transferência de estudantes de Bacharelados Interdisciplinares ou Similares de outras Instituições de Ensino Superior, de acordo com normatização da UFSB.
Outras formas de acesso aos Cursos de 2° ciclo poderão ocorrer, tais como transferência externa, portador de diploma e/ou entrada direta, desde que normalizadas pela UFSB.
Matriz de habilidades, competências e atitudes
A Resolução CNE/CES n°11/2002 destaca que a formação em Engenharia tem por objetivo dotar o/a profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais aos problemas de Engenharia;
- Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Atuar interdisciplinarmente em equipes multidisciplinares;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
- Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Especificamente ao Curso de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade da UFSB destaca-se, ainda, as seguintes habilidades e competências:
- Empreender na concepção e administração de empresas de Engenharia;
- Inovar, com concepção e desenvolvimento de tecnologia e inovação em Engenharia;
- Conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
- Identificar e resolver problemas de maneira crítica e criativa, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
- Compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente.
Características Profissionais
Campos de atuação e competências profissionais
Considerando a Resolução n° 1.010/2005 do CONFEA, a área de Engenharia Ambiental se insere na Categoria Engenharia, no campo de atuação profissional da modalidade Civil, e contempla os setores Recursos Naturais, Recursos Energéticos e Gestão Ambiental (Tabela 7.1).
A área da Engenharia da Sustentabilidade está definida com uma das dez grandes áreas (ou subáreas) que compõem a Engenharia de Produção, de acordo com a ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção (documento baixado no site a ABREPRO: https://www.abepro.org.br/). Esta área tem como objetivo o planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social. Está definida nos seguintes tópicos: Gestão Ambiental; Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação; Gestão de Recursos Naturais e Energéticos; Gestão de Efluentes e Resíduos Industriais; Produção mais Limpa e Ecoeficiência; Responsabilidade Social; e Desenvolvimento Sustentável.
Portanto, a área de Engenharia da Sustentabilidade apresenta, como diferencial em relação à área de Engenharia Ambiental, ênfase na Gestão Sustentável de Sistemas Produtivos, com destaque ao Gerenciamento de Efluentes e Resíduos, à Produção mais Limpa, à Ecoeficiência, à Responsabilidade Social e ao Desenvolvimento Sustentável.
TABELA – CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA AMBIENTAL, CONFORME A RESOLUÇÃO CONFEA N° 1.010/2005. FONTE: CONFEA (2005).
SETOR 1.1.9 – RECURSOS NATURAIS |
|
1.1.9.01.00 |
Sistemas, Métodos e Processos aplicados a recursos naturais: Aproveitamento, Proteção, Monitoramento, Manejo, Gestão, Ordenamento, Desenvolvimento e Preservação |
1.1.9.02.00 |
Recuperação de Áreas Degradadas: Remediação e Biorremediação de Solos Degradados e Águas Contaminadas, Prevenção e Recuperação de Processos Erosivos |
SETOR 1.1.10 – RECURSOS ENERGÉTICOS |
|
1.1.10.01.00 |
Fontes de Energia Relacionadas com Engenharia Ambiental: Tradicionais, Alternativas e Renováveis |
1.1.10.02.00 |
Sistemas e Métodos de Conversão de Energia |
1.1.10.03.00 |
Sistemas e Métodos de Conservação de Energia |
1.1.10.04.00 |
Impactos Energéticos Ambientais |
1.1.10.05.00 |
Eficientização Ambiental de Sistemas Energéticos Vinculados ao Campo de Atuação da Engenharia Ambiental |
SETOR 1.1.11 – GESTÃO AMBIENTAL |
|
1.1.11.01.00 |
Planejamento Ambiental em Áreas Urbanas e Rurais. Prevenção de Desastres Ambientais. Administração, Gestão, Ordenamento e Licenciamento Ambiental. Adequação Ambiental de Empresas. Monitoramento Ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais. Avaliação de Ações Mitigadoras. Controle de Poluição Ambiental |
1.1.11.02.00 |
Instalações, Equipamentos, Dispositivos e Componentes da Engenharia Ambiental |
Atribuições para as atividades profissionais
O Capítulo II da Resolução CONFEA n° 1.010/2005 trata das atribuições para o desempenho de atividades de Engenharia no âmbito das competências profissionais:
- Atividade 01 – Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica;
- Atividade 02 – Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação;
- Atividade 03 – Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
- Atividade 04 – Assistência, assessoria, consultoria;
- Atividade 05 – Direção de obra ou serviço técnico;
- Atividade 06 – Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem;
- Atividade 07 – Desempenho de cargo ou função técnica;
- Atividade 08 – Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão;
- Atividade 09 – Elaboração de orçamento;
- Atividade 10 – Padronização, mensuração, controle de qualidade;
- Atividade 11 – Execução de obra ou serviço técnico;
- Atividade 12 – Fiscalização de obra ou serviço técnico;
- Atividade 13 – Produção técnica e especializada;
- Atividade 14 – Condução de serviço técnico;
- Atividade 15 – Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
- Atividade 16 – Execução de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
- Atividade 17 – Operação, manutenção de equipamento ou instalação; e
- Atividade 18 – Execução de desenho técnico.
Contatos
Coordenadora do Colegiado - Bruna Borges Soares
Vice-coordenador do Colegiado - Fabio da Silva Espírito Santo
e-mail do Colegiado: engamb@ufsb.edu.br
Fone: +55 (73) 3214-3288
Endereço: Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus-Vitória da Conquista, km 39, BR 415, Ferradas, Itabuna, Bahia, CEP 45613-204
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