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DINFRA - Diretoria de Infraestrutura

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 06h29 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 14h52 | Acessos: 18405

DINFRA – DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA

À Diretoria de Infraestrutura cabem, as funções de planejar, coordenar e controlar o desenvolvimento da infraestrutura e patrimônio físico da universidade; bem como zelar pela manutenção das instalações físicas e espaços comuns da Universidade, sendo composta por duas coordenações: Coordenação de Projetos e Obras e Coordenação de Manutenção.


Coordenação de Projetos e Obras

  1. Setor de Planejamento e Orçamento:
  • elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Planejamento e Orçamento;
  • elaborar planejamento de obras de construção predial e de infraestrutura dos campi  da Universidade;
  • elaborar e manter sistema de orçamentação para obras e serviços de engenharia e arquitetura da Universidade;
  • realizar pesquisa de mercado para obtenção de preços de materiais, serviços e mão de obra;
  • elaborar e manter banco de composição de preços de construção e elaboração de projetos;
  • emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.
  1. Setor de Gestão de Contratos de Projetos e Obras:
  • elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Gestão de Contratos;
  • elaborar e acompanhar a execução e atualização de plano diretor físico da Universidade;
  • estabelecer normas técnicas para ocupação dos espaços físicos da Universidade;
  • estabelecer normas, padrões e especificações e termo de referência para construção dos edifícios da Universidade;
  • estabelecer normas, padrões, especificações e termo de referência para construção de sistemas de infraestrutura dos campi da Universidade;
  • realizar estudos para otimização e racionalização da ocupação de terrenos e áreas construídas;
  • elaborar e/ou delegar a execução de projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos e de engenharia complementar e ambiental para os campi da Universidade;
  • coordenar a execução dos levantamentos topográficos dos terrenos e das sondagens de caracterização de solo do território  da Universidade;
  • manter atualizado o cadastro das áreas de terrenos, de edifícios e áreas verdes do entorno das edificações e áreas verdes de jardins, matas e áreas urbanizadas;
  • instruir e acompanhar os procedimentos licitatórios dos serviços de arquitetura e engenharia;
  • planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de elaboração de projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos e de engenharia complementar nos Campi da UFSB.
  • efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de equipamentos e mobiliários para obras novas e/ou ampliações
  • fiscalizar obras e serviços de engenharia realizados nos campi da Universidade;
  • gerenciar os contratos de elaboração de projetos;
  • executar medições, manter controle dos custos e cronograma das obras e serviços de engenharia em execução;
  • emitir relatórios e pareceres sobre obras e serviços de engenharia e seus prestadores de serviços contratados pela Universidade;
  • realizar e/ou contratar estudos para aquisição otimizada de equipamento e mobiliário para edificações da Universidade;
  • gerenciar o processo de obras de construção durante todo o seu ciclo, desde a contratação da obra e/ou serviço de engenharia até a conclusão e entrega ao usuário;
  • elaborar e executar procedimento de avaliação das obras durante o período de garantia contratual (05 anos);
  • emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.
  • executar a fiscalização das obras através do uso de registros informatizados.
  1. Setor de Patrimônio Imobiliário:
  • elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Patrimônio Imobiliário;
  • manter atualizado no Sistema de Patrimônio dos Imóveis da União  - SPIUnet o cadastro dos bens imóveis da Universidade;
  • acompanhar e manter atualizadas as instruções normativas e outros atos regulamentadores publicados pela Secretaria da União – SPU ou por outro Órgão do Governo Federal;
  • promover a avaliação dos bens imóveis da Universidade conforme Orientação Normativa publicada pela Secretaria de Patrimônio da União – SPU;
  • criar e manter sistema de arquivamento do acervo histórico das plantas físicas da Universidade;
  • elaborar e/ou delegar a execução de proposta técnica para aquisição e/ou alienação de bens imóveis;
  • organizar e manter atualizado o sistema de tombamento de bens imóveis da Universidade;
  • manter e atualizar a documentação legal dos bens imóveis incluindo o acervo técnico das plantas físicas das edificações e áreas externas da Universidade;
  • elaborar ou coordenar a avaliação de bens imóveis para fins de aquisição, desapropriação, permuta, cessão, locação ou alienação;
  • coligir os elementos necessários ao registro dos bens imóveis da Universidade e aos procedimentos judiciais destinados à sua defesa;
  • manter a responsabilidade da guarda os documentos, títulos e processos relativos aos bens imóveis do domínio e posse da Universidade.
  • proceder as inscrições imobiliárias dos imóveis da Universidade no Cadastro Municipal.
  1. Setor de Meio Ambiente
      • gerir a cobertura vegetal dos campi universitários por meio da fiscalização dos contratos de manutenção e conservação das áreas verdes;
      • elaborar  manual de procedimentos para as ações relacionadas a conservação e manutenção das áreas verdes;
      • elaborar planos de execução de limpeza definindo áreas, equipamentos e cronogramas de limpeza urbana dos campi universitários;
      • gerir a limpeza urbana dos campi por meio da fiscalização dos contratos com empresas destinadas a esse fim;
      • elaborar projetos paisagísticos de canteiros;
      • orientar e opinar sobre a eventual ocupação de áreas verdes dos campi;
      • elaborar termos de referência relacionados aos serviços a serem fiscalizados pelo setor;
      • planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de urbanização, limpeza, manutenção e conservação das áreas verdes dos Campi da UFSB.
      • coordenar a implementação das ações de gestão ambiental entre os diversos órgãos da universidade;
      • acompanhar a implementação das ações de gestão ambiental da universidade sugerindo alterações que julgar necessárias para o efetivo comprimento de seus objetivos.
      • incentivar a produção e disseminação de conhecimento voltado para o Desenvolvimento Sustentável buscando articulação com a sociedade.

 

Coordenação de Manutenção:

  1. Setor de Manutenção Civil:
      • realizar vistorias periódicas nas instalações físicas e hidráulicas da UFSB;
      • efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de serviços de manutenção das instalações da infraestrutura física predial das áreas internas e externas dos prédios e dos Campi da UFSB;
      • executar e/ou fiscalizar obras e serviços de manutenção corretiva e preventiva e melhoramento nas instalações prediais e infraestrutura;
      • realizar perícias técnicas quando necessário;
      • atender as Unidades/Órgãos quanto às solicitações de serviços manutenção e reparos;
      • promover e cuidar da conservação e manutenção da infraestrutura das áreas internas e externas dos prédios e dos campi da UFSB;
      • planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de manutenção das instalações da infraestrutura física predial das áreas internas e externas dos prédios e dos Campi da UFSB.
  1. Setor de Manutenção Elétrica, Eficiência Energética e Refrigeração:
      • realizar vistorias periódicas nas instalações elétricas e de refrigeração da UFSB;
      • efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de serviços de manutenção das instalações elétricas das áreas internas e externas dos prédios e dos Campi da UFSB;
      • executar e/ou fiscalizar obras de manutenção corretiva e preventiva nas redes elétricas e de sistemas de refrigeração da universidade;
      • acompanhamento e suporte aos projetos, obras e reformas no que se refere às redes elétricas e sistemas de refrigeração da universidade;
      • realizar perícias técnicas quando necessário;
      • planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de manutenção corretiva e preventiva nas redes elétricas e de sistemas de refrigeração da universidade;
  1. Setor de Manutenção de Tecnologias de Informação e Comunicação:
      • realizar vistorias periódicas nas instalações e redes de dados e sistemas de comunicação da UFSB;
      • efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de serviços refere às redes de dados e sistemas de comunicação da universidade.
      • executar e/ou fiscalizar obras e serviços de manutenção corretiva e preventiva e melhoramento nas instalações redes de dados e sistemas de comunicação da UFSB;
      • acompanhamento e suporte aos projetos, obras e reformas no que se refere às redes de dados e sistemas de comunicação da universidade;
      • realizar perícias técnicas quando necessário;
      • atender as Unidades/Órgãos quanto às solicitações de serviços instalação, manutenção e reparos de instalações das redes de dados e sistemas de comunicação da UFSB;
      • planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de manutenção e reparos de instalações das redes de dados e sistemas de comunicação da UFSB;
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