Apresentação
O Curso de Especialização em Pedagogias das Artes: linguagens artísticas e ação cultural (EPArtes) objetiva ofertar um curso de especialização em ensino de Artes, em 360h, partindo de uma matriz curricular que articule conhecimentos específicos do campo das Artes e da educação, práticas metodológicas, práticas artísticas, curriculares e experienciais, para favorecer o desenvolvimento qualificado da educação básica no sul da Bahia e fortalecer a articulação integrada da Universidade Federal do Sul da Bahia com a educação básica do Estado da Bahia. Dessa forma, vislumbra-se contribuir para a formação de professores, professoras, ativistas culturais, egressos das licenciaturas e bacharelados da UFSB, licenciados ou bacharéis de modos geral, educadores de espaços não-formais de educação, mediadores, produtores culturais e demais interessados nas relações entre ensino de Artes e ação cultural.
UNIDADE: | Centro de Formação em Artes e Comunicação |
MODALIDADE: | Presencial |
CIDADE: | Porto Seguro/BA; Itabuna/BA; Teixeira de Freitas/BA |
TURNOS: | Matutino ou Vespertino ou Noturno |
REGIME LETIVO: | Modular |
DURAÇÃO: | 1 Ano |
PADRÃO: | 3 Módulos |
MÁXIMA: | 5 Módulos |
CARGA HORÁRIA: | 360 horas |
FORMA DE INGRESSO NO CURSO
Edital nº 05/2022 CFAC - Processo seletivo para a Especialização em Pedagogias das Artes 2023
MATRIZ CURRICULAR
PERFIL DO EGRESSO E COMPETÊNCIAS
O egresso da Especialização em Pedagogias das Artes: linguagens artísticas e ação cultural terá formação para atuar nos diversos âmbitos do ensino de Artes nos espaços formais e não-formais, integrando competências para uma prática interdisciplinar e intercultural. Pretende-se formar profissionais da educação em Artes cuja ação esteja pautada pela autonomia profissional, autoria artístico-poética, criticidade, constante diálogo com os conhecimentos instrumentais da pesquisa científica e com os conhecimentos dos saberes tradicionais, voltados para a sua prática e que se reconheçam como sujeitos em processos de formação permanente. Será também capaz de reconhecer a complexidade social e educacional da sua região e atuar em prol da transformação da realidade em que atua. Portanto, o presente curso parte do pressuposto de que a formação de profissionais do campo das Artes e da educação visa abarcar uma tripla atuação, qual seja, educador/a, mediador(a) cultural, professor(a), agitador(a) cultural, artista e pesquisador/a.
- A sensibilidade de considerar a Arte como provocadora da compreensão de si a partir do seu lugar de fala em diálogo com o mundo;
- A atuação em diálogo coletivo, estabelecendo teias de relações baseadas na responsabilidade social e no respeito à diversidade;
- A habilidade para planejar e promover a reflexão acerca do pensamento global, tendo como base a interdisciplinaridade e as pluriepistemes;
- A compreensão da complexidade social e educacional da região, reconhecendo as potencialidades e desafios como espaços latentes para atuação crítica engajada;
- A capacidade de agir com autonomia, organização e aptidão no planejamento educacional e gestão de projetos artístico-pedagógicos comprometidos com o exercício ético e significativo dos processos de ensino-aprendizagem em Artes;
- A aptidão para o trabalho acadêmico a partir do domínio do instrumental básico da metodologia científica na formação do professor-artista-pesquisador;
- A ampliação do olhar sensível capaz de reconhecer a importância das práticas artístico-pedagógicas preexistentes em comunidades tradicionais e/ou afroindígenas, estimulando a criação de projetos que garantam o seu protagonismo social e sustentabilidade;
- A capacidade de leitura e realização dos processos artístico-pedagógicos compreendidos como formas de ação cultural aptas a produzir novos modos de sentir e novas formas de subjetividade política;
- A formulação de novas possibilidades de “partilha do sensível” capazes de operar deslocamentos reflexivos que encorajem a autonomia e a emancipação intelectual para a transformação da realidade sócio-educacional local.
Redes Sociais