III CRES fortalece debate sobre envolvimento entre universidades e comunidades externas
Na tarde de ontem (quinta-feira, 14/6), em Córdoba, Argentina, a leitura da Declaração Final marcou o encerramento da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES). O documento e o Plano de Ação para os próximos dez anos, com conclusão prevista para daqui a três meses, foram os principais encaminhamentos do encontro. Ambos servirão como diretrizes para a participação latino-americana e caribenha na Conferência Mundial de Educação Superior da UNESCO, que acontecerá em Paris, em 2019.
A Reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, destacou, como um dos pontos principais das discussões realizadas durante o evento, “a necessidade de mudança de paradigma nas formas de relação com as comunidades, que sempre foram excluídas e, agora, começam a ter acesso ao ensino superior.” Na avaliação da Reitora, “a Universidade precisa sair do papel de quem ensina e considerar que também aprende com o saber que essas pessoas trazem quando acessam o ensino superior.”
De acordo com informações disponibilizadas no sítio eletrônico oficial, a Conferência congregou mais de dez mil participantes de trinta países e reuniu integrantes dos governos, das instituições de ensino superior, estudantes, representantes da sociedade civil e especialistas em educação.
Durante o evento, foram debatidos temas como o cenário atual da educação superior na América Latina e Caribe e as estratégias para a próxima década com vistas aos objetivos do desenvolvimento sustentável e definições da agenda Educação 2030 da Unesco. Esta foi a terceira edição da CRES. As duas primeiras foram realizadas na Havana, Cuba (1996) e Cartagena de Indias, Colômbia (2008).
Link da III CRES: http://www.cres2018.org/
Redes Sociais