Bacharelado em Mídia e Tecnologia
Apresentação do Curso
Nome: Bacharelado em Mídia e Tecnologia
Diplomação: Bacharel(a) em Mídia e Tecnologia
Carga horária total do Curso: 3.080h (205 créditos)
Modalidade de oferta: semestral
Tempo mínimo para integralização: 8 semestres (4 anos)
Tempo máximo para integralização: 14 semestres (7 anos)
Estágio: não-obrigatório
Turno de oferta: diurno (matutino e vespertino)
Número de vagas por turno: 40
Campus de oferta: Campus Jorge Amado (CJA)
Área de Atuação:
O campo de atuação profissional do/a bacharel/a em Mídia e Tecnologia é amplo na região. Assim, o/a bacharel/a em Mídia e Tecnologia poderá atuar nas mídias de forma geral (tradicionais, novas e alternativas), nos segmentos de planejamento, produção, veiculação e análise de recepção de conteúdo; comunicação cidadã e comunicação especializada; criação de elaboração de conteúdo e refinamento de processos multiplataforma e multimídia (textual, sonoro e audiovisual); monitoramento de tráfego e perfis de mídias sociais; cibercultura e ciberativismo; planejamento e gestão de comunidades virtuais; espaços de convergência de linguagem; criação de novos formatos, modelos e processos de comunicação midiática que resultem em produtos e/ou tecnologias sociais.
Dadas as interfaces das áreas com a Educação e o cada vez mais intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de ensino-aprendizagem, o/a estudante pode, durante o curso, aperfeiçoar-se na área de ambientes virtuais de aprendizagem, desenvolvendo novos processos, estratégias ou produtos que possam ser aplicados na própria universidade e também para as escolas do Ensino Básico da região.
Com o avanço intenso e extenso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o/a profissional de Comunicação não pode ter apenas conhecimento específico, de base técnica: é vital ter capacidade analítico-crítica contextualizada, que permita analisar a realidade, diagnosticar problemas e empreender ações voltadas para sua resolução não apenas na sua área, mas especialmente nas interfaces entre a Comunicação e as áreas tecnológicas (Ciências da Computação, Engenharia da Computação, por exemplo), pois advém da área das Tecnologias as ferramentas usadas na práxis comunicacional. Assim, o/a bacharel/a em Mídia e Tecnologia é o/a profissional que, a partir de uma formação mais ampla, poderá atuar no campo dos meios de comunicação e suas interfaces com a tecnologia.
O campo de atuação profissional do/a bacharel/a em Mídia e Tecnologia demonstra po tencial de crescimento e reconhecimento na região. Além de um fértil espaço de atuação nos tradicionais nichos da área, como produção de conteúdo para sites noticiosos, imprensa e mídias tradicionais (jornal, rádio, televisão, agências de publicidade), o/a graduado/a estará capacitado/a para atuar em produção multimídia e multiplataforma e utilizar seu conhecimento na produção de conteúdo educativo para plataformas de ensino-aprendizagem à distância. Ressalta-se, ainda, o potencial de desenvolvimento de tecnologia (softwares, sistemas, apps e demais processos) afins ao campo da Comunicação como um todo.
O/a Bacharel/a em MiT terá também condições de ingressar no campo da pesquisa acadêmica, podendo atuar como pesquisador e/ou docente na área do Curso. Também poderá atuar como consultor/a na área, ou atuando de forma autônoma, desenvolvendo novos formatos, processos, produtos e de novas relações com as diferentes audiências.
Trata-se, portanto, de um/uma profissional não apenas capaz de atender às demandas de uma programação e de um público pré-existentes, mas de criar novos conteúdos à luz das potencialidades dos meios e das necessidades de se formar audiências, isto é, pensando novas formas comunicacionais para um mundo, um mercado e uma cultura em constante transformação.
Perfil do Egresso
O/a Bacharel/a em Mídia e Tecnologia estará apto/a a atuar no contexto na convergência midiática: produção de conteúdo multiplataforma e multimídia (textual, sonoro e audiovisual), monitoramento de tráfego e perfis mídias sociais, cibercultura e ciberativismo, comunicação cidadã, comunicação especializada (alternativa, comunitária), planejamento e gestão de comunidades virtuais, espaços de convergência de linguagem (planejamento e produção de videoclipes, reality shows, programas semidocumentais). Também poderá atuar no campo das mídias tradicionais (impressa, rádio, televisão, cinema), planejando e produzindo conteúdo.
O/a profissional da área tem perfil inovador pois também poderá atuar no contexto do planejamento e desenvolvimento das tecnologias de interface entre a Comunicação e as Tecnologias de Informação, sejam elas novos formatos ou novos suportes de mensagens ou, em nível mais aprofundado, as novas tecnologias em si.
O/a Bacharel/a em MiT terá também condições de ingressar no campo da pesquisa aca dêmica, podendo atuar como pesquisador e/ou docente na área do Curso. Também poderá atuar como consultor/a na área, ou atuando de forma autônoma, desenvolvendo novos formatos, processos, produtos e de novas relações com as diferentes audiências. Trata-se, portanto, de um/uma profissional não apenas capaz de atender às demandas de uma programação e de um público pré-existentes, mas de criar novos conteúdos e seus suportes à luz das potencialidades dos meios e das necessidades de se formar audiências, isto é, pensando novas formas comunicacionais para um mundo, um mercado e uma cultura em constante transformação.
O perfil do/a egresso/a do BMiT contempla de forma geral, as seguintes habilidades e competências:
- Caracterizar-se pelas competências profissionais, sociais e intelectuais tanto em matéria de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referente à mídia, bem como no tocante às práticas profissionais e sociais relacionadas afins e a suas inserções culturais, po- líticas e econômicas no contexto tecnológico;
- possuir competências que reverberem a variedade e a mutabilidade de demandas sociais e pro- fissionais na área, propiciando uma capacidade de adequação à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo, com especial atenção aos usos sociais das tecnologias;
- Dispor de uma visão integradora e horizontal que permita a compreensão das dinâmicas comunicacionais (sejam elas midiáticas ou comunitárias) e das suas relações com os proces- sos sociais e com apropriações tecnológicas que as originam ou que destas decorrem;
- Utilizar criticamente, em sua atividade profissional, o instrumental teórico-prático oferecido durante o Curso, sendo competente para posicionar-se de um ponto-de-vista ético-político sobre o exercício do poder na Comunicação e do uso e aplicabilidade de suas interfaces com as Tecnologias da Informação, sobre os constrangimentos a que esta pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da socie- dade contemporânea em relação à mídia;
- Ter uma formação que transcenda as especialidades profissionais e permita compreensão abrangente e sistemática do campo interdisciplinar da Comunicação e das Tecnologias da Informação que possibilite participar ativamente da discussão pública sobre as temáticas que perpassam a produção midiatizada e sua dependência da tecnologia na Sociedade do Conhecimento.
O perfil específico da formação em Mídia e Tecnologia se caracteriza por:
- Capacidade de atuar no campo das Mídias, entendido de maneira global;
- Capacidade de compreender os processos de midiatização da sociedade, atuando na produ- ção de conteúdo que não fira a dignidade humana, as liberdades e a ética profissional;
- Capacidade de perceber, interpretar, registrar e recriar a realidade natural, social e cultural no qual está inserido/a, considerando as perspectivas locais e regionais no contexto nacional e global, desenvolvendo, com o uso das tecnologias, novos produtos e expressões comuni- cacionais de forma crítica e consciente;
- Estar atento/a aos limites do desenvolvimento tecnológico e sua aplicabilidade nos processos comunicacionais, zelando pelo princípio do bem-comunicar;
- Desenvolver habilidades para o exercício de atividades como: autoração de produtos digi- tais, bem como de obras textuais, sonoras, audiovisuais e multimidiática para as diferentes mídias.
- Desenvolver novas tecnologias de suporte de informações midiáticas, em especial aquelas voltadas para os meios digitais.
Matriz Curricular
Percurso de formação do Bacharelado em Mídia e Tecnologia Baixe o arquivo para melhor visualização.
Formas de Ingresso
O ingresso de estudantes no BMiT pode acontecer das seguintes formas, todas ocorrendo mediante a publicação de edital específico:
a) por meio de edital interno de seleção para o segundo ciclo, voltado para estudantes que tenham concluído cursos de primeiro ciclo (bacharelados e licenciaturas) na UFSB;
b) estudantes externos: entrada direta no segundo ciclo via SiSU; e,
c) havendo disponibilidade de vagas remanescentes, essas serão ofertadas em editais de Transferência Interna (entre Cursos de Segundo Ciclo) e editais de Transferência Externa Portador/a de Diploma (para estudantes externos) e Reingresso no Segundo Ciclo (para estudantes do BMiT que por alguma razão tenham perdido o vínculo e queiram retornar ao Curso).
Documentos
PPC do Bacharelado em Mídia e Tecnologia (2023)
Fluxograma de Pré-Requisitos do Novo PPC
Ata do NDE - Adequação aos pareceres técnicos (Proex, CTH, DEA/Progeac)
Resolução nº 31/2020: dispõe sobre a criação do Curso de 2º Ciclo de Bacharelado em Mídia e Tecnologia
Atas do Colegiado do BMiT
Ata da 2ª Reunião do Colegiado do BMiT - 03 de março de 2021 (Ordinária)
Ata de 3ª Reunião do Colegiado do BMiT - 19 de março de 2021 (Extraordinária)
Ata da 4ª Reunião do Colegiado do BMiT - 07 de junho de 2021 (Ordinária)
Ata da 5ª Reunião do Colegiado do BMiT - 05 de maio de 2021 (Ordinária)
Ata da 6ª Reunião do Colegiado do BMiT - 09 de junho de 2021 (Ordinária)
Ata de reunião extraordinária do Colegiado BMiT - 22 de novembro de 2023
Colegiado do Curso
Portaria nº 004/2024 - CFPPTS: atualiza a composição do Colegiado do Curso de 2º Ciclo de Bacharelado em Mídia e Tecnologia (BMiT)
Portaria nº 007/2020-CFPPTS: nomeia a Coordenadora Pro tempore do Curso de 2º Ciclo de Bacharelado em Mídia e Tecnologia (BMiT)
Portaria no 003/ 2021 - CFPPTS: Constitui o Colegiado do Curso de 2o Ciclo de Bacharelado em Mídia e Tecnologia (BMiT)
Portaria no 013/ 2021 - CFPPTS: Constitui (com data retroativa) o Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso de 2o Ciclo de Bacharelado em Mídia e Tecnologia (BMiT)
Colegiado do BMiT
Profa. Dra. Cynthia de Cássia Santos Barra
Prof. Dr. Fábio Rodrigues Corniani (Coordenador)
Prof. MSc. Felipe de Paula Souza
Profa. Dra. Joseline Pippi
Profa. Dra. Vivian Maria Corneti de Lima (Vice Coordenadora)
Sra. Ana Luiza Batista Novais (Representante TAEs)
Sr. Arthur Bernard Silva Sena (Representante discente)
Corpo Docente
Docentes atualmente ministrando componentes curriculares no BMiT e/ou a ele vinculadas/os
Profa. Cynthia de Cássia Santos Barra | cynthiacsbarra@ufsb.edu.br | http://lattes.cnpq.br/9218423544129875 |
Prof. Edcarllos Gonçalves dos Santos | edcarllos@ufsb.edu.br | http://lattes.cnpq.br/3318395560331020 |
Prof. Fabio Rodrigues Corniani | fabio.corniani@ufsb.edu.br | http://lattes.cnpq.br/6625665458455045 |
Prof. Felipe de Paula Souza | felipedepaula@ufsb.edu.br | http://lattes.cnpq.br/4653740018374666 |
Profa. Joseline Pippi | josipippi@ufsb.edu.br | http://lattes.cnpq.br/8895229199702786 |
Profa. Lilian Reichert Coelho | lilianreichert@ufsb.edu.br | http://lattes.cnpq.br/0338961069476178 |
Profa. Vivian Maria Corneti de Lima | vivian.corneti@ufsb.edu.br | http://lattes.cnpq.br/2274560249614859 |
Contatos
Coordenação do Bacharelado em Mídia e Tecnologia
E-mail: bmit@ufsb.edu.br
Coordenador
Prof. Dr. Fábio Corniani
E-mail: fabio.corniani@ufsb.edu.br
Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais
E-mail: poptecs@ufsb.edu.br
Redes Sociais