Bacharelado Interdisciplinar em Saúde - CPF
Apresentação do Curso
Título profissional:
O curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFSB do Campus Paulo Freire é um curso reconhecido pelo MEC com conceito de avaliação 4. Com isso, o curso está habilitado para emitir diplomas de graduação aos concluintes.
O egresso do curso terá a titulação em seu diploma de Bacharel em Saúde.
Código E-mec: 1293077
Nota MEC: 4
Área de conhecimento: Ciências da Saúde
Modalidade: Presencial
Duração: 3 anos (9 quadrimestres letivos)
Período máximo de integralização: 15 quadrimestres
Turno: Vespertino
Número de vagas anuais autorizadas: 170 vagas
Área de atuação:
Os egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde estarão aptos a assumir postos de trabalho que demandam formação em nível superior sem exigência de uma formação profissional específica, como aqueles oferecidos através de processos seletivos ou concursos públicos municipais, estaduais ou federais nas áreas de saúde e gestão em saúde. Por sua formação estar fortemente ligada ao projeto histórico e político do Sistema Único de Saúde (SUS), poderão atuar em postos trabalho que exigem qualificação pessoal, visão sistêmica e de trabalho em equipes multidisciplinares principalmente ligadas às práticas de Promoção da Saúde, com foco na Atenção Básica e na Saúde da Família, valorizando a integralidade e humanização dos modos de cuidado em saúde. Adicionalmente, o egresso poderá investir no setor acadêmico ingressando em curso de caráter profissionalizante ou tecnológico.
Considerando o perfil pretendido e de acordo com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, o egresso poderá atuar em cada setor, como descrito a seguir:
1 Setor – Público
- a) Em cargos variados vinculados a concursos que exijam nível superior, como em setores variados das Secretarias de Saúde; gestão de unidades de saúde principalmente de unidades básicas de saúde; profissional do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que, conforme Portaria nº 2.488/2011 podem também compor o NASF: “...profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas.”
- b) Instituições de Pesquisa e de Desenvolvimento de Políticas Públicas: avaliar, elaborar, gerir e atuar em equipes multidisciplinares na condução de estudos, pesquisas e desenvolvimento de novas políticas e métodos relacionados a novas tecnologias na saúde;
2 Setor- Privado
- a) Através do empreendedorismo, em empresas criadas pelo próprio egresso, ligadas à Terapias Integrativas e Complementares ou Promoção à saúde e Educação em Saúde.
3 Setor Acadêmico
- a) Ingressar, de acordo com seu interesse, em qualquer um dos cursos de 2 º ciclo oferecidos na UFSB ou outra Universidade que adote o regime de ciclos. Para tal será necessário que o discente cumpra os CCs que constam nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de segundo ciclo ofertados pelo BI Saúde, otimizando trajetórias profissionais.
- b) Ingressar em curso de pós graduação stricto sensu e/ou lato sensu na área correlata da formação superior concluída, podendo ser na UFSB ou outras instituições
Perfil do egresso:
O profissional formado no BI-Saúde deve estar apto a atuar plena consciência de cidadania, inseridos em um contexto de desafios estruturais e funcionais em saúde inadiáveis, comprometidos com a melhoria da saúde da população e com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde): Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde.
Como base epistemológica da formação do egresso no BI-Saúde, a prática inserida na sociedade é amplamente estimulada, fortemente ligada ao projeto histórico e político do Sistema Único de Saúde (SUS).
Reconhecendo o egresso como agente histórico em saúde, a sustentação da ação está baseada no SUS e seus princípios indissociavelmente ligada às práticas de Promoção da Saúde, com foco na Atenção Básica e na Saúde da Família, valorizando a integralidade e humanização dos modos de cuidado em saúde.
O Bacharel em Saúde está apto a aprender continuamente, analisar criticamente e compreender limites e impactos do conhecimento científico e suas tecnologias no campo da saúde, e hábil tecnicamente, sem prescindir dos requisitos humanísticos, éticos e solidários para o trabalho e a vida em sociedade. Ao compreender e aplicar, durante a formação universitária, conhecimentos sobre questões socioculturais em interação com o campo da saúde, em perspectiva interdisciplinar, o estudante adquire uma prática social mais rica e efetiva, capaz de promover mudanças sustentáveis nas condições de vida da comunidade.
O BI-Saúde considera as seguintes Macrocompetências como prioritárias à formação interdisciplinar:
- Compreender criticamente aspectos da realidade social em que está inserido.
- Atuar como ator social comprometido com o campo da saúde por meio de práticas interdisciplinares realizadas em equipes interprofissionais.
- Agir com autonomia, auto-organização e protagonismo, comprometendo-se com a educação permanente.
- Desenvolver domínio pleno em língua portuguesa escrita e falada e proficiência instrumental em língua/s estrangeira/s moderna/s, demonstrando capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia.
- Empregar com eficiência recursos de tecnologias de informação e conectividade em processos próprios de ensino-aprendizagem, na formação interprofissional e nas práticas profissionais de seu campo de atuação.
- Conduzir-se de acordo com preceitos éticos e morais, demonstrando sensibilidade cultural e respeito à diversidade em sua atuação prática junto a indivíduos, grupos, comunidades e segmentos sociais.
Coordenador: Prof. Dra. Ana Paula Pessoa de Oliveira
Vice-coordenador: Prof. Dr. Marcus Vinicius Campos
Matriz Curricular
Na UFSB, o currículo dos cursos está assentado nas seguintes bases: flexibilidade, pluralidade pedagógica, atualização e conexão interdisciplinar, em permanente relação com o dinamismo do conhecimento e das práticas profissionais e de ofícios, visando à construção de autonomia por parte do estudante. Assim concebida, sua arquitetura oferece alternativas de trajetórias acadêmicas diferenciadas, ou seja, um curso deve ser entendido como um percurso que pode ser construído e sistematizado pelo estudante sob orientação, desde que atendidos os requisitos mínimos para sua integralização. Oferece ao estudante orientação e liberdade para definir o seu percurso e condições de acesso a conhecimentos, habilidades específicas e atitudes formativas na sua área.
Para facilitar a preparação dos que pretendem tomar o BI-Saúde como requisito para formação profissional no segundo ciclo, os componentes curriculares (CC) são alinhados com os Projetos Político Pedagógicos dos cursos oferecidos pela UFSB.
O BI-Saúde é dividido em duas etapas: Formação Geral e Formação Específica.
FORMAÇÃO GERAL: 900 horas ou mínimo de 60 Créditos
FORMAÇÃO ESPECÍFICA: 1500 horas ou mínimo de 100 Créditos
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 210h
A validação das Atividades Complementares é feita pelo Colegiados de Curso em consonância com a Resolução Consuni 16/2015 e seguindo o barema apresentado no Anexo I do PPC e nos Documentos anexos.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 2.400 horas ou mínimo de 160 Créditos.
Abaixo está descrita a Representação Gráfica de um Perfil de Formação do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.
Exemplo de matriz curricular com Formação Específica sem ênfase em Área de Concentração.
Exemplo de matriz curricular com ênfase em Área de Concentração, neste caso AC: Saúde-Enfermidade-Cuidado, tendo como base o PPC de Medicina do Segundo Ciclo
Ementário do BI-Saúde
Formas de Ingresso
O Plano Orientador da Universidade prevê entrada na UFSB:
- Diretamente no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) através do ENEM/Sisu no Campus Paulo Freire;
Documentos
- Projeto Pedagógico de curso de BI- Saúde
- Portaria de Comissão de Atividades Complementares
- Portaria do Colegiado do curso
- Portaria do Núcleo Docente Estruturante do curso
- Regulamentação de Atividades Complementares
- Atividade Complementar: Portal Discente SIGAA (passo a passo)
- Formulário de solicitação de validação das Atividades Complementares (Conforme PPC do curso)
Infraestrutura
Biblioteca com obras básicas e complementares constantes no PPC do curso;
Acesso virtual ao Portal de Periódico CAPES;
Laboratórios
Laboratórios Interdisciplinares:
A UFSB - Campus Paulo Freire possui atualmente 02 Laboratórios Interdisciplinares que atendem a área de ciências. Todos laboratórios são compartilhados com atividades de ensino e pesquisa.
O laboratório interdisciplinar I possui, pia e bancadas de granito para comportar 30 estudantes, contendo microscópios ópticos, uma estufa de secagem e esterilização, dois freezers horizontais, lâminas permanentes para microscopia e armários.
O laboratório interdisciplinar II apresenta 2 pias, bancadas de granito para comportar 30 estudantes, sendo este preparado para utilização interdisciplinar das áreas de química, bioquímica, biologia molecular, biotecnologia, microbiologia, apresentando 3 salas anexas com equipamentos como PCR, PCR em tempo real, sistema de eletroforese, sistema de fotodocumentação, espectrofotômetro, termociclador, autoclave, centrífugas refrigeradas. Este laboratório também possui 2 estufas de secagem e esterilização, destilador de água, 3 balanças analíticas de precisão e vidrarias básicas.
Além disso, está em construção o complexo pedagógico do Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas, onde está previsto a construção de 10 novos laboratórios, dentre eles os laboratórios: Microscopia; Química, Bioquímica e Farmacologia; Biologia Celular, Biologia Molecular e Histologia; Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Patologia; Laboratório de Competências Digitais; e Estação Digital.
Colegiado
Membros docentes:
Profa. Ana Paula Pessoa De Oliveira (Coordenadora)
Prof. Marcus Vinicius Campos
Profa. Denise Machado Mourão
Prof. Sebastião Rodrigo Ferreira
Profa. Gisele Lopes De Oliveira
Prof. Luiz Henrique Santos Guimarães
Prof. Thayro Andrade Carvalho
Profa. Marcia Maria Dos Santos Moraes
Prof. Wagner Gonçalves Macena
Membros técnico-administrativos:
Paulo Afonso Cardoso Borges Junior
Renê Luiz Moura Antunes
Membros discentes:
Letícia Campos Bonatti
Alice Leal Pena
Corpo Docente
Docente |
Titulação |
Currículo Lattes |
|
Ana Paula Pessoa de Oliveira |
Dra. |
enf.pessoa@hotmail.com |
|
Andrea Lizabeth Costa Gomes |
Dra. |
andrea@ufsb.edu.br |
|
Caio Ruda De Oliveira |
Dr. |
http://lattes.cnpq.br/1724287183494028 |
|
Caroline Rezende Caputo |
Dra. |
caroline.caputo@ufsb.edu.br |
|
Danielle Barros S. Fortuna |
Dra. |
http://lattes.cnpq.br/2736451028689135 |
danbiologa@gmail.com |
Dirceu Benincá |
Dr. |
dirceu@ufsb.edu.br |
|
Eliseu Alves Da Silva |
Dr. |
eliseu.alves@ufsb.edu.br |
|
Ezequiel Batista Do Nascimento |
Dr. |
http://lattes.cnpq.br/4054423234701977 |
|
Frederico Monteiro Neves |
Dr. |
frederico.neves@ufsb.edu.br |
|
Gisele Lopes De Oliveira |
Dra. |
gisele.lopes@ufsb.edu.br |
|
Leandro Gaffo |
Dr. |
leandro.gaffo@ufsb.edu.br |
|
Livia Santos Lima Lemos |
Dra. |
livia.lemos@cpf.ufsb.edu.br |
|
Liziane Martins |
Dra. |
lizianeufsb@gmail.com |
|
Luanna Chacara Pires |
Dra. |
luanna@ufsb.edu.br |
|
Luiz Henrique Santos Guimarães |
Dr. |
luiz.henrique@ufsb.edu.br |
|
Marcelo Ehlers Loureiro |
Dr. |
mloureiro@ufsb.edu.br |
|
Marcus Vinicius Campos |
Dr. |
matracaufsb@gmail.com |
|
Marcia Maria Dos Santos De Moraes |
Dra. |
||
Marina Rodrigues Miranda |
Dr. |
marina.miranda@ufsb.edu.br |
|
Paula Rita Barcellar Gonzaga |
Me. |
http://lattes.cnpq.br/0399493499741522 |
paularitagonzaga@gmail.com |
Rafael A.G. Dos Prazeres |
Me. |
rafaeldosprazeres@ufsb.edu.br |
|
Sebastião Rodrigo Ferreira |
Dr. |
http://lattes.cnpq.br/681131482111187 |
sebastiao.rodrigo@ufsb.edu.br |
Roberta Scaramussa Da Silva |
Me. |
http://lattes.cnpq.br/3525994504983516 |
rscaramussa@hotmail.com |
Rodrigo Oliveira Fonseca |
Dr. |
http://lattes.cnpq.br/7481007651183175 |
rodrigo.oliveira@ufsb.edu.br |
Thayro Andrade Carvalho |
Me. |
http://lattes.cnpq.br/6542468517169420 |
thayro.carvalho@ufsb.edu.br |
Vinicius Nascimento Rufino |
Me. |
vinicius.rufino@ufsb.edu.br |
|
Wagner Goncalves Macena |
Me. |
wagner.macena@ufsb.edu.br |
|
William Rodrigues De Freitas |
Dr. |
william.freitas@ufsb.edu.br |
|
Renan Monteiro Do Nascimento |
Me. |
http://lattes.cnpq.br/9523018821022568 |
renanmonteiro.bio@gmail.com |
Johnathan Junior Vaz Carvalho |
Me. |
http://lattes.cnpq.br/7316683475832399 |
johncarvalho82@gmail.com |
Lilian Santos Lima Rocha de Araujo |
Me. |
http://lattes.cnpq.br/8774375043269184 |
lilianaraujoprof@gmail.com |
Natalia Ferrini Laviola Pereira |
Me. |
http://lattes.cnpq.br/461804150342563 |
natalialaviolaa@hotmail.com |
Contatos
Representante discente no colegiado:
Recepção CPF: (73) 3291-2089 / (73) 3292-5834
Secretaria Executiva (CPF): (73) 3292-9853
E-mail: colegiadobiscpf@ufsb.edu.br
Atendimento da coordenação a estudantes: plantões de acompanhamento são definidos quadrimestralmente
Endereço: Praça Joana Angélica, 58 - São José, Teixeira de Freitas – BA
Redes Sociais