O Bacharelado Interdisciplinar em Artes (BIArtes) é um curso superior de graduação oferecido pelo Centro de Formação em Artes e Comunicação, que foi criado logo na fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia em 2014. Desde então vem formando artistas numa região muito rica em culturas e tradições indígenas e negrodescendentes. É um curso gratuito, presencial e que pode ser cursado em 3 anos, e oferece uma perspectiva intercultural e crítica. A formação se caracteriza por ser interdisciplinar, dialogando com as variadas linguagens artísticas - as artes visuais, a música, o audiovisual, o teatro, a dança, a performance, a poesia, dentre outras - e por valorizar saberes tradicionais, populares e periféricos, além da diversidade de manifestações culturais e artísticas do Brasil e das Américas.
CÓDIGO E-MEC: |
1293064 |
MODALIDADE: |
Presencial |
GRAU: |
Bacharelado |
UNIDADE ACADÊMICA: |
Centro de Formação em Artes e Comunicação |
MUNICÍPIO: |
Porto Seguro/BA |
TURNO: |
Noturno; Vespertino |
REGIME LETIVO: |
Semestral |
DURAÇÃO: |
3 Anos |
PADRÃO: |
6 Semestres |
MÁXIMA: |
12 Semestres |
CARGA HORÁRIA: |
2.400 horas |
CONCEITO INEP/MEC: |
4 |
ÁREA DE ATUAÇÃO
Criação em Artes (visuais, sonoras, performativas, instalativas, dentre outras), Pesquisa em Arte, Gestão Cultural, Arte-educação. Perfil do egresso: Artista; Gestor cultural, Pesquisador em Artes, Curador, Arte-educador, Produtor audiovisual, Artista da cena.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Artes desenvolverá competências para uma prática interdisciplinar, pluri/inter/epistêmica e intercultural em Artes. Promoverá, de forma consciente, sensível, ética e qualificada, os saberes e práticas das comunidades com as quais convive e terá capacidade em desenvolver processos criativos nas formas contemporâneas da produção artística. Será igualmente capaz de reconhecer a complexidade social e artística da sua região e atuar para a transformação da realidade, como artista, como agente cultural ou como educador em sentido amplo em espaços não formais. Busca-se assim formar um artista-cidadão crítico, com autonomia, autor e pesquisador de sua própria prática, que reconhece a si mesmo como sujeito em processo de formação permanente.
FORMAS DE INGRESSO NO CURSO
O ingresso no BI Artes pode ser realizado através de um dos seguintes processos seletivos:
- SiSU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.
CARGA HORÁRIA
TOTAL: 2.400 h
OBRIGATÓRIOS: 630 h
- COMPONENTES CURRICULARES: 510 h
- ATIVIDADES CURRICULARES: 120 h
OPTATIVOS/LIVRES: 1.425 h
- GRUPO FORMAÇÃO GERAL: 300 h
- GRUPO FORMAÇÃO ESPECÍFICA: 675 h
- LIVRES: 450 h
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: 240 h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 105 h
LABORATÓRIOS
CÊNICO E MULTIMÍDIA - O Laboratório Cênico e Multimídia (LCM) pretende oferecer a infraestrutura laboratorial para projetos relacionados a tecnologias contemporâneas, tais como: iluminação cênica interativa, videodança, performance audiovisual, investigações sobre o corpo, a câmera e o espaço, espacialização sonora e dança, dramaturgias expandidas e audiovisuais, videomapping, experimentações com o corpo e sensores de movimento, entre outras de mesma natureza. Estatuto do LCM.
LABSIM - O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Som e Imagem está vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, localizado na torre Sudoeste do Pavilhão de Feiras do Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro. Estatuto do LABSIM.
PRÁTICAS CORPORAIS - O Laboratório de Práticas Corporais (LPC) é um Laboratório de pesquisa e ensino previsto, com piso adequado para práticas corporais, isolamento acústico, com dimensão propícia para a criação coletiva no âmbito das artes da cena e espaço próprio para apresentações artísticas públicas. Sua estutura privilegia a pesquisa e a práxis aprofundada em torno do corpo como fundamento e produtor de conhecimentos. Estatuto do LPC.
OCALAB - O Laboratório de Artes Visuais e Sonoras OCALAB é um Laboratório de pesquisa e ensino vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, localizado à frente da Varanda Sul do Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro. Estatuto do OCALAB.
PERCURSO FORMATIVO

|
C.H. |
S1 |
S2 |
S3 |
S4 |
S5 |
S6 |
FORMAÇÃO GERAL |
300 |
300 |
|
|
|
|
|
OBRIGATÓRIOS 1º CICLO |
150 |
|
75 |
75 |
|
|
|
ATELIÊS 1º CICLO
|
360 |
|
90 |
90 |
90 |
90 |
|
OPTATIVOS 1º E 2º CICLO + LIVRES |
1125 |
|
225 |
225 |
225 |
225 |
225 |
TCC |
120 |
|
|
|
|
|
120 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO |
240 |
|
|
|
|
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
105 |
|
|
|
|
000 |
000 |
MATRIZ CURRICULAR
C.H. |
3170 |
GRUPO FORMAÇÃO GERAL |
360 |
EIXO ARTES E HUMANIDADES NA FORMAÇÃO CIDADÃ |
60 |
ARTE E TERRITÓRIO |
60 |
EXPERIÊNCIAS DO SENSÍVEL |
60 |
HUMANIDADES, INTERCULTURALIDADES E METAMORFOSES SOCIAIS |
60 |
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO |
60 |
UNIVERSIDADE E SOCIEDADE |
60 |
BRASIL: CIDADANIA, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS |
45 |
TERRITORIALIDADES E SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO REGIONAL |
45 |
EIXO CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CIDADÃ |
60 |
CIÊNCIA E COTIDIANO |
60 |
CIÊNCIA, SOCIEDADE E ÉTICA |
60 |
EMPREENDEDORISMO E PROPRIEDADE INTELECTUAL |
60 |
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
60 |
PROCESSOS FILOSÓFICOS E METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS |
60 |
SAÚDE ÚNICA: HUMANA, ANIMAL E AMBIENTAL |
60 |
EIXO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
60 |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA |
60 |
LINGUA ESPANHOLA EM NIVEL BÁSICO |
60 |
LÍNGUA INGLESA E CULTURA |
60 |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA |
45 |
EIXO MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO |
60 |
CIÊNCIA DOS DADOS |
60 |
INTRODUÇÃO À LÓGICA |
60 |
PRÉ-CÁLCULO |
60 |
AMBIENTES VIRTUAIS E COLABORATIVOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
30 |
FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO |
30 |
FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA |
30 |
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA |
30 |
MATEMÁTICA E COTIDIANO |
30 |
EIXO PRODUÇÕES TEXTUAIS ACADÊMICAS |
60 |
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA |
75 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA |
60 |
METODOLOGIA DE PESQUISA |
60 |
OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS |
60 |
ARTIGO CIENTÍFICO E EXPOSIÇÃO ORAL |
30 |
AUTORIA NA PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO |
30 |
OBRIGATÓRIOS |
510 |
ESTÉTICAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS DAS AMÉRICAS |
75 |
ESTÉTICAS NEGRODESCENDENTES |
75 |
ATELIÊ EM ARTE E COMUNIDADES |
90 |
ATELIÊ EM ARTE E MEMÓRIA |
90 |
ATELIÊ EM CORPOS, TEMPOS, ESPAÇOS |
90 |
ATELIÊ EM ENCONTRO DE SABERES |
90 |
OPTATIVOS |
675 |
ALTERIDADE E CINEMAS NO BRASIL |
75 |
ARTE E TECNOLOGIA |
75 |
ARTE-CURADORIA |
75 |
ARTE, COMUNIDADES E ESPACIALIDADES |
75 |
ARTES DA GRAFIA |
75 |
ARTES DA PRESENÇA NAS AMÉRICAS: MODOS E PROCESSOS |
75 |
ARTES, GÊNERO E SEXUALIDADES |
75 |
CINEMA, CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL |
75 |
CORPORALIDADES NEGRODESCENDENTES NO BRASIL |
75 |
CULTURA MATERIAL NAS AMÉRICAS |
75 |
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM ARTES |
75 |
ESTÉTICAS OCIDENTAIS NAS AMÉRICAS |
75 |
ESTUDOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS EM ARTE/EDUCAÇÃO |
75 |
FRUIÇÕES ESTÉTICAS PARA ALÉM DOS "CENTROS" |
75 |
MODOS DE BRINCAR, CANTAR, CONTAR, APRENDER |
75 |
MODOS DE ESCUTA E CRIAÇÃO SONORA |
75 |
MOVIMENTOS ARTÍSTICOS E LINGUÍSTICOS DOS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS E AFRODIASPÓRICOS NAS AMÉRICAS |
75 |
PEDAGOGIAS DA CENA |
75 |
PEDAGOGIAS DAS ARTES VISUAIS EM CAMPO AMPLIADO |
75 |
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM EM ARTES |
75 |
PRODUÇÃO CULTURAL E ECONOMIA CRIATIVA |
75 |
ARTE-ARTESANATO-ARTEFATO |
30 |
ARTE, HISTÓRIA E HISTORICIDADES NAS AMÉRICAS |
30 |
ARTES E COMUNICAÇÃO NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS |
30 |
EXPERIMENTAÇÕES INTERARTES |
30 |
POÉTICAS AMERÍNDIAS NO BRASIL: LITERATURA E GRAFISMO |
30 |
POÉTICAS NEGRODESCENDENTES |
30 |
DANÇA CONTEMPORÂNEA: HISTÓRIA E EXPERIMENTAÇÃO (ACC) |
75 |
OFICINA DE CAPOEIRA (ACC) |
75 |
OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO (ACC) |
75 |
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO (JRN) |
75 |
INTRODUÇÃO AO JORNALISMO (JRN) |
45 |
MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS E TEORIAS (JRN) |
45 |
ARTE, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (SIM) |
30 |
OFICINA DE ARTES VISUAIS (SIM) |
30 |
OFICINA DE CRIAÇÃO SONORA (SIM) |
30 |
OFICINA DE FOTOGRAFIA E VÍDEO (SIM) |
30 |
LIBRAS (LIA) |
60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES I |
75 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES II |
60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES III |
45 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES IV |
30 |
ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS |
120 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
120 |
COMPONENTES CURRICULARES LIVRES |
450 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO |
240 |
ARTES E COMUNICAÇÃO: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INTERDISCIPLINARIDADE [CCEX] |
75 |
VIVÊNCIAS EM SABERES TRADICIONAIS E POPULARES [CCEX] |
75 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
105 |
• • •
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UM PERFIL DE FORMAÇÃO

Como artista, o/a egresso/a poderá atuar com linguagens diversas (visuais, sonoras, performativas, instalativas, dentre outras) e contará com um amplo universo de referências, atualizadas por culturas e povos presentes em seu continente e será provocado/a pelo debate das proposições contemporâneas do campo das Artes. Além disso, poderá atuar em ONGs, museus, festivais, coletivos artísticos e/ou culturais etc., através da produção de conteúdos e processos formativos de educação não formal. Como gestor/a de políticas culturais, através de atuação em equipamentos públicos, particulares ou da sociedade civil, estará capacitado/a a reconhecer a profundidade e o refinamento das expressões artísticas e culturais, dedicando especial atenção aos saberes e fazeres dos povos tradicionais e populares. Como pesquisador/a, poderá dar continuidade às suas reflexões e propostas estéticas, estilísticas, políticas; não apenas prosseguindo sua formação em nível de segundo ciclo ou de pós-graduação, mas também atuando como um/a investigador/a incessante de sua própria prática.
Redes Sociais