Medicina
Apresentação do Curso
Título profissional: Médico
Área do conhecimento:Ciências da Saúde
Modalidade: Presencial
Duração: 7 anos
Carga horária total do curso: 8.880 horas
Tempo mínimo para integralização: 7 anos
Tempo máximo para integralização: 9 anos, segundo parecer CNE/CES nº 8/2007.
Turno: O curso de medicina da UFSB ocorrerá na sua maioria nos turnos matutino e vespertino, porém em determinados períodos o estudante terá Componentes Curriculares (CCs) e atividades práticas, tais como práticas em emergência, no turno noturno.
Número de vagas: Autorizado pelo MEC para ofertar 80 vagas anuais, podendo ser ofertada até 5 vagas supranumerárias.
Local de Oferta: Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas /BA.
Atos legais:
Resolução CONSUNI/UFSB nº 11/2017, dispõe sobre a criação de 2º Ciclo e Bacharelado em Medicina.
Portaria de Autorização: Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, nº 274, de 12 de maio de 2014.
Área de atuação: O egresso do curso de medicina deve ter como área de atuação as diversas áreas da saúde humana, seja na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos agravos de saúde, nos diversos níveis de atenção a saúde, sendo também um replicador e promotor de conhecimento sobre o campo da saúde.
Perfil do egresso: O curso de medicina da UFSB deverá promover uma formação médica geral, humanística, reflexiva e ética, isto é, de um verdadeiro promotor da saúde integral do ser humano, com capacidade para atuar em múltiplos cenários dentro de um conceito ampliado de saúde, desenvolvendo ações de prevenção primária, secundária e terciária nos âmbitos individual e coletivo e nos diferentes níveis de atenção e gestão em saúde, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana. Desta forma, curso de Medicina da UFSB forma profissionais plenamente articulados às necessidades locais e regionais e preparados para atender às demandas profissionais apresentadas pelo mundo do trabalho.
Colegiado de Medicina |
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Docentes dos Blocos Temáticos |
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Blocos Temáticos |
Titulares |
Suplentes |
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Tutoria |
Hayana Ramos Lima |
Denise Machado Mourão |
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Habilidades |
Laila Cheibub Costa Rodrigues |
Antônio Luiz Almeida Gois |
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PIESC |
Mellina Da Silva Goncalves |
Rodrigo Silva Santos |
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Avaliação |
Clara Monica Figueredo De Lima |
Herminio Asevedo Neto |
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Estágios e Internato |
Herminio Asevedo Neto |
Vago |
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Representações |
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Técnicos Administrativos |
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Titular |
Suplente |
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Leonardo Bitencourt Silveira |
Renê Luis Moura Antunes |
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Discentes |
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Titular |
Suplente |
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GABRIEL SANTOS COSTA DA CRUZ |
MARIANA MOREAU DE ALMEIDA S. VIEIRA |
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Coordenação do Colegiado: Clara Monica Figueredo De Lima VICE-COORDENAÇÃO: Herminio Asevedo Neto |
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Informações atualizadas em 04/05/2020 |
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Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina |
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Docente |
Função |
Luiz Henrique Santos Guimarães |
Coordenador |
Clara Monica Figueredo De Lima |
Vice Coordenadora |
Ana Paula Pessoa De Oliveira |
Membro Docente |
William Rodrigues De Freitas |
Membro Docente |
Hayana Ramos Lima |
Membro Docente |
Informações atualizadas em 04/05/2020 |
Matriz Curricular
Módulos Temáticos
Os Módulos Temáticos abordam de maneira articulada com as atividades educacionais os aspectos cognitivos que irão dar sustentação à aquisição das competências definidas no projeto pedagógico nos primeiros dois anos do segundo ciclo da formação médica. Os discentes estudam em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de aprendizado por meio do estudo cooperativo e contextualizado, fortemente ligado à capacidade de busca das informações relevantes para a prática e possibilitando a aquisição de autonomia no processo de aprendizagem.
Os Módulos Temáticos utilizam a estratégia pedagógica da Aprendizagem Baseada em Problemas nas tutorias (PBL, do inglês “Problem Based Learning”), a sala de aula investida nas aulas de Habilidades e Atitudes e a problematização nas atividades extensionistas de PIESC, sempre buscando situações significantes, contextualizadas e do mundo real e fornecedora de fontes, guias e instruções para os aprendizes (DOLMANS e SCHMIDT, 1996).
A cada quadrimestre os discentes cursam dois Módulos Temáticos diferentes, que se repetem anualmente e possuem como pré-requisito o cumprimento do primeiro ciclo em AC-SEC. Nos módulos são estudadas as principais queixas clínicas dos pacientes atendidos na Rede de Atenção Básica, permitindo a formação de um profissional capaz de identificar os principais sinais e sintomas clínicos para tratar e prevenir as principais doenças.
TUTORIAS
As principais características do PBL são:
- O estudante é responsável por seu aprendizado (DOLMANS e SCHMIDT, 1994), o que inclui a organização de seu tempo e a busca de oportunidades para aprender.
- O professor é um facilitador da aprendizagem.
- O problema é o elemento integrador dos conteúdos e devem contemplar as situações mais frequentes e relevantes a serem enfrentados na vida profissional de um médico com formação geral (DOLMANS, SNELLEN-BALENDONG, WOLFHAGEN et al., 1997).
- A dinâmica tutorial utiliza um processo análogo ao da metodologia de pesquisa científica. A partir de um problema, procura-se sua compreensão, fundamentação e busca de dados que são analisados e discutidos. Por último, elaboram-se hipóteses para sua solução, que devem ser postas em prática para que sejam comprovadas e validadas.
- Os módulos são flexíveis e podem ser modificados para se adaptarem à realidade.
- O trabalho em grupo e a cooperação entre os sujeitos são elementos centrais (DOLMANS e SCHMIDT, 2006).
As tutorias ocorrem duas vezes por semana, sendo grupo constituído por um docente e oito a quinze discentes, que se articulam para a resolução do problema, escolhendo um coordenador e um secretário para dada tutoria. A dinâmica para a resolução do problema obedece aos passos a seguir:
- Leitura atenta do problema e esclarecimento dos termos desconhecidos;
- Identificação as questões necessárias para a resolução do problema;
- Formulação de hipóteses para estas questões, com base no conhecimento prévio que o grupo possua;
- Resumo das hipóteses;
- Definição dos objetivos de aprendizagem para que o grupo corrobore ou refute as hipóteses, permitido o aprofundamento do estudo;
- Realização do estudo individual, de acordo com os objetivos estabelecidos;
Retorno para o grupo tutorial com os avanços de conhecimento obtidos pelo grupo, respondendo os objetivos, reavaliando as hipóteses e retornando para o problema com explicações concretas.
CONFERÊNCIAS
Para complementar as tutorias, a equipe de professores ministrará as atividades educacionais das conferências ou atividades práticas em cenários simulados ou reais. É reservado um horário semanal para esses momentos, com duração de quatro horas e com o objetivo de possibilitar ao estudante a integração de conhecimentos ou uma aproximação com uma realidade de difícil compreensão.
Habilidades
As atividades educacionais de Habilidades e Atitudes constituem momentos para a aprendizagem de habilidades clínicas complexas ao envolver a aquisição de conhecimentos, habilidades motoras e o desenvolvimento de atitudes. As atividades ocorrem em ambientes de prática médica simulada (laboratórios) e nos serviços de saúde conveniados com a UFSB. O treinamento dá continuidade às habilidades adquiridas no primeiro ciclo, aprofundando na prática médica. É estruturado de forma que o desenvolvimento das habilidades e atitudes ocorra de forma gradual, de acordo com a complexidade do treinamento e sempre que possível congruente com o conhecimento adquirido nas outras atividades educacionais. As metodologias utilizadas são variadas, com preferência pela sala de aula investida. Também utiliza-se a exposição oral, vídeos, demonstração pelo docente, execução das tarefas entre pares de estudantes, discussão em pequenos grupos, prática com paciente real, prática com paciente simulado, atividades à beira do leito, em enfermarias de hospitais de média e alta densidade tecnológica de diferentes especialidades, unidades de emergências, unidades básicas de saúde, no centro de treinamento em habilidades e laboratório morfofuncional. Independente da estratégia, os discentes são divididos em grupos com o máximo de quinze discentes por professor, que se reúnem semanalmente para o desenvolvimento da atividade proposta.
As atividades educacionais ocorrem utilizando-se o método: Cognição, Demonstração, Explicação, Execução, Repetição (CDEER). Esse método pressupõe a discussão prévia com o estudante dos conhecimentos inerentes à realização da tarefa. A demonstração da tarefa pelo professor (docente do programa), em tempo real, sem interrupções ou comentários. Nova demonstração, com as explicações do professor. A execução, por parte do aprendiz, supervisionada pelo docente e com retroalimentação. E a repetição para aquisição de destreza, em outras oportunidades de aprendizagem, monitorada pelo docente (KER, 2009).
Realização de Pré-teste de Habilidades
Aulas Práticas no Laboratório de Habilidades.
Aula Prática de Habilidades no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas
Aula Prática de Habilidades na Unidade de Pronto Atendimento de Teixeira de Freitas
Práticas de Interação Ensino-Saúde-Comunidade - PIESC
As atividades educacionais de Práticas de Interação Ensino-Saúde-Comunidade (PIESC) dão continuidade às Práticas Integradas cursadas no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Com perfil extensionista na formação médica, as PIESC fomentam nos discentes o desenvolvimento da capacidade de atendimento médico a todos os componentes de uma família, independentemente de sexo e idade, comprometendo-se com a pessoa inserida em seu contexto biológico, psicológico e social. Para tanto, o egresso deverá ser capaz de associar uma visão geral e integral do indivíduo à sua prática profissional, tendo como objetivo principal desenvolver ações extensionistas voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Para tanto, as atividades educacionais de PIESC estão vinculadas à realidade da saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multidisciplinar. Desta forma, há fortalecimento da parceria com os serviços de saúde e com a comunidade para a consolidação de uma nova concepção de formação do estudante de medicina, construindo um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e membros da comunidade tendo como marco de referência os planos de desenvolvimento regional. Os cenários de ensino e os campos de atuação das PIESC são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as unidades de saúde (US) que contemplam a Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Esta atividade educacional possibilita uma aproximação real com a prática médica e cria a oportunidade de integração com as outras atividades educacionais, permitindo que o conhecimento e as competências adquiridas sejam empregados com expertise para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Nessa atividade educacional, a aprendizagem toma como base a realidade da comunidade e a busca pelo estabelecimento de vínculo entre os sujeitos.
Para alcançar os objetivos das PIESC, a principal metodologia utilizada é a problematização, que tem como base o reconhecimento de que a educação acontece a partir das experiências vivenciadas em situações reais, na qual o aprendizado ocorre através da análise e pela proposta de intervenção na realidade. A problematização possibilita aos estudantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano das práticas nos serviços de saúde, entrar em contato com a realidade e identificar, junto aos profissionais e à comunidade, problemas e situações relevantes, fazer reflexão crítica e propor alguma intervenção.
As PIESC utilizam como instrumento o Arco de Maguerez, cujas etapas são: 1º etapa – Observação da Realidade, 2º etapa – Levantamento de Pontos Chave, 3º etapa – Teorização, 4º etapa – Hipóteses de Solução e 5º etapa – Aplicação à Realidade.
Aula Prática de PIESC com atendimento da População em Unidade Básica de Saúde de Teixeira de Freitas
Promoção da Saúde em Unidade Básica de Saúde de Teixeira de Freitas
Promoção da Saúde em Unidade Básica de Saúde de Teixeira de Freitas
Promoção da Saúde em escola de Teixeira de Freitas
Aula Prática de PIESC no Centro de Atenção Psicossocial de Teixeira de Freitas
COMPONENTES CURRICULARES LIVRES
Os discentes devem cursar durante os quatro anos de formação técnica em medicina pelo menos 360 horas de componentes curriculares livres. Estes componentes podem ser ofertados tanto pelo curso de Medicina, quanto por qualquer outro curso da UFSB. O discente é o responsável por organizar a estrutura curricular de forma a conciliar os componentes livres com a carga horária dos módulos temáticos ou do internato.
Aula Prática de Componente Curricular Livre realizado na Policlínica Regional de Teixeira de Freitas.
Internato
As atividades educacionais do Internato compreendem o estágio curricular obrigatório para a formação médica. Para iniciar as atividades de internato o estudante deve ter cursado e ter sido aprovado em todos os módulos do PBL. Nessas atividades, o discente recebe treinamento intensivo e contínuo, com supervisão docente. Ocorrem nos dois últimos anos do curso, através da imersão em serviços de saúde conveniados para a aplicação, num contexto real e de maneira integrada, dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas ao longo dos três anos de formação do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e dos dois primeiros anos do curso médico. A metodologia utilizada é a aprendizagem em serviço, onde o aprendiz é introduzido numa comunidade de prática. A aprendizagem se dá pela execução, sob a supervisão de um profissional experiente, de tarefas da prática profissional, onde o estudante observa, executa, discute e reflete. A execução vai crescendo em complexidade e o apoio do professor vai diminuindo até que o estudante seja capaz de executar a tarefa de forma independente. No Internato, o estudante aprende com a experiência desenvolvida tanto à “beira do leito” como no atendimento prestado aos pacientes nos ambulatórios ou atividades nas unidades básicas nas quais aplicam de maneira integrada os conhecimentos, habilidades e atitudes anteriormente adquiridos, além de procurar novos conhecimentos necessários e desenvolver as habilidades e atitudes dele esperadas.
Internato de Cirurgia Geral no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas
Internato de Clínica Médica no Centro de Atendimento Médico Especializado da UFSB
Matriz Curricular
Quadrimestre 1 – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
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Experiências do Sensível |
60 |
Universidade e Sociedade |
60 |
Língua, Território e Sociedade |
60 |
Matemática e Espaço |
60 |
Campo da Saúde: Saberes e Práticas |
60 |
Total |
300 |
Quadrimestre 2 – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
|
Universidade e Desenvolvimento Regional |
60 |
Expressão Oral em Língua Inglesa |
60 |
Leitura, escrita e Sociedade |
30 |
Matemática e Cotidiano |
30 |
Introdução ao Raciocínio Computacional |
30 |
CC de Cultura Complementar Artística |
30 |
CC de Cultura Complementar Humanística |
60 |
Total |
300 |
Quadrimestre 3 – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
|
Universidade e Contexto Planetário |
60 |
Compreensão e escrita em Língua Inglesa |
30 |
Oficina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Saúde |
60 |
Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Saúde |
60 |
CC de Cultura Complementar Artística |
60 |
CC de Cultura Complementar Humanística |
30 |
Total |
300 |
Quadrimestre 4 – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
|
Análise de Situação de Saúde |
60 |
CC Optativo GA – Bloco Temático IS |
60 |
CC Optativo AC – Bloco Temático BES |
60 |
CC Optativo/ CC Livre |
60 |
Total |
240 |
Quadrimestre 5 – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
|
Práticas Integradas em Saúde |
60 |
CC Optativo GA – Bloco Temático IS |
60 |
CC Optativo AC – Bloco Temático PPS |
60 |
CC Optativo/ CC Livre |
60 |
Total |
240 |
Quadrimestre 6 – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
|
Práticas Integradas em Saúde |
60 |
CC Optativo GA – Bloco Temático TCS |
60 |
CC Optativo AC – Bloco Temático BPS |
60 |
CC Optativo/ CC Livre |
60 |
CC Livre |
60 |
Total |
300 |
Quadrimestre 7 – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
|
CC Optativo GA – Bloco Temático TCS |
60 |
CC Optativo AC – Bloco Temático PVS |
60 |
CC Optativo AC – Bloco Temático BES |
60 |
CC Livre |
60 |
Total |
240 |
Quadrimestre 8 – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
|
CC Optativo AC – Bloco Temático PPS 60h |
60 |
CC Optativo AC – Bloco Temático BPS 60h |
60 |
CC Optativo/ CC Livre 60h |
60 |
CC Optativo/ CC Livre 60h |
60 |
CC Livre 30h |
30 |
Total |
270 |
Quadrimestre 9 – Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
|
CC Optativo AC – Bloco Temático PVS |
60 |
CC Optativo/ CC Livre |
60 |
CC Optativo/ CC Livre |
60 |
CC Optativo/ CC Livre |
60 |
CC Livre |
60 |
Total |
300 |
Atividades complementares a serem cumpridas do 1º ao 9º Quadrimestres |
210 |
Carga Horária do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
2700 |
Quadrimestres 10 ao 15 - formação técnica em medicina (Módulos temáticos) Distribuição da carga horária nas atividades dos módulos (aproximadamente) 60 horas de tutoria 45 horas de habilidades 45 horas de piesc 30 horas de conferências |
|
Febre, Inflamação e Infecção |
180 |
Manifestações Externas das Doenças e Iatrogenias |
180 |
Dor |
180 |
Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência |
180 |
Dispnéia, Dor torácica e Edemas |
180 |
Dor Abdominal, Diarreia, Vômitos e Icterícia |
180 |
Desordens Nutricionais e Metabólicas |
180 |
Fadiga, Perda de Peso e Anemias |
180 |
Transtornos Mentais e de Comportamento |
180 |
Saúde da mulher, sexualidade humana e planejamento familiar |
180 |
Perda de sangue |
180 |
Emergências |
180 |
CCs Livres |
360 |
Quadrimestres 16, 17, 18 - 1º Rodízio do Internato |
|
ATENÇÃO BÁSICA: SAÚDE MENTAL, SAÚDE COLETIVA E MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE |
420 |
CLÍNICA MÉDICA |
210 |
SERVIÇOS DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E MEDICINA INTENSIVA |
330 |
CIRURGIA GERAL |
210 |
GINECOLOGIA-OBSTETRÍCIA |
210 |
PEDIATRIA |
210 |
LIVRE (ESCOLHIDO PELO ALUNO) |
120 |
Quadrimestres 19, 20, 21 - 2º Rodízio do Internato |
|
ATENÇÃO BÁSICA: SAÚDE MENTAL, SAÚDE COLETIVA E MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE |
420 |
CLÍNICA MÉDICA |
210 |
*SERVIÇOS DE URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E MEDICINA INTENSIVA |
330 |
CIRURGIA GERAL |
210 |
GINECOLOGIA-OBSTETRÍCIA |
210 |
PEDIATRIA |
210 |
LIVRE (ESCOLHIDO PELO ALUNO) |
120 |
Carga Horária do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde |
2700 |
Carga Horária da formação técnica em medicina |
2520 |
Carga Horária do internato |
3420 |
Carga Horária das Atividades complementares |
240 |
Carga Horária Total Geral |
8880 |
Formas de Ingresso (1º e 2º ciclos)
1º Ciclo – A entrada no primeiro ciclo é via SiSu/Enem, onde são disponibilizadas 30 vagas para cada campus no BIS.
2º Ciclo – Para ingressar no 2º Ciclo, basicamente o estudante deve ter aproveitamento nos CCs do primeiro ciclo da área de saúde e que serão contabilizados e transformados em Coeficiente de Rendimento (CR). O ranking do CR é utilizado para determinar os estudantes que estão habilitados a migrarem para o curso de medicina. A resolução 01/2017, que detalha o CR é acessível no link: http://www.ufsb.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/CCF05072017_0001.pdf
Documentos
Projeto Pedagógico do Curso - 2024 (05/03/2024)
Projeto Pedagógico do Curso - 2021
PLANO DE TRANSIÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFSB – VERSÃO 2014 (05/03/2024)
EDITAL CAMED CPF Nº 003/2018 – Eleição para Representação Discente no Centro Acadêmico de Medicina (08/08/2018)
- Homologação do Resultado (17/08/2018)
- Homologação das Chapas Inscritas (14/08/2018)
Corpo Docente e Preceptores
Os docentes que compõe o corpo docente e de colaboradores do curso de medicina são:
Docentes |
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Docente |
Atuação |
Lattes |
Adriana Pereira De Lacerda |
Habilidades Médicas / PIESC / Internato |
http://lattes.cnpq.br/9165478063785698 |
Ana Paula Pessoa De Oliveira |
Tutoria |
http://lattes.cnpq.br/0652160058488780 |
Antonio Luiz Almeida Gois |
Habilidades Médicas / PIESC / Internato |
http://lattes.cnpq.br/4774185600909239 |
Clara Monica Figueredo De Lima |
Habilidades Médicas / Tutoria / Internato |
http://lattes.cnpq.br/8042139196990412 |
Daniela Pratti Martins |
PIESC/Habilidades Médicas/Internato |
http://lattes.cnpq.br/4500765402449057 |
Delio Jose Mora Amador Junior |
Tutoria |
http://lattes.cnpq.br/1242131727046956 |
Denise Machado Mourão |
Tutoria |
http://lattes.cnpq.br/1888417720554121 |
Eglife Brauher Siqueira De Souza |
PIESC |
http://lattes.cnpq.br/2520486265528948 |
Érika Maria Sampaio Rocha |
PIESC/ Tutoria/Internato |
http://lattes.cnpq.br/6148133355428388 |
Evan Pereira Barreto |
PIESC /Internato |
http://lattes.cnpq.br/3869815991258738 |
Evandro Celio Neri Novais Junior |
Tutoria/Habilidades /internato |
http://lattes.cnpq.br/1704355740226477 |
Geralfred Ferreira Viana |
Tutoria/PIESC /Habilidades/ Internato |
http://lattes.cnpq.br/0655789562071409 |
Giovani De Campos Carvalho |
Tutoria/Internato |
http://lattes.cnpq.br/0270283437068264 |
Glauciele Do Amaral Souza |
PIESC/Internato |
http://lattes.cnpq.br/3213450340514805 |
Hayana Ramos Lima |
Tutoria |
http://lattes.cnpq.br/2242300392100172 |
Herminio Asevedo Neto |
Habilidades Médicas/Internato |
http://lattes.cnpq.br/3180302465151751 |
Joao Victor Rocha Soares De Albuquerque |
PIESC |
http://lattes.cnpq.br/7303058230339196 |
Jose Frederico Baylao Neto |
Habilidades Médicas/PIESC /Tutoria/ Internato |
http://lattes.cnpq.br/0309010141434068 |
Laila Cheibub Costa Rodrigues |
Habilidades Médicas /Internato |
http://lattes.cnpq.br/0884061436378792 |
Larissa Ferreira Correia Baesso |
Tutoria/PIESC /Internato |
http://lattes.cnpq.br/6661931305497813 |
Lilian Santos Lima Rocha De Araujo |
Tutoria |
http://lattes.cnpq.br/8774375043269184 |
Luiz Henrique Santos Guimarães |
PIESC/Internato |
http://lattes.cnpq.br/8077174605752010 |
Marcel Coelho Soares Machado |
Tutoria |
http://lattes.cnpq.br/7081154920023701 |
Marcelo Ehlers Loureiro |
Tutoria |
http://lattes.cnpq.br/5331401908040273 |
Márcia Maria Dos Santos De Moraes |
PIESC /Internato |
http://lattes.cnpq.br/4525986148641577 |
Marina Lopes Pereira Becalli |
Habilidades Médicas |
http://lattes.cnpq.br/9384091280955557 |
Melina Ferreira Franco Ribeiro |
Tutoria /Internato |
http://lattes.cnpq.br/5374764362368488 |
Mellina Da Silva Goncalves |
PIESC /Internato |
http://lattes.cnpq.br/0101863528619912 |
Natalia Amarante Costa |
Tutoria /Internato |
http://lattes.cnpq.br/1560525585279800 |
Renan Monteiro Do Nascimento |
Tutoria |
http://lattes.cnpq.br/9523018821022568 |
Roberto Cesar Paez Farina |
PIESC /internato |
|
Rodrigo Gomes Pereira |
Tutoria/PIESC /Internato |
http://lattes.cnpq.br/6965940365755064 |
Rodrigo Silva Santos |
PIESC /Internato |
http://lattes.cnpq.br/8170083562497222 |
Ronaldo De Toledo |
Habilidades Médicas /Internato |
http://lattes.cnpq.br/0322019281906306 |
Sebastião Rodrigo Ferreira |
Tutoria |
http://lattes.cnpq.br/6811314821111877 |
Sergio Silva De Freitas |
Habilidades Médicas/internato |
http://lattes.cnpq.br/5112407456821163 |
Soliana Demuner Ramalho Araújo |
PIESC/Habilidades médicas /Internato |
http://lattes.cnpq.br/9790960744917776 |
Tulio Cassiano Jorge De Souza |
Habilidades Médicas/ Tutoria/Internato |
http://lattes.cnpq.br/7100441289655211 |
Valdir Moreira De Sousa |
PIESC /Internato |
http://lattes.cnpq.br/9597216519026576 |
Waldir Ferreti Junior |
Habilidades Médicas /Internato |
http://lattes.cnpq.br/8854934199250931 |
William Rodrigues De Freitas |
Tutoria |
http://lattes.cnpq.br/9111551575458973 |
Informações atualizadas em 08/05/2020 |
ÁREA DO INTERNATO |
PRECEPTOR |
Pediatria |
Andrea Matos dos Santos Bretz |
Carine Martins de Andrade Silva |
|
Cesar Passamani |
|
Cristiane Akagui |
|
Melina Ferreira Franco Ribeiro |
|
Thaís Cardoso |
|
Valdir Moreira de Souza |
|
Ginecologia e Obstetrícia |
Daniela Pratti Martins |
Juliana Amato dos Santos Flausino |
|
Karoline Pravato Carari |
|
Maria Gabriela Freire Lopes Soares |
|
Rodrigo Silva Santos |
|
Atenção Básica: Saúde mental, Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade |
Alexandre Carvalho Dias |
Ana Beatriz Perocini Porto Braga |
|
Eglife Bauher Siqueira de Souza |
|
Marcelo Costa Mendes |
|
Nayandra Souza Siepierski |
|
Samara Cordeiro Moraes de Souza |
|
Clínica Médica |
Ana Paula Soares |
Clara Mônica Figueredo de Lima |
|
Evan Pereira Barreto |
|
Gabriel Dos Santos Matos |
|
Leonardo Bittencourt Silveira |
|
Maria Clara Ferraz de Araújo |
|
Melina da Silva Gonçalves |
|
Rodrigo Gomes |
|
Serviços de Urgência, Emergência e Medicina Intensiva |
Felipe de Jesus Teixeira |
Henrique Botelho Cardodo |
|
Manoela Concetti Rocha |
|
Nayanne Bulhoes Santos Franco |
|
Tulio Cassiano Jorge de Souza |
|
Cirurgia Geral |
Evandro Celio Neri Novais Júnior |
Leomar Marcelo Nascimento |
|
Sergio Silva de Freitas |
|
Tarcisio Sandes Ronacher |
|
Waldir Ferreti Junior |
|
Zaqueu Jéfeson de Oliveira Franco |
|
Informações atualizadas em 08/05/2020 |
Infraestrutura
Campus Paulo Freire
Endereço: Av. Presidente Getúlio Vargas, 1732 - São José CEP: 45996-108 Teixeira de Freitas – Bahia. Ao lado da Policlínica Regional do Extremo Sul da Bahia
Pavilhão dos Laboratórios Interdisciplinares e do Centro de Atendimento Médico e Especializado da UFSB
Espaço Físico de aproximadamente 200m2 de área dividido entre os Laboratórios Multifunção 1 e 2 e o Centro de Atendimento Médico e Especializado da UFSB.
LAB 01 – Laboratório Multifunção 1
Espaço Físico de aproximadamente 50 m2 de área destinado à utilização de microscopia para aulas de microbiologia, parasitologia, citologia, embriologia, patologia e histologia.
LAB 02 – Laboratório Multifunção 2
Espaço Físico de aproximadamente 50 m2 de área destinado à utilização de equipamentos para aulas de bioquímica, genética, botânica, farmacologia, imunologia, microbiologia e parasitologia.
Centro de Atendimento Médico e Especializado - CEAME
Espaço Físico de 87,62m2 de área destinado ao internato médico, compondo espaço com seis consultórios médicos, uma sala de expurgo, uma recepção e uma sala de espera para 50 pacientes e acompanhantes.
Pavilhão de Habilidades Médicas e Sala de Conferências em Saúde
Espaço Físico de aproximadamente 445 m2 de área que abriga o conjunto de Laboratórios de Habilidades Médicas, o Laboratório de Morfofisiologia e a Sala de Conferências.
Laboratório de Procedimentos 1
Espaço Físico de aproximadamente 20,72 m2 de área, destinado a aulas de habilidades em técnicas cirúrgicas simuladas.
Laboratório de Procedimentos 2
Espaço Físico de aproximadamente 41,86 m2 de área, destinado a aulas de habilidades que utilizam simuladores deitados.
Laboratório de Procedimentos 3
Espaço Físico de aproximadamente 45,34 m² de área, destinado a aulas de habilidades que utilizam simuladores que são utilizados sob-bancadas.
Laboratório de Morfofisiologia
Espaço Físico de aproximadamente 45,34 M² de área, destinado a aulas de anatomia, fisiologia, histologia e embriologia.
Ambulatórios Médicos Simulados
Espaço Físico de aproximadamente 27,80 m2 de área, dividido em quatro ambulatórios médicos simulados de aproximadamente 6.95 m² cada, utilizados para o atendimento supervisionado por professor, em sala separada com vidro que permite a visualização apenas do lado externo. Para treinamento e avaliação de habilidades médicas.
Sala de Discussões
Espaço Físico de aproximadamente 28,85 m2 de área, destinado a apresentação de momentos teóricos e discussão de casos clínicos antes de iniciar a aulas práticas. O espaço comporta 25 carteiras.
Sala de Conferências
Espaço Físico de aproximadamente 125,74 m2 de área, destinado às conferências e momentos teóricos de atividades educacionais. O espaço tem capacidade para 130 carteiras.
Pavilhão de Salas de Tutorias
Espaço Físico de aproximadamente 234 m2 de área, divido em nove salas de tutoria e estudos em pequenos grupos, de aproximadamente 26,00m² cada uma. São utilizadas nas sessões de tutorial, aulas da habilidades, discussões de PIESC e dos grupos de internato e nas monitorias.
Salas de Tutorias
Espaço Físico de aproximadamente 26,00 m2 de área, utilizado para aprendizado em pequenos grupos.
Contatos
Clara Mônica Figueredo de Lima (Coordenadora)
Hermínio de Asevedo Neto (Vice-Coordenador)
E-mail medicina@ufsb.edu.br
Redes Sociais