Ciências Biológicas
Apresentação do Curso
Informações Gerais
Denominação do Curso: Bacharelado em Ciências Biológicas.
Regulamentação da Profissão: Lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979, alterada pela Lei nº 7.017, de 30 de agosto de 1982, e regulamentada pelo Decreto nº 88.438, de 28 de junho de 1983.
Modalidade: Bacharelado/Presencial.
Número de Vagas: 40 anuais.
Turno de Funcionamento: Integral.
Regime Letivo: Quadrimestral.
Código e-MEC: 1438415
Carga horária mínima do curso na UFSB: 4095 horas.
Título:Biólogo(a) bacharel(a).
Endereço eletrônico: www.ufsb.edu.br/CFCAm/graduacao/biologia
Coordenação de Curso
Coordenador: Prof. Felipe Micali Nuvoloni
Vice Coordenador: Prof. Thiago Mafra Batista
Colegiado de Curso
Prof. Thiago Mafra Batista
Prof. Felipe Micali Nuvoloni
Prof. Elfany Reis do Nascimento Lopes
Profa. Fabiana Cézar Félix Hackradt
Profa. Olívia Maria Pereira Duarte
Prof. Jorge Antonio Silva Costa
Prof. Leonardo Evangelista Moraes
Profa. Cristiana Barros Nascimento Costa
Prof. Rodrigo Antônio Ceschini Sussmann
Discentes: Flávia Barcelos e Jadine Nascimento
TAE: Dalliane Oliveira Soares
Núcleo Docente Estruturante de Curso
Prof. Rodrigo Sussmann (Coordenador)
Prof. Elfany Reis do Nascimento Lopes
Profa. Cristiana Barros Nascimento Costa
Prof. Thiago Mafra Batista
Prof. Felipe Micali Nuvoloni
Coordenação de Estágio Curricular
Prof. Felipe Micali Nuvoloni
Ingresso no curso
Primeira Opção: Entrada via SiSu, conforme deliberação do CONSUNI;
Segunda Opção: Entrada pelo regime de ciclos, após a conclusão do primeiro ciclo no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e acesso por editais específicos da UFSB;
Terceira Opção: Portador de diploma de curso superior, conforme edital específico e calendário acadêmico da UFSB.
Justificativa de oferta
A oferta do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas constituiu uma nova opção formativa no ensino superior da região Sul da Bahia. Esta região abriga diversos municípios de pequeno porte, com múltiplos desafios de desenvolvimento social, econômico e ambiental que sustentam diferentes modos de vida, economia e relações socioambientais com exploração dos recursos naturais em diferentes perspectivas e maior expressão para a prática do turismo e da agricultura. A riqueza de recursos naturais e a relação do homem com a natureza são questões que envolvem a biologia, já que a região de abrangência da UFSB caracteriza-se por ter grande parte do seu território inserido no domínio da Mata Atlântica, com diferentes fitofisionomias e ecossistemas como as restingas, manguezais e campos de altitude que apresentam alta riqueza de espécies e elevado número de espécies endêmicas.
Nesse espaço territorial, embora haja a oferta de cursos regulares de graduação na área ambiental, não há oferta das Ciências Biológicas, permanecendo como uma região carente de profissionais com formação que conecta, pela interdisciplinaridade, os contextos social, cultural, econômico e ambiental e as demandas explícitas de atuação universitária, formação de recursos humanos e profissionais. A UFSB faz-se um espaço de formação educacional diferenciado na medida em que compreende a demanda local e regional e atua para superar estes desafios.
A oferta do curso no âmbito da região Sul da Bahia é estratégica e propicia uma estrutura in loco ao discente em formação, ofertando uma sólida estrutura de conhecimento, amplamente conectada com os objetivos da profissão e com o perfil de egresso. As múltiplas possibilidades de atuação do Biólogo/a auxiliarão na compreensão da dinâmica do território e frentes de trabalho compatibilizados com o desenvolvimento e a conservação ambiental, a qualidade de vida da população e o atendimento ao preconizado na legislação ambiental brasileira.
Objetivos do curso
Formar profissionais críticos/as, éticos/as e capacitados/as para o trabalho do/a Biólogo/a, possibilitando-lhes intervir na sociedade de forma cidadã, empreendedora e transformadora;
Formar Biólogos/as com competências para atuarem nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade ou Saúde ou Biotecnologia e Produção, que contribuirão para o desenvolvimento ambiental, socioeconômico e tecnológico;
Propiciar à/ao profissional formada/o uma visão empreendedora e uma prática com maior dialogicidade com outros campos do saber nos mundos acadêmicos e do trabalho;
Oferecer uma sólida formação básica inter e multidisciplinar;
Oferecer um ensino problematizado e contextualizado, assegurando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão, criação e inovação.
Perfil do egresso
O biólogo/a formado/a pela UFSB será um profissional crítico/a e capacitado/a para o mundo do trabalho nas Áreas de Atuação do/a Biólogo/a, dialogando com profissionais de outras áreas e outros campos do saber, intervindo na sociedade de forma cidadã, empreendedora e transformadora em espaços de sua competência.
Documentos Institucionais
Projeto Pedagógico
Projeto Pedagógico do Curso 2023 (vigente)
Projeto Pedagogico do Curso 2021 (2a. versão)
Projeto Pedagógico do Curso 2018 (1a. versão)
Regimento
Plano de Ação e Relatórios de Gestão
Plano de Ação - Gestão 2021-2023
Relatório de Gestão - 2014 a 2018
Atas de reuniões
Resoluções Internas
Resolução Interna nº 01/2019 – Execução de Estágio Curricular e seus anexos
Resolução Interna nº 02/2019 - Atividades complementares
Resolução Interna nº 03/2019 – Elaboração de Trabalho de conclusão de curso e seus anexos
Resolução Interna nº 04/2019 - Uso de Laboratório para atividades de ensino e pesquisa
Resolução Interna nº 05/2019 – Inscrição especial em componentes curriculares
Resolução Interna nº 06/2022 – Atividades de extensão
Instruções Normativas
Resoluções Gerais
Resolução n. 142017 - Cria o Curso de Ciências Biológicas
Infraestrutura do Curso
O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas conta com uma infraestrutura com qualidade e constante expansão para a manutenção e oferta das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui uma infraestrutura com laboratórios e espaços acadêmicos interdisciplinares, compartilhados com os demais cursos existentes, além de espaços construídos diretamente pela atuação do curso. São eles:
I - Laboratórios Básicos e Específicos
Laboratório Interdisciplinar de Ciências 01
Laboratório Interdisciplinar de Ciências 02
Laboratório Interdisciplinar de Ciências 03
Laboratório de preparação de amostras biológicas e sala de triagem
Laboratório de Geologia e Paleontologia
Laboratório de Botânica
Laboratório de Zoologia e Ecologia
Laboratório de Genética e Biologia Molecular
Laboratório de Fisiologia Vegetal
Laboratório de Microbiologia, Fisiologia e Biotecnologia
Laboratório de Química Ambiental
Laboratório de Oceanologia Física e Química
Laboratório de Informática
Laboratório de Educação Matemática
II - Espaços Acadêmicos
Jardim Botânico FLORAS (JB FLORAS)
O campus universitário Sosígenes Costa, em Porto Seguro, foi cadastrado junto à Rede Brasileira de Jardins Botânicos como um jardim botânico devido à sua beleza arquitetônica e paisagística, destinado a ser um espaço aberto ao público em geral, às escolas do Ensino Básico e à comunidade científica, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente. Tem como missão promover a pesquisa, a conservação, a preservação, a educação ambiental e o lazer compatível com a finalidade de difundir o valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável
Herbário Geraldo Carlos Pereira Pinto (GCPP)
O Herbário GCPP encontra-se situado no campus universitário Sosígenes Costa, em Porto Seguro, estando cadastrado na Rede Brasileira de Herbários. Conta com um acervo de aproximadamente 1.800 amostras de plantas cientificamente catalogada, constituindo-se em um espaço de investigação científica e um museu vegetal destinado à consulta e ao conhecimento das espécies vegetais regionais, incluindo aquelas relacionadas à prática de atuação dos gestores ambientais na área de conservação, ecologia, avaliação, licenciamento e gerenciamento ambiental.
palinoFLORAS - Palinoteca da Floresta Atlântica Sul-Baiana
A palinoFLORAS é uma coleção botânica vinculada ao Jardim Botânico FLORAS e que possui laminários relativos à três coleções: (i) coleção de referência, a qual possui lâminas com grãos de pólen de espécies vegetais da região; (ii) coleção aplicada, relativa a lâminas resultantes de pesquisas aplicadas na área de palinologia (análise polínica de mel, palinologia forense etc.); (iii) coleção didática, destinada ao ensino de palinologia. As coleções de lâminas da palinoteca subsidiam projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento (agronomia, arqueologia, biologia, ecologia, direito, geologia, medicina, paleontologia etc.), com foco no ambiente e na diversidade vegetal regional atual e pretérita, uma vez que os grãos de pólen são estruturas que se fossilizam e permanecem durante milhares de anos no ambiente.
Coleção Zoológica
Constituída de materiais biológicos devidamente tratados, conservados, organizados e sistematizados, cuja finalidade pode ser científica, didática, particular, de segurança nacional, de serviço, entre outras. Consiste em uma ferramenta de pesquisa, um banco de dados que permite o desenvolvimento de inúmeras pesquisas estratégicas para a ecologia e conservação e áreas correlatas. A coleção atual consiste em uma coleção zoológica com espécimes da fauna local e regional tombadas, com foco nos grupos taxonômicos de artrópodes (Arthropoda), na herpetofauna (anfíbios e répteis), peixes e parasitos de importância médica e veterinária (Nematoda, Platyhelminthes). Sua estrutura também possui 3 estereomicroscópios e 2 microscópios, freezer e materiais diversos para armazenamento das amostras. É utilizada para aulas práticas e desenvolvimento de pesquisa, além de ser aberta ao público, desde que solicitado previamente.
Sala de acessibilidade
A sala é destinada às pessoas com deficiência, visitantes ou matriculadas, além dos monitores participantes do programa de monitoria de inclusão da UFSB. Consiste em um ambiente climatizado e equipado com aparelhos multimídias (TV e computador), máquina braile, mesas e cadeiras.
Saguão de convivência e área esportiva
A estrutura física do campus é projetada para permitir que o discente aproveite intensamente o tempo de permanência no ambiente universitário, com troca de experiência entre discentes, docentes e técnico-administrativos. Para isso, as instalações dispõem de espaço de convivência, com amplo saguão de interação, exposições de produções artísticas e conta com mesas de pebolim, sinuca e campo de futebol, espaços nos quais há incentivo à prática esportiva, com momentos de lazer e interação ao longo das atividades universitárias diárias.
Biblioteca
A biblioteca possui instalações modernas, planejadas para atender a comunidade acadêmica, permitindo conforto e comodidade aos docentes e discentes durante consultas e empréstimos em suas dependências, com acervo atualizado e sistema de empréstimo online (software Pergamum), por onde se procede à consulta de obras, renovação e consulta a prazos. A bibliografia básica e complementar do ementário do curso encontram-se disponíveis e periodicamente são indicadas para compras e atualizações.
Docentes
Nome |
Formação |
Área de atuação |
Regime de Trabalho |
|
Lattes |
Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto |
Ciências Biológicas |
Educação Ambiental |
DE |
alegubcp@gmail.com |
|
Andresa Oliva |
Geologia |
Geofísica |
DE |
aoliva@ufsb.edu.br |
|
Ângelo Teixeira Lemos |
Oceanografia |
Oceanografia Física |
DE |
angelolemos@ufsb.edu.br |
|
Caio Vinícius G. Turbay Rangel |
Geologia |
Geotectônica e Petrologia |
DE |
cturbay@gmail.com |
|
Carlos Werner Hackradt |
Ciências Biológicas |
Ecologia |
DE |
hackradtcw@ufsb.edu.br |
|
Catarina da Rocha Marcolin |
Ciências Biológicas |
Oceanografia biológica |
DE |
catmarcolin@gmail.com |
|
Cristiana Barros Nascimento Costa |
Ciências Biológicas |
Botânica |
DE |
cris.costa@ufsb.edu.br |
|
Cristiano da Silveira Longo |
Psicologia |
Psicologia do Desenvolvimento Humano |
DE |
cristianolongo@ufsb.edu.br |
http://lattes.cnpq.br/5831595220521369 |
Elfany Reis do Nascimento Lopes |
Ciências Biológicas |
Gestão e Planejamento Ambiental Geoprocessamento |
DE |
elfany@cscufsb.edu.br |
|
Fabiana Cézar Félix Hackradt |
Ciências Biológicas |
Ecologia Marinha |
DE |
fabianacfh@csc.ufsb.edu.br |
|
Fabrício Berton Zanchi |
Matemática |
Meteorologia Recursos Hídricos |
DE |
faberzanchi@gmail.com |
|
Felipe Micali Nuvoloni |
Ciências Biológicas |
Zoologia |
DE |
felipe.nuvoloni@ufsb.edu.br |
|
Florisvalda da Silva Santos |
Engenharia Agronômica |
Fitopatologia |
DE |
flvsantos@ufsb.edu.br |
|
Francisco de Assis Nascimento Junior |
Física |
Ensino de Ciências e Física |
DE |
francisco.nascimento@ufsb.edu.br |
|
Gabriela Narezi |
Saneamento Ambiental |
Ecologia Aplicada |
DE |
gabriela.narezi@ufsb.edu.br |
|
Gianfrancisco Schork |
Oceanografia |
Biologia Pesqueira |
DE |
gianfrancisco.schork@ufsb.edu.br |
|
Gleidson Vieira Marques |
Engenharia Agronômica |
Fitotecnia |
DE |
gleidson@ufsb.edu.br |
|
Igor Emiliano Gomes Pinheiro |
Oceanografia |
Ecologia Gerenciamento Costeiro |
DE |
igoregp@ufsb.edu.br |
|
Isabel Cristina Belasco |
Enfermagem |
Saúde Coletiva e Sexualidade |
DE |
Isabel.belasco@ufsb.edu.br |
http://lattes.cnpq.br/3801957093191516 |
Jaílson Santos de Novais |
Ciências Biológicas |
Botânica |
DE |
jailson.novais@ufsb.edu.br |
|
Jorge Antônio Silva Costa |
Ciências Biológicas |
Botânica Biogeografia |
DE |
jcosta@ufsb.edu.br |
|
Juliana Quadros |
Oceanografia |
Oceanografia Geológica |
DE |
jquadros@ufsb.edu.br |
|
Lenir Silva Abreu |
Pedagogia |
Ensino, Filosofia e História das Ciências |
DE |
lenir@ufsb.edu.br |
|
Leonardo Evangelista Moraes |
Ciências Biológicas |
Oceanografia Biológica |
DE |
leomoraes.ufsb@gmail.com |
|
Luiz Norberto Weber |
Ciências Biológicas |
Herpetologia |
DE |
luizweber@ufsb.edu.br |
|
Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes |
Oceanografia |
Oceanografia Física Recursos Hídricos |
DE |
marcos.bernardes@ufsb.edu.br |
|
Marcos Vinicius Fernandes Calazans |
Matemática |
Matemática |
DE |
marcos.fernandes@ufsb.edu.br |
|
Mario Marques da Silva Júnior |
Química |
Química Analítica |
DE |
mario.marques@ufsb.edu.br |
|
Márcia Nunes Bandeira Roner |
Medicina Veterinária |
Patogenia Animal e Humana |
DE |
marcia@ufsb.edu.br |
|
Olívia Maria Pereira Duarte |
Ciências Biológicas |
Genética, Biologia Molecular, Biologia da conservação |
DE |
olivia.duarte@ufsb.edu.br |
|
Orlando Ernesto Jorquera Cortés |
Bioquímica |
Energia e Ambiente |
DE |
ojorquerc@gmail.com |
|
Roberto Muhajir Rahnemay Rabbani |
Direito |
Direito Ambiental |
DE |
rabbani@ufsb.edu.br |
|
Rodrigo Antônio Ceschini Sussmann |
Ciências Biológicas |
Saúde Pública Parasitologia Epidemiologia |
DE |
rodrigosussmann@ufsb.edu.br |
|
Silvio Tarou Sasaki |
Químico |
Oceanografia Química e Geológica |
DE |
sasaki@ufsb.edu.br |
|
Stella Narita |
Psicologia |
Políticas Públicas em Saúde |
DE |
stellanarita@ufsb.edu.br |
http://lattes.cnpq.br/0066009093165609 |
Thiago Mafra Batista |
Ciências Biológicas |
Biologia Molecular Bioinformática |
DE |
thiagomafra@ufsb.edu.br |
Ensino, Pesquisa e Extensão
O ensino é realizado por meio dos componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico do Curso. Os componentes podem ser teóricos e/ou praticos, aulas de campo e visitas técnicas. São ministrados por docentes de elevada experiência e auxiliados por técnicos de diferenciadas áreas de conhecimento.
A pesquisa e a extensão são ações desenvolvidas no âmbito do curso e encoraja a participação dos discentes por meio de uma diversidade de atividades realizadas pelos docentes, técnicos-administrativos, representação estudantil e setores institucionais. As pesquisas são desenvolvidas nas dependências dos laboratórios e em áreas específicas de investigação no sul da Bahia, bem como em parcerias externas entre docentes e Instituições. A extensão é encorajada como atividade que se integra a matriz curricular e à pesquisa, constituindo-se em um processo político educacional, cultura, científico e tecnológico que promove a interação entre a UFSB e a sociedade. A realização de atividades de extensão visa atender a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que dispõe das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Ambas as práticas extensionistas realizadas pelos discentes poderão ser reconhecidas e registradas como atividades complementares para integralização do curso.
São disponibilizadas aos discentes bolsas de monitoria, de iniciação científica e tecnológica (PIPCI) e de extensão (PIBEX), cuja seleção de bolsistas ocorre por meio de edital específico, que levam em consideração a execução de um Projeto de Pesquisa ou Extensão, ao qual é vinculado um plano de trabalho, considerando o desempenho discente. Os discentes também são encorajados a realização de programas, projetos, cursos e oficinas e eventos durante o seu percurso acadêmico com efetiva interação entre as atividades do primeiro e segundo ciclo formativo, bem como entre os cursos e campi. Atividades consolidadas que inserem o discente na promoção da extensão ao longo do curso de Ciências Biológicas referem-se à Semana de Biologia e à Semana de Recepção dos Ingressantes, ambas realizadas em parcerias com o colegiado do curso, docentes, centro acadêmico e representação discente, além das práticas existentes nos CCs que colaboram para a inserção destes em investigações que envolvem e integram a sociedade.
Produção Científica Estudantil
Trabalhos em Eventos Científicos
Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC
Grupos de Pesquisa
Os docentes e discentes estão lotados em Grupos de Pesquisa renomados no cenário brasileiro e demonstram sólida interação com o desenvolvimento de estudos e geração de conhecimento no âmbito das áreas de atuação das ciências biológicas. Os Grupos de Pesquisa, relevam a interação dos docentes com outros pesquisadores, discentes e instituições do Brasil.
Nome do Grupo: Ecologia e Conservação de Sistemas Marinhos e Costeiros |
Nome do Grupo: Monitoramento e Diagnóstico de Bacias Hidrográficas e Ecossistemas Aquáticos |
Nome do Grupo: Conservação da Biodiversidade Vegetal e Sustentabilidade |
Área de Avaliação da CAPES: Botânica |
Estágios e Oportunidades
O estágio curricular no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas se constitui em:
Estágio Curricular Não Obrigatório (ECNO) - Desenvolvido como atividade opcional, acrescida e aproveitada como atividade complementar. O estudante, a seu critério, poderá realizar estágio curricular não obrigatório em Instituições públicas e privadas e nas dependências institucionais, desde que atendam a regulamentação de Estágio do setor de Práticas Educativas da PROGEAC- UFSB e as normativas do Colegiado e NDE do curso.
Estágio Curricular Obrigatório (ECO) - Desenvolvido como atividade obrigatória de curso, possui carga horária de 360 horas para os discentes que optaram pela área de atuação em Meio Ambiente e Biodiversidade ou Biotecnologia e Produção e 420 horas para os discentes que optaram pela área de atuação em Saúde. Poderá ser realizado em estabelecimentos públicos ou privados, inclusive nas dependências laboratoriais e setores da UFSB, desde que conveniadas com a UFSB e registradas no Colegiado de Curso.
Para mais informações sobre a realização de estágio, consulte as normas de estágio curricular da UFSB :
Manual de Estágio da Universidade Federal do Sul da Bahia
Resolução Interna nº 01/2019 – Execução de Estágio Curricular e seus anexos
Fluxo de Solicitação de Estágio
Confiram as nossas instituições públicas e privadas conveniadas
Instituições públicas e privadas conveniadas para Estágio no Curso
Confiram os nossos Laboratórios e Espaços Acadêmicos registrados para estágios dentro da UFSB:
Laboratório de Ecologia Animal e Genômica Ambiental (LEGAm)
O Laboratório de Ecologia Animal e Genômica Ambiental (LEGAM) é um laboratório multidisciplinar de pesquisa para desenvolvimento de estudos voltados prioritariamente para o conhecimento e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Sul da Bahia. São conduzidas pesquisas sobre as interações entre seres vivos envolvendo temas relacionados ao estudo da diversidade animal, ecologia, conservação, sistemática e prospecção biotecnológica, utilizando-se de abordagens interdisciplinares tais como a biologia molecular, taxonomia integrativa e genômica ambiental.O LEGAM (Laboratório de Ecologia Animal e Genômica Ambiental) é um laboratório multidisciplinar de pesquisa para desenvolvimento de estudos voltados prioritariamente para o conhecimento e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Sul da Bahia. São conduzidas pesquisas sobre as interações entre seres vivos envolvendo temas relacionados ao estudo da diversidade animal, ecologia, conservação, sistemática e prospecção biotecnológica, utilizando-se de abordagens interdisciplinares tais como a biologia molecular, taxonomia integrativa e genômica ambiental. Os estudos e projetos envolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária, docentes e discentes de graduação e pós-graduação.
Laboratório de Geoprocessamento e Gestão Costeira (LABGGeC)
O Laboratório de Geoprocessamento e Gestão Costeira (LabGGEC) é um espaço de produção de conhecimento e interações entre a universidade e a sociedade para compreensão dos ecossistemas costeiros do Sul da Bahia, conflitos socioambientais e conservação dos recursos naturais. Está em funcionamento no Campus Sosígenes Costa (CSC), no Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAM), servindo aos cursos de primeiro, segundo e terceiro ciclo da UFSB. Seu objetivo é prestar apoio e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, na área de geoprocessamento aplicado em análises ambientais costeiras. As atividades são realizadas com o desenvolvimento de trabalho em campo, produção de dados temáticos espaciais e construção de banco de dados que contribuam para a gestão, política e manejo da biodiversidade costeira.
Coleção Zoológica
Constituída de materiais biológicos devidamente tratados, conservados, organizados e sistematizados, cuja finalidade pode ser científica, didática, particular, de segurança nacional, de serviço, entre outras. Permite ao estágiário capacitaçãço como uma ferramenta de pesquisa científica e estratégicas para a ecologia e conservação e áreas correlatas. A coleção possui espécimes da fauna local e regional tombadas, com foco nos grupos taxonômicos de artrópodes (Arthropoda), na herpetofauna (anfíbios e répteis), peixes e parasitos de importância médica e veterinária (Nematoda, Platyhelminthes).
Jardim Botânico FLORAS (JB FLORAS)
O estagiário atuará na gestão de jardim botânico, conservação, preservação e educação ambiental, desenvolvendo atividades no campus universitário Sosígenes Costa, que foi cadastrado junto à Rede Brasileira de Jardins Botânicos devido à sua beleza arquitetônica e paisagística, destinado a ser um espaço aberto ao público em geral, às escolas do Ensino Básico e à comunidade científica, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente.
Herbário Geraldo Carlos Pereira Pinto (GCPP)
O estagiário desenvolverá atividades de gestão de herbário, além de diversas atividades ligadas a taxonomia e sistemática vegetal. O Herbário GCPP encontra-se situado no campus universitário Sosígenes Costa, possuindo acervo de aproximadamente 1.800 amostras de plantas cientificamente catalogada, constituindo-se em um espaço de investigação científica e um museu vegetal destinado à consulta e ao conhecimento das espécies vegetais regionais.
palinoFLORAS - Palinoteca da Floresta Atlântica Sul-Baiana
O estagiário desenvolverá atividades na coleção botânica vinculada ao Jardim Botânico FLORAS, com laminários relativos à três coleções: (i) coleção de referência, a qual possui lâminas com grãos de pólen de espécies vegetais da região; (ii) coleção aplicada, relativa a lâminas resultantes de pesquisas aplicadas na área de palinologia (análise polínica de mel, palinologia forense etc.); (iii) coleção didática, destinada ao ensino de palinologia.
Assistência Estudantil
A assistência estudantil para o curso de Ciências Biológicas segue as premissas da inclusão social, para contemplar, em diferentes perspectivas, as necessidades individuais da comunidade universitária e extrauniversitária. A assistência se dá por uma série de auxílios norteados por meio de editais de seleção. As ações de apoio ao estudante na UFSB são realizadas a partir de:
Ações de apoio econômico
Embasadas no Decreto Federal n.º 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado na UFSB por meio do Programa de Apoio à Permanência, instituído pela Resolução n.º 01/2016 do Conselho Universitário. São ofertadas diferentes modalidades de bolsas e auxílios pela Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), com objetivo de atender preferencialmente aos estudantes com baixa renda per capita. Destacam-se nos benefícios ofertados na Bolsa de Apoio à Permanência (BAP), no valor de R$ 400/mês, destinada a prover as condições para a manutenção dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de oferecer a oportunidade para que possam adaptar-se e dedicar-se à sua formação acadêmica em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As ações de Auxílio Eventos consistem em apoio à realização e à participação dos estudantes ou das entidades estudantis reconhecidas pela UFSB em eventos acadêmicos, culturais, políticos e esportivos, na forma de subsídio a transporte, alimentação, hospedagem, infraestrutura, pagamento de inscrição em eventos e/ou material de divulgação.
O Auxílio Creche é destinado ao estudante que tenha filho(a) em idade pré-escolar (zero a cinco anos e onze meses) e é ofertado para subsidiar despesas com creche ou outras relacionadas aos cuidados com a guarda e a manutenção infantil, enquanto os pais desempenham suas atividades acadêmicas. Além desses, ainda são ofertados os auxílios alimentação, transporte, moradia, instalação emergencial e a bolsa de monitoria inclusiva.
Ações que visam a afiliação do estudante à vida universitária
Atividade de Orientação Acadêmica: é oferecida pelos docentes da UFSB, objetivando a promoção da integração harmoniosa dos discentes à instituição, o sucesso acadêmico e profissional dos mesmos. Direcionada para todos os discentes, desde o seu ingresso na universidade até a conclusão da sua formação.
Semana de Acolhimento: faz parte do calendário institucional como um momento de recepção e afiliação dos estudantes à UFSB; é realizada a cada ingresso de novos discentes.
Ações de integração social
A UFSB conta com a Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), que tem por objetivo a promoção da sustentabilidade e da integração social em todas as dimensões da UFSB e junto à sociedade. Além disso, visa ampliação e democratização das condições de permanência no ensino superior dos estudantes, comprovadamente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de sua Política de Permanência Estudantil. Portanto, suas atividades são organizadas em três grandes áreas: a Diretoria de Sustentabilidade e Integração Social (DSIS) que engloba também a Extenso; a Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (DACE), responsável pelas ações voltadas para a Permanência Estudantil, Qualidade de Vida, Acessibilidade e Promoção da Saúde; Diretoria de Políticas de Promoção da Diversidade (DPPD) que desenvolve ações voltadas para a promoção da diversidade cultural, técnica e política, por meio do fomento de eventos acadêmicos e culturais, assim como por meio de políticas institucionais que potencializem as ações afirmativas na UFSB.
Todas estas coordenações buscam a articulação interna da comunidade acadêmica e desta com a sociedade, por meio do estímulo a práticas saudáveis ligadas promoção da saúde, acessibilidade, cultura, esporte e lazer, dimensões entendidas como partes fundamentais para a qualidade de vida de um indivíduo e comunidade. Nesse sentido, são exemplos de ações periódicas a Semana de Mulheres da UFSB, o Arraiá Universitário, a Semana de Acolhimento do Calouro, a Semana de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, além de ações internas de integração como intervenções culturais, rodas de capoeira, eventos musicais, e a disponibilização de jogos e equipamentos esportivos, tais como mesa de sinuca, mesa de pebolim e jogos de xadrez, além de uma quadra poliesportiva e campo de futebol.
Buscam a articulação interna da comunidade acadêmica e desta com a sociedade, por meio do estímulo a práticas saudáveis ligadas à promoção da saúde, acessibilidade, cultura, esporte e lazer, dimensões entendidas como partes fundamentais para a qualidade de vida de um indivíduo e da comunidade. São exemplos de ações periódicas a “Semana de Mulheres da UFSB,” o “Arraiá Universitário”, a disponibilização de jogos e equipamentos esportivos, tais como mesa de sinuca, mesa de pebolim e jogos de xadrez.
Ações de internacionalização e mobilidade
A UFSB possui o compromisso educacional de garantia da universidade pública, de qualidade e transformação social, preocupa-se com o desenvolvimento dos discentes e busca parcerias internacionais que propiciem experiências externas e inovação nos processos de internacionalização. Para tanto, há o desenvolvimento de ações de parcerias e acordos técnicos internacionais, nas mais diversas áreas do conhecimento, buscando garantir a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Os estudantes são estimulados a participarem em processos internos e externos de agências institucionais para mobilidade e intercâmbio, promovendo, dentre outros, os seguintes benefícios:
-
Formação ampliada, com vivência internacional, para a formação de um profissional autônomo e globalizado, capaz de atuar e resolver problemas inerentes à sua profissão em qualquer lugar do mundo;
-
Desenvolvimento harmônico, convivência, respeito e proatividade com indivíduos de outras nacionalidades, reforçando a empatia, tolerância, solidariedade, no tocante à diversidade cultural e ao trabalho em equipe;
-
A mobilidade permite o conhecimento e a construção social e profissional a partir de elementos culturais, econômicos, linguísticos, comportamentais e geográficos que enriquecem a construção do conhecimento durante as atividades acadêmicas;
-
Oportuniza ao egresso perspectivas de empregabilidade em todo o mundo e amplia o networking em escala global;
-
Pode proporcionar ao estudante receber a dupla titulação pela universidade de origem e pela instituição na qual estudou no exterior, quando previsto em convênio específico;
-
Desenvolvimento de trabalhos em cooperação entre universidade de origem e a de mobilidade, permitindo o desenvolvimento científico conjunto.
Atualmente, os convênios nacionais e internacionais para atividades e mobilidades celebrados entre a UFSB e demais instituições são geridos pelo Setor de Práticas Educativas da Pró Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC).
Ações de serviços de Ouvidoria
A UFSB oferece serviço de Ouvidoria, com atendimento à comunidade interna e externa por meio de e-mail, telefone e atendimento presencial, visando ao bem-estar das pessoas envolvidas, com imparcialidade, ética e sigilo. Este setor é classificado como um Órgão Suplementar, ainda ligado diretamente à Reitoria, porém, com o repasse das demandas aos setores competentes. O Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais também prevê atendimento de prática jurídica relacionada ao curso de Direito, envolvendo soluções de problemas judiciais, onde a comunidade interna e externa pode apresentar demandas para receber orientação sobre o problema apresentado.
Contatos
Para informações detalhadas das nossas atividades, contate-nos pelos canais abaixo:
Email: coord.bio.ufsb@gmail.com e biologia@ufsb.edu.br
Telefone: (73) 3288-8400
Endereço: Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB Campus Sosígenes Costa – Centro de Formação em Ciências Ambientais, BR 367, Km 10 - Rod. Porto Seguro-Eunápolis. Caixa Postal 108, Porto Seguro, BA - CEP: 45810-000.
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