Biomedicina
Apresentação do curso
Segundo o Conselho Federal de Biomedicina, o Biomédico é o profissional responsável por realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem, efetua análises de biologia molecular, desenvolve produtos obtidos por biotecnologias e manipula microrganismos para que possam ser industrializados como medicamento. Ele executa exames clínicos em laboratórios e hospitais e pode ainda atuar como perito criminal em laboratórios de toxicologia e biologia forense ajudando policiais civis e federais a elucidar cenas de crimes. O Biomédico é responsável pela identificação, classificação e estudo dos patógenos; desenvolve medicamentos e produz vacinas para combatê-los. Interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar doenças, bem como na realização de análises físico-químicas e microbiológicas para diversos fins, como saneamento e segurança alimentar. No geral, a formação em Biomedicina capacita o estudante para entrar no mercado de trabalho e realizar suas funções com qualidade.
Título do profissional
- Bacharel (a) em Biomedicina
Área do conhecimento
- Ciências da Saúde
Modalidade
- Presencial
Turno
- Integral
Duração
- Tempo mínimo para integralização: 4 anos ou 12 quadrimestres
- Tempo máximo para integralização: 8 anos ou 24 quadrimestres tanto para ingresso direto quanto por ciclos.
Formas de Ingresso
O curso de Biomedicina da UFSB possui várias formas de ingresso, sendo regulares a oferta de vagas por entrada direta e por seleção de ciclos. Na modalidade de ingresso por entrada direta, o Colegiado de Biomedicina e o Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) sugerem, anualmente, o quantitativo de vagas a ser ofertado pela UFSB no SISu/MEC, com matrícula dos aprovados diretamente no curso de Biomedicina. Essa quantidade é de pelo menos 15 vagas, mas pode ser ampliada a depender da taxa de evasão e retenção no curso.
Entrada direta
Na modalidade de ingresso por entrada direta, a seleção é feita diretamente através do SiSu, a partir da nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com matrícula dos aprovados diretamente na graduação em Biomedicina.
Seleção de ciclos
Egressos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde, BI Ciências e Licenciatura Interdisciplinar (LI) em Ciências da Natureza e suas Tecnologias poderão ingressar no curso de Biomedicina com base em edital próprio, elaborado e divulgado pela Pró-reitoria de Gestão Acadêmica da UFSB. Para concorrer às vagas no 2º Ciclo em Biomedicina, o discente deve ter sido aprovado nos Componentes Curriculares que constituem a formação básica prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Biomedicina. Os discentes de cursos de primeiro ciclo que queiram concorrer a essas vagas devem ficar atentos às ofertas dos componentes curriculares pelo curso de Biomedicina.
Vagas remanescentes
O curso também poderá adotar outras formas de ingresso para vagas remanescentes, tais como: mobilidade externa, transferência externa eseleção de portadores/as de diploma de curso superior. Nestes casos, os discentes cursarão a matriz curricular prevista.
Número de vagas
- 30 vagas
Matriz Curricular
Quadrimestre |
Componentes Curriculares (CC) |
Tipo do CC |
Pré-Requisitos |
Carga Horária |
1 |
Formação Geral – Eixo Temático I – Matemática e Informática |
Obrigatório |
- |
30 h |
Formação Geral – Eixo Temático II – Construções Textuais Acadêmicas |
Obrigatório |
- |
30 h |
|
Formação Geral – Eixo Temático III – Artes e Humanidades na Formação Cidadã |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
Formação Geral – Eixo Temático IV – Ciências |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
Formação Geral – Eixo Temático V – Línguas Estrangeiras |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
Citologia |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
Embriologia |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
2 |
Formação Geral – Eixo Temático III – Artes e Humanidades na Formação Cidadã |
Obrigatório |
- |
60 h |
Formação Geral – Eixo Temático II – Construções Textuais Acadêmicas |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
Formação Geral – Eixo Temático I – Matemática e Informática |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
Bases Morfofisiológicas I (Sistemas Locomotor, Nervoso, Tegumentar e Sensorial) |
Obrigatório |
Citologia, Embriologia |
90 h |
|
Bioquímica Geral |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
3 |
Bases Morfofisiológicas II (Sistemas Cardiovascular, Respiratório e Digestório) |
Obrigatório |
Citologia, Embriologia |
90 h |
Genética |
Obrigatório |
Bioquímica Geral |
60 h |
|
CC Livre |
CC Livre |
- |
60 h |
|
CC Livre |
CC Livre |
- |
60 h |
|
CC Livre |
CC Livre |
- |
60 h |
|
4 |
Bases Morfofisiológicas III (Sistemas Reprodutores, Urinário e Endócrino) |
Obrigatório |
Citologia, Embriologia |
120 h |
Microbiologia Geral |
Obrigatório |
Citologia |
60 h |
|
Biologia Molecular |
Obrigatório |
Bioquímica Geral, Genética |
60 h |
|
Ética na Saúde e Biociências |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
CC Livre |
CC Livre |
- |
60 h |
|
CC Livre |
CC Livre |
- |
60 h |
|
5 |
Patologia Geral |
Obrigatório |
Citologia, Bioquímica Geral, Bases Mofofisiológicas I, II, III |
60 h |
Epidemiologia |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
Bioestatística |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
Introdução à Biotecnologia |
Obrigatório |
Biologia Molecular |
60 h |
|
CC Livre |
CC Livre |
- |
60 h |
|
CC Livre |
CC Livre |
- |
60 h |
|
6 |
Imunologia |
Obrigatório |
Citologia, Bioquímica Geral, Microbiologia Geral, Patologia Geral |
60 h |
Farmacologia Geral |
Obrigatório |
Citologia, Bioquímica Geral, Bases Mofofisiológicas I, II, III, Parologia Geral |
60 h |
|
Parasitologia |
Obrigatório |
Patologia Geral |
60 h |
|
Hematologia |
Obrigatório |
Citologia, Bioquímica Geral, Patologia Geral |
60 h |
|
CC Livre |
CC Livre |
- |
60 h |
|
CC Livre |
CC Livre |
- |
60 h |
|
7 |
Módulo ABP: Análises Laboratoriais I |
Obrigatório |
Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Microbiologia Geral, Biologia Molecular |
120 h |
Módulo ABP: Análises Laboratoriais II |
Obrigatório |
Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Microbiologia Geral, Biologia Molecular |
120 h |
|
Módulo ABP: Análises Laboratoriais III |
Obrigatório |
Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Microbiologia Geral, Biologia Molecular |
120 h |
|
Deontologia |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
8 |
Módulo ABP: Hemoterapia e Banco de Sangue |
Obrigatório |
Análises Laboratoriais I, II e III |
120 h |
Módulo ABP: Análises Ambientais |
Obrigatório |
Análises Laboratoriais I, II e III |
120 h |
|
Módulo ABP: Bromatologia e Análise de Alimentos |
Obrigatório |
Análises Laboratoriais I, II e III |
120 h |
|
CC Livre |
CC Livre |
- |
60 h |
|
9 |
Módulo ABP: Biotecnologia I |
Obrigatório |
Análises Laboratoriais I, II e III, Introdução a Biotecnologia |
120 h |
Módulo ABP: Biotecnologia II |
Obrigatório |
Análises Laboratoriais I, II e III, Introdução a Biotecnologia |
120 h |
|
Módulo ABP: Medicina Nuclear |
Obrigatório |
Análises Laboratoriais I, II e III, Estatística, Patologia Geral |
120 h |
|
Seminários de TCC |
Obrigatório |
- |
60 h |
|
10, 11 e 12 |
Estágio Curricular I – Análises Clínicas |
Obrigatório |
Módulos ABP: Análises Laboratoriais I, II e III, Deontologia, Módulo ABP: Hemoterapia e Banco de Sangue, Módulo ABP: Análises Ambientais, Módulo ABP: Bromatologia e Análise de Alimento, Módulos ABP: Biotecnologia I e II, Módulo ABP: Medicina Nuclear |
510 h |
Estágio Curricular II – Análises Clínicas ou Definido pelo Discente |
Obrigatório |
Módulos ABP: Análises Laboratoriais I, II e III, Deontologia, Módulo ABP: Hemoterapia e Banco de Sangue, Módulo ABP: Análises Ambientais, Módulo ABP: Bromatologia e Análise de Alimento, Módulos ABP: Biotecnologia I e II, Módulo ABP: Medicina Nuclear |
510 h |
|
Atividades complementares |
240 h |
|||
Carga Horária Mínima do Curso de Bacharelado em Biomedicina |
4.680 h |
Componentes Curriculares Obrigatórios que constituem a formação básica e devem ser cumpridos nos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares para que o discente possa cursar os componentes curriculares de Formação Profissionalizante do curso de Biomedicina.
Perfil do egresso
O/a egresso/a do curso de Biomedicina da UFSB será um/a profissional com formação multidisciplinar, reflexiva e com habilidades específicas; terá amplo conhecimento da sua área de atuação, de acordo com a estrutura curricular da universidade. Alinhado com as mais modernas tecnologias e com base no rigor científico e intelectual, o/a egresso/a será capaz de executar, interpretar e emitir pareceres pautados em princípios éticos e na compreensão da realidade social e econômica do seu meio.
Área de atuação
Conforme o Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 2/2003, as competências gerais e específicas do Biomédico são:
I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
A formação do biomédico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas, conforme o Art. 5º da Resolução CNE/CES nº 2/2003:
I - respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
II - atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
III - atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
IV - reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
V - contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
VI - exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
VII - emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
VIII - conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
IX - realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
X - realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;
XI - atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
XII - realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
XIII - atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
XIV - exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;
XV - gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
XVI - atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
XVII - assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
XVIII - avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
XIX - formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
XX - ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
XXI - exercer, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.).
As áreas de atuação do profissional formado em Biomedicina são devidamente regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina.
Infraestrutura
Os IHACs dispõem de infraestrutura adequada, com sala de aulas, biblioteca, ambientes de ensino-aprendizagem, com equipamentos digitais e de conectividade de última geração. Laboratórios multifunção foram implantados para compartilhamento com os demais BIs e as LIs em Matemática e Computação e em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, dispondo de instalações modernas e adequadas aos padrões de segurança e qualidade.
O Centro de Formação em Saúde, encarregado dos programas de segundo ciclo, está localizado no campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas. Ainda se encontra em fase construção de sua estrutura física que, em caráter definitivo, ocupará área contígua à Policlínica Regional de Teixeira de Freitas. No campus definitivo, serão construídos os seguintes equipamentos de ensino-aprendizagem, pesquisa, cooperação técnica e integração social:
- Centro Administrativo;
- Centro de Serviços e Convivência (com Restaurante Universitário);
- Centro de Esportes e Lazer;
- Complexo de Dormitórios (para estudantes egressos dos Colégios Universitários e de outros campi);
- Biblioteca e Núcleo de Difusão de Informação;
- Centro de Tecnologias de Aprendizagem;
- Centro de Idiomas;
- Pavilhão de aulas com as seguintes especificações: 20 salas de aula de 70m2; uma sala de reuniões de 50 m2; um auditório para 200 pessoas.
- Prédio do IHAC de Teixeira de Freitas, com salas para programas de pesquisa, cooperação técnica e integração social, além de 15 gabinetes de professores;
- Prédio do Centro de Formação em Saúde, com salas de programas para pesquisa, cooperação técnica e integração social, além de 30 gabinetes de professores;
- Parque Tecnológico com foco em Biotecnologia e Saúde;
- Memorial da Mata Atlântica.
Na perspectiva inovadora de aproximação da teoria com a prática, cada sala de tutoria já instalada conta com uma mesa de reuniões com capacidade para 12 pessoas, um quadro branco e um aparelho televisor de 50 polegadas.
20.2 Infraestrutura Laboratorial
LAB 01 – Laboratório Multifunção 1
Descrição do Espaço Físico: 100 m2 de área, piso em lajota, forro em PVC, paredes em tinta lavável, climatizado, 01 ponto de água destinado a utilização de microscópios para aulas de microbiologia, parasitologia, citologia, embriologia, patologia e histologia.
LAB 02 – Laboratório Multifunção 2
Descrição do Espaço Físico: 100 m2 de área, piso em lajota, forro em PVC, paredes em tinta lavável, climatizado, 03 pontos de água destinados a utilização de equipamentos para aulas de bioquímica, genética, botânica, farmacologia, imunologia, microbiologia e parasitologia.
LAB 03 – Laboratório de Morfofisiologia
Descrição do Espaço Físico: 100 m2 de área, piso em lajota, forro em PVC, paredes em tinta lavável, climatizado, destinado a utilização de equipamentos para aulas de morfologia e fisiologia.
Nesta perspectiva, o campus Paulo Freire possui instalações físicas e de equipamentos que atenderá as necessidades do curso de Biomedicina.
Corpo Docente
- Prof. Dr. Delio José Mora Amador Junior, Graduado em Biomedicina (2005), Mestre (2008) e Doutor em Medicina Tropical e Infectologia, área de concentração Parasitologia e Imunologia Aplicadas (2012). http://lattes.cnpq.br/1242131727046956
- Profa. Dra. Gisele Lopes de Oliveira, Graduada em Ciências Biológicas (2003), Mestre em Biologia Vegetal (2007), Doutorado em Biotecnologia Vegetal (2013). http://lattes.cnpq.br/9018193468807389
- Profa. Dra. Hayana Ramos Lima, Graduada em Odontologia (2005), Mestre em Biologia Oral (2009), Doutorado em Ciências Aplicadas (2012). http://lattes.cnpq.br/2242300392100172
- Profa. Dra. Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves, Graduada em Ciências Biológicas (2004), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (2007) e Doutora em Geociências (2012). http://lattes.cnpq.br/1198172047165095
- Prof. Dr. Sebastião Rodrigo Ferreira, Graduado em Ciências Biológicas (2007), Mestre em Medicina Veterinária (2011), Doutor em Parasitologia (2015). http://lattes.cnpq.br/6811314821111877
- Prof. Msc. Wagner Gonçalves Macena, Graduado em Ciências Biológicas (2004) e Biomedicina (2005), Mestre em Genética e Biologia Molecular (2009). http://lattes.cnpq.br/4584850268883212
- Prof. Dr. William Rodrigues de Freitas, Graduado em Biomedicina (2008), Mestre (2011) e Doutor em Biociências e Biotecnologia (2014). http://lattes.cnpq.br/9111551575458973
Redes Sociais